Como Ler Livros: O guia clássico para a leitura inteligente

ComoLerLivrosA resenha abaixo é baseado nas idéias expostas por Mortimer Adler e Charles Van Doren na excelente obra Como Ler Livros: O guia clássico para a leitura inteligente, traduzido por Edward Horst Wolff e Pedro Sette-Câmara e publicado no Brasil pela editora É Realizações em junho de 2010 com 432 páginas. Como Ler Livros, publicado originalmente em 1940, tornou-se fenômeno raro: “um clássico vivo”. Trata-se do melhor e mais bem-sucedido guia de compreensão de leitura para o leitor comum.

Ele retorna em versão completamente reescrita e atualizada. O livro aborda os vários níveis de leitura e mostra como atingi-los – da leitura elementar à leitura rápida, passando pelo folheio sistemático e pela leitura inspecional. Aprende-se a classificar determinado livro, a “radiografá-lo”, a isolar a mensagem do autor, a criticar.

Estudam-se as diferentes técnicas para ler livros práticos, literatura imaginativa, peças teatrais, poesia, história, ciências e matemática, filosofia e ciências sociais. Por fim, os autores oferecem lista de leituras recomendadas, bem como testes de leitura para que você possa medir seu progresso em compreensão, velocidade e capacidade de leitura.

Você sabe ler?

Se você chegou até aqui, eu espero sinceramente que a resposta seja “Sim”. É até provável que você não só tenha dado essa resposta mentalmente, como a tenha feito acompanhar de um sorriso desdenhoso e uma exclamação como “É claro!”. No entanto, saiba que boa parte das pessoas que responde a tal pergunta com um sonoro “Sim”, na verdade deveriam simplesmente dizer, “Não como poderia”. E isso não tem nada a ver com o alfabeto.

Praticamente, todos os internautas são alfabetizados.

  1. São capazes de reconhecer palavras e frases, apreender-lhes o significado e pronunciá-las em voz alta.
  2. Uma parte expressiva deles pode até se dar ao luxo de identificar e corrigir erros gramaticais ou ortográficos daquilo que lêem.
  3. Uma parte menor ainda é habilitada para sintetizar o conteúdo do que lê, mesmo quando se trata de assuntos fora de alguma especialização que por acaso possuam.
  4. Finalmente, uma pequena minoria não só é capaz de discutir, mas também de fazê-lo com competência, identificando idéias principais e secundárias, a linha de argumentação usada para expô-las, os pontos fracos e fortes de cada argumentos, e, se for o caso, compará-los com os de outras fontes e assim chegar a uma conclusão.

Este último grupo não apenas assimila informação, mas a processa, avalia e a transforma em conhecimento.

A que grupo você pertence?

Se é a essa pequena elite de iluminados, esse texto não é para você. Ao invés de lê-lo sem proveito, sugiro que escreva outro dividindo com os menos favorecidos as suas técnicas de leitura. Se elas estiverem tão assimiladas que você nunca sequer se deu conta delas, você pode seguir o mesmo método do nosso texto de Falácias e Erros de Raciocínio e usar o método inverso: mostrar como não se deve ler. Em ambos os casos, estará aplicando melhor o seu tempo do que lendo texto que só vai dizer o que você já sabe.

Agora, se você é do tipo que:

»   chega ao fim de livro sem conseguir lembrar do início;

»   freqüentemente cochila durante leitura mais longa, mesmo quando o assunto interessa;

»   várias vezes compra livro aparentemente bom para descobrir, depois de quinze páginas, que ele não vale meia pataca;

»   tem dificuldade para resumir as idéias principais do autor, e quando tenta acaba sempre produzindo resumos muito maiores que o desejável;

»   está sempre tendo de queimar os neurônios com livros difíceis de entender, mas obrigatórios para um curso, trabalho ou aula;

»   toda vez que escuta colega falar sobre uma leitura que você também fez, acaba se perguntando, “Como é que eu não li isso?“…

Este texto foi escrito pensando em você.

1 – Informação X Esclarecimento

1.1 – Diagnóstico triste

A maior parte das pessoas lê mal. Em país como o Brasil, em que a grande massa da população não chega sequer a completar o Ensino Fundamental, isso soa como truísmo, mas aqui estamos nos referindo também aos felizardos que conseguiram chegar não apenas ao fim do Ensino Médio, mas até mesmo, e principalmente, ao Ensino Superior. Infelizmente, a posse de diploma não é garantia de capacidade de leitura eficaz.

Nossa estrutura educacional é falha, muito aquém do que seria preciso para realmente formar um cidadão, e isso vale tanto para o ensino público quanto para grande parte do particular. Além disso, em nossa cultura, ler ainda não é prioridade, o que se reflete no mercado editorial: a maioria dos livros têm baixas tiragens (o padrão de edição é 3.000 exemplares, em país com mais de 190 milhões de pessoas) e demoram a vender, salvo um ou outro best-seller, geralmente de ficção. E como se não bastasse, o fato de alguém comprar determinado livro não significa que vá lê-lo de fato, e mesmo que o leia, não significa que vá entendê-lo tanto quanto a obra merece.

Daí se deduz a pobreza do nosso país no campo da leitura. Mas problemas nessa área não são exclusividade do Brasil, tampouco de países pobres. Já na década de 70, Mortimer Adler — cujas idéias fundamentam este textos — já denunciava que a capacidade de leitura dos norte-americanos que não passava do nível do sexto ano letivo, ou seja, mais ou menos o do nosso primário ou 5.ª série. O autor cita artigo que o professor James Mursell, da Escola de Professores da Universidade de Columbia, escreveu para a revista Atlantic Monthly, em 1939:

“Os estudantes aprendem a ler de forma efetiva em sua língua materna? Sim e não. Até o quinto e o sexto ano, a leitura é de fato ensinada e bem aprendida. Neste nível nos deparamos com um progresso constante, mas a partir daí caminha-se para a estagnação. Não porque o indivíduo tenha chegado ao seu limite natural de eficiência quando ele chega ao sexto ano, porque já está mais do que provado que estudantes mais velhos, e até mesmo adultos, podem continuar fazendo enormes progressos com a orientação adequada. Tampouco isso quer dizer que todos os estudantes do sexto ano lêem suficientemente bem para todos os objetivos práticos. Um número considerável de alunos fracassa no curso secundário simplesmente porque não se mostram aptos a apreender o sentido de uma página impressa. Eles podem melhorar; eles precisam melhorar; mas não melhoram.

O aluno médio das escolas secundários já leu um bocado, e se ele entrar numa universidade vai ler mais ainda; mas provavelmente ele ainda é um leitor fraco e incompetente (observem que isso vale para o estudante médio, não para aquele que recebeu um tratamento especial). Ele pode ler e apreciar um texto simples de ficção. Mas coloque-o diante de um ensaio escrito com rigor, diante de um argumento exposto de forma concisa e cuidadosa, ou uma passagem que exige alguma reflexão crítica, e ele estará perdido. Já foi demonstrado, por exemplo, que o estudante médio revela uma incapacidade surpreendente de indicar qual é o ponto central de um texto, ou os níveis de ênfase e subordinação num texto argumentativo. Para todos os efeitos, ele continua sendo um leitor da sexta série ao longo da universidade.”

Isso era verdade nos EUA em 1939. Em 1972, quando Adler citou esse artigo, ainda era. Alguém tem dúvidas de que seja também no Brasil de hoje? Pergunte a si mesmo quantos livros você já leu este ano. Melhor ainda, experimente fazer uma pesquisa informal entre seus conhecidos: quantos livros já lidos nos últimos 12 meses?

1.2 – Leitura ativa

Para entendermos o que significa dizer que alguém tem nível de “sexta série”, como diz o texto citado, precisamos estabelecer algumas distinções fundamentais. A primeira dela diz respeito à natureza da leitura. Segundo Adler, toda leitura exige certo grau de atividade por parte do leitor, mas que pode variar tanto, que podemos falar, para fins didáticos, em leitura ativa e leitura passiva.

A leitura passiva seria aquela em que predomina a mera recepção de informações. Você decodifica o texto, não pensa sobre ele. É ler com a postura com que geralmente costumamos ver televisão. Um caso extremo é quando lemos texto de maneira superficial, “passando os olhos”, sem realmente nos interessarmos por ele. O resultado é apenas uma memorização mais ou menos superficial do que se leu.

Já a leitura ativa digna desse nome é aquela em que o leitor se esforça ao máximo para captar a mensagem que o autor tenta lhe transmitir. Ele dialoga com o texto que tem diante dos olhos, tenta determinar suas idéias centrais e a ligação entre elas. Enfim, o leitor verdadeiramente ativo é aquele que “está presente” na leitura, alerta, empenhado em compreender a mensagem do autor. Quanto mais ele é, mais eficaz será sua leitura.

1.3 – Finalidades da leitura

Todo o mundo alguma vez já aprendeu algo que mudou sua maneira de entender o mundo, ou algum aspecto dele. Pode ter sido por meio de palestra, de aula, de filme, conversa com amigo ou — o que nos interessa aqui — texto escrito ou livro. É quando, mais do que informação nova, nos damos conta de que captamos algo mais essencial, uma forma de compreensão, uma espécie de ferramenta mentala lógica por trás de alguma coisa. Nessas ocasiões, nós não apenas aprendemos o “quê“, mas também e principalmente o “como” e o “porquê“. É nossa compreensão que se alarga.

Trazendo isso para o mundo da leitura de livros (e deixando de fora aqueles voltados para o mero entretenimento), Adler dá exemplo muito simples. Suponhamos que você tenha livro que deseje ler. Ora, esse livro consiste de amontoado de palavras escrito por alguma pessoa com a intenção de comunicar algo a você. Portanto, seu sucesso na leitura vai depender do quanto você conseguirá captar da mensagem que o autor tentou comunicar.

Óbvio, não? Porém, a sua relação com o livro, continua ele, pode assumir duas formas. Se você entende perfeitamente o que autor quis passar, então vocês dois têm mentes afins e você pode ter assimilado informação, mas não necessariamente compreensão. A leitura pode simplesmente ter expressado compreensão comum que ambos já tinham antes de se encontrarem.

Agora, pode acontecer de você perceber que não está conseguindo entender tudo que o livro oferece. Algumas coisas fazem sentido, outras não. O livro tem mais a dizer do que aquilo que foi possível captar, de certa maneira ele excede o seu nível de compreensão ao lê-lo. Logo, para conseguir dar conta de tudo que o autor quis comunicar, é preciso alargar sua capacidade compreensiva. Como fazer isso?

Pode-se pedir ajuda a outra pessoa, consultar outros livros. Entretanto, Adler propõe que, de maneira geral, isso pode ser feito, antes de mais nada, trabalhando no livro. Por “livro” nos referimos, naturalmente, a obras voltadas para o leitor em geral, por difíceis que sejam.

“Sem nada além do poder de sua própria mente, você manipula os símbolos à sua frente de tal forma que passe de um estado de compreender menos para um estado de compreender mais. Esse avanço, conquistado pela mente que trabalha num livro, corresponde a uma leitura de alto nível, o tipo de leitura que um livro que desafia sua compreensão merece.”

Nem sempre a distinção entre um tipo de leitura e outra é clara. Muitas vezes ela é muito tênue. Porém, grosso modo, podemos dizer que textos plenamente compreensíveis, como jornais, revistas, são essencialmente informativos. Não nos atordoam com a complexidade peculiar de quando ultrapassamos nossos limites. Por outro lado, sempre que lemos algum texto que nos deixa, ao fim de leitura atenta, a sensação de que não entendemos tudo, ele merece ser tratado como leitura compreensiva.

“Quais são as condições sob as quais esse tipo de leitura — leitura para compreensão — ocorre? Existem duas: primeira, há uma desigualdade inicial de compreensão. O autor deve ser ‘superior’ ao leitor em compreensão, e seu livro deve transmitir de uma maneira legível os conhecimentos que ele possui e que faltam aos seus leitores em potencial. Segunda, o leitor tem que estar habilitado a superar essa desigualdade em alguma medida, se não completamente, aproximando-se sempre do escritor. Na medida em que a igualdade é alcançada, a clareza na comunicação é atingida.

Em resumo, só podemos aprender com nossos ‘superiores’. Devemos saber quem eles são e como aprender com eles. Quem possui esse conhecimento domina a arte da leitura no sentido que nos interessa neste livro. Qualquer pessoa que saiba ler provavelmente terá habilidade para, em alguma medida, ler desta forma.Mas todos nós, sem exceção, podemos aprender a ler melhor e, gradualmente, ganhar mais pelos nossos esforços, direcionando-os para textos mais recompensadores.”

Podemos resumir o que vimos até agora em uma única frase:

»   A qualidade de uma leitura depende do esforço investido nela, pelo menos em se tratando de livros inicialmente acima de nossa capacidade e que por isso são capazes de nos levar à transição de estado de entender menos para estado de entender mais.

2 – Níveis de leitura

Para Adler, existem quatro níveis de leitura. Repare que são “níveis” e não “tipos”, porque os níveis mais altos absorvem os mais baixos. São eles, do mais baixo para o mais alto:

1.      Leitura Elementar – corresponde ao nível ensinado na escola primária. A preocupação de quem lê nesse nível é com a linguagem em si, a decodificação da escrita, que com qualquer outra coisa. A pergunta que norteia esse nível é: “O que a frase diz?“.

2.      Leitura Averiguativa (também chamada de “pré-leitura” ou “garimpagem“) – este nível é voltado para a melhor avaliação possível de um texto ou livro num período curto de tempo. Por exemplo, quando estamos de passagem por alguma livraria, vemos um livro que parece interessante e precisamos saber se ele é bom antes de decidirmos se vamos comprá-lo. Existem alguns bons macetes para isso, dos quais trataremos mais adiante. Por ora, basta saber que a pergunta básica deste nível é: “Este livro é sobre o quê?“.

3.   Leitura Analítica – é a leitura completa, a melhor que se pode fazer, ativa por excelência. No dizer de Adler, “se a leitura averiguativa é a melhor que se pode fazer num determinado período de tempo, então a leitura analítica é a melhor leitura possível quando não existe limite de tempo”. É nível de leitura voltado basicamente para a compreensão, de modo que, se seu objetivo é apenas informação ou entretenimento, ele pode não ser necessário.

4.   Leitura Sintópica ou Comparativa – implica a leitura de muitos livros sobre certo tema, pondo-os em relação uns com os outros e com o tema. Estudantes de Ciências Humanas são obrigados a se familiarizar com ela. É o nível mais difícil de se alcançar, e não há pleno acordo sobre suas regras. Porém, é também o mais recompensador de todos os níveis.

Por questões de espaço, aqui trataremos apenas da leitura averiguativa e de algumas sugestões para a leitura analítica.

2.1 – Leitura averiguativa

Conforme já foi dito, este nível é, na verdade, pré-leitura, inspeção mais ou menos rápida de material de que, por limitações de tempo, você não pode dar conta por inteiro ainda. Isso não significa que seja pouco útil, muito pelo contrário. Pessoas que têm uma grande carga de leitura, sejam profissionais ou estudantes, podem se beneficiar muito com o conhecimento de técnicas simples de leitura averiguativa. Afinal, mais que qualquer outra coisa, ela foi feita para poupar tempo e nem todo livro merece uma leitura analítica. Saber separar o joio do trigo é necessidade cada vez mais premente no mundo de hoje.

Aqui vai lista de sugestões para boa garimpagem, divididas em duas fases para fins didáticos. A primeira tem como finalidade saber se o livro merece leitura mais atenta; a segunda, facilitar a leitura de livro difícil:

A) Pré-leitura propriamente dita:

»   Comece pela capa e pela folha de rosto. Muitos livros hoje têm títulos comerciais que não dizem nada sobre seu conteúdo, mas deixam uma pista no subtítulo. Veja o que ele diz, se houver um. Livros expositivos, de não-ficção, normalmente têm um. Também preste atenção ao nome do autor. Soa familiar? Existe alguma referência extra? Livros de autores de algum renome freqüentemente mostram ao lado do seu nome uma indicação do tipo “Autor de [nome de obra mais conhecida]”. Também verifique a edição do livro; uma obra com várias edições e/ou reimpressões certamente é bem-sucedida e pode dar uma idéia da sua popularidade.

»   No verso da folha de rosto costuma ficar a ficha catalográfica do livro, com a notação bibliográfica e os tópicos que ele aborda. Isso é muito importante, especialmente quando se trata de livros de caráter mais acadêmicos. Por exemplo, na ficha catalográfica do excelente “A Educação dos Sentidos”, de Peter Gay, editado pela Companhia das Letras, ficamos sabendo que o livro trata de:

1. Classe média – História – século 19. 2. Sexo (Psicologia) – Aspectos sociais – século 19.

Ou seja, em uma ou duas linhas, ficamos sabendo que o livro trata da história dos aspectos sociais e da psicologia do sexo das classes médias no século 19. E ainda nem lemos uma única frase que realmente tenha sido escrita pelo autor

»   Agora que você já sabe de o que trata o livro, em linhas gerais, podemos passar aos detalhes — o índice. É o mapa da estrutura do livro e há autores que se esmeram na sua confecção, especialmente quando se trata de ensaios e trabalhos acadêmicos. Obras antigas eram extremamente minuciosas nos seus índices, com títulos que chegavam a ser verdadeiras sinopses. Porém, hoje em dia, esse é hábito que caiu em desuso, e os velhos índices analíticos muitas vezes dão lugar a índices com títulos misteriosos que mais parecem peças publicitárias. Ainda assim, você só vai saber se o índice é bom conferindo-o, então convém fazê-lo.

»   Além do índice tradicional, algumas obras contêm índices onomásticos ou remissivos nas suas últimas páginas. Ali estarão listados nomes e temáticas de forma específica, bem como as páginas onde são citados. É uma boa fonte para ter um panorama dos assuntos tratados pelo autor e pode ser útil usá-lo para identificar passagens potencialmente interessantes e fazer uma leitura rápida. Naturalmente, a importância de algum assunto pode ser avaliada pelo número de vezes em que é citado e se isso acontece muitas vezes é possível que ele seja um dos pontos centrais do livro.

»  Leia a contracapa do livro. Algumas vezes contém trechos da introdução, em outras, como em livros americanos, referências elogiosas publicadas na imprensa. O mais provável, em se tratando de obra brasileira, é que você encontre sinopse do livro feita pela editora.

»  Leia a orelha. Livros mais recentes costumam trazer breve resenha da obra, assinada por alguém importante na área temática em questão, ou uma sinopse mais aprofundada que a da contracapa. Também é comum encontrarmos uma nota biográfica do autor: onde nasceu, suas credenciais acadêmicas e/ou profissionais, outras obras que tenha escrito. Isso é especialmente útil em obras de não-ficção.

»   Dê uma olhada na bibliografia, se houver. Ali você pode ter idéia da erudição da obra que tem em mãos, bem como ter referências sobre o mesmo assunto ou outros a ele relacionados. É até possível que encontre indicação que seja mais importante para o tema que o livro que tem ora em mãos. Cruzando os autores ali indicados com o índice onomástico, pode-se ter idéia de quais das obras listadas foram mais importantes para o autor do livro que você está examinando.

»   O livro contém apêndices? Obras históricas ou jornalísticas, por exemplo, costumam deixar a reprodução mais extensa de fontes documentais ou iconográficas para essa parte do livro. Também é freqüente encontrar estatísticas, tabelas, e outros dados que podem ser muito pesados para serem transcritos no corpo da obra. Às vezes, trata-se de uma abordagem mais profunda de subtemáticas muito específicas. Em todo o caso, se há apêndices, dar uma olhada neles pode ser crucial para sua decisão sobre o livro valer ou não a pena.

»   Folheie o livro. Leia alguns parágrafos, talvez duas ou três páginas, se o tempo permitir. Os últimos parágrafos de um capítulo muitas vezes contêm síntese do que foi abordado nos anteriores,e os do último capítulo — não necessariamente o epílogo, quando existe — podem conter síntese das idéias centrais do livro todo.

»   E, por último mas não menos importante, ao folhear o livro, veja se a estética o agrada. Isso pode ser irrelevante para obras recentes, com apenas uma edição disponível, mas pode fazer muita diferença para aquelas mais antigas ou clássicas, disponíveis em várias edições, por várias editores ou, no caso de autores estrangeiros, em várias traduções. A fonte utilizada torna a leitura agradável? A impressão é boa ou há falhas? A paginação está correta? A diagramação (organização dos blocos de textos na página) é bem feita? A encadernação é de boa qualidade ou o livro parece estar prester a soltar páginas?

No caso da tradução, em se tratando de obras literárias ou mais técnicas, pode ser conveniente procurar alguma referência antes. Se toda tradução é uma traição, como dizia Voltaire, algumas traições são particularmente sórdidas e podem distorcer o pensamento do autor. Obras de filosofia e psicanálise vertidas do alemão, repletas de neologismos difíceis de traduzir para o português, por exemplo, costumam esbarrar nesse problema, como os leitores de Freud e Kant devem saber. A escolha da edição, nesse caso, se torna particularmente importante, especialmente quando algumas obras não são traduzidas do original, mas de outra tradução, geralmente inglesa ou francesa, e não raro antigas e “ajustadas” ao gosto da época.

B) Leitura superficial

Findas essas etapas, que constituem tipo muito ativo de leitura, você já será capaz de dizer bastante coisa sobre o livro que tem em mãos, e se ele vale leitura analítica. Se não valer, nem por isso deixará de saber as idéias principais do autor, que tipo de obra escreveu e ampliar sua cultura geral, quem sabe deixando o livro para uma consulta futura.

Mas suponhamos que o livro valha a pena e você opte por lê-lo de fato, ou, o que é bem possível, simplesmente tenha de lê-lo por obrigação. Ao fim de algumas páginas atentas, você descobre que a obra é complexa. Muito complexa. Você chega à página 15 e se dá conta de que não está entendendo as coisas como deveria, e torna a ler do começo. Esbarra em algumas palavras ou frases obscuras, tenta decifrá-las e descobre que está perdendo muito mais tempo do que gostaria empacado nas primeiras páginas. E a leitura se torna fonte de angústias.

Os leitores de primeira viagem de literatura clássica talvez se identifiquem com essa situação. Qualquer curioso mediano que, na adolescência, tenha tentado ler Shakespeare ou Camões, ou simplesmente um poema nas aulas de Literatura, foi sério candidato a esse tipo de frustração. Para alguns, entender a Teoria da Relatividade pode ser muito mais simples que o primeiro ato de “Romeu e Julieta“. Nas palavras de Adler (grifos meus):

“O enorme prazer que vem de ler Shakespeare, por exemplo, foi estragado para gerações de estudantes secundários que eram forçados a avançar em ‘Júlio César‘, ‘Como gostais‘ ou ‘Hamlet‘ cena a cena, decifrando todas as palavras estranhas num glossário e estudando todas as notas acadêmicas de rodapé. O resultado disso é que eles nunca leram de fato uma peça de Shakespeare. Quando eles chegavam ao final, já tinham esquecido o início e já tinham perdido a visão de conjunto. Em vez de serem forçados a adotar essa abordagem pedante, eles deveriam ser encorajados a ler a peça de uma vez só e discutir o que tivessem assimilado desta primeira e rápida leitura. Só então eles estariam prontos para estudar a peça cuidadosamente, porque já teriam entendido o suficiente sobre ela para aprenderem mais.”

Com a experiência de quem tentou ler Shakespeare com dicionário do lado aos 12 anos, posso dizer que esse é ótimo conselho. Leia sem se angustiar pelos pontos obscuros, pelas notas de rodapé herméticas, pelos neologismos mal-explicados e as referências exóticas. Essa primeira leitura, aqui chamada de “superficial” no sentido positivo, serve para nos familiarizar com a obra em todos os seus aspectos: idéias centrais, estilo, vocabulário etc. Ela vai identificar os pontos mais ou menos difíceis, vai nos sinalizar para o tipo de ajuda de que talvez possamos precisar, vai nos preparar, enfim, para a segunda leitura e o alargamento de nossa compreensão — o benefício mais duradouro de boa leitura.

Pode ser que tenham nos ensinado justamente o contrário. Muitos pais e instrutores bem intencionados ensinam as crianças e jovens a procurar no dicionário qualquer termo obscuro, ou pesquisar sobre algum tema desconhecido que surja no texto. Isso não está errado, mas deve ser feito no momento certo, sem interromper a leitura inicial. Especialmente porque, especialmente no caso de crianças, a preocupação com esses detalhes e a angústia daí gerada pode fazer com que a leitura se torne atividade penosa demais.

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33 thoughts on “Como Ler Livros: O guia clássico para a leitura inteligente

  1. Atingir estes níveis de leitura seria o máximo para as nossas crianças e jovens deste Brasil, onde só ficam ligados em redes sociais e jogos.
    Parabéns.

  2. Provavelmente poucas pessoas leem até o final do livro, eu mesma fiz muito isso, mas essas dicas são muito boas e importantes para crescer como ser humano! A cada dia tento aprender algo diferente. Amo a área de humanas e esse conselho de como ler os livros e verificar sua própria leitura foi muito útil 🙂

  3. Se tivesse essa orientação outrora, não teria sofrido tanto na faculdade com tantos textos densos! Ainda assim, para mim atualmente, é de muita valia! Digo o mesmo para “10 dicas para você ler mais livros por ano”. Muito obrigada!

  4. Fernando, sou leitor assíduo do seu blog, parabéns por ele!

    Adquiri este livro, li boa parte. Depois, ao pesquisar sobre o mesmo na Internet, achei poucas referências a ele, sendo as principais, elogios do Olavo de Carvalho e outros blogs aparentemente de extrema direita. É coincidência, ou o autor tinha preferência política mais conservadora? Sei que se a obra for boa, seu valor independe de juízo de valor político. Mas te confesso que fiquei incomodado com estas referências.

    Abraço e sucesso.

    • Prezado Thiago,
      grato pelo elogio.
      A gente de esquerda, geralmente, fica incomodada com elogio da direita… Pensa: onde errei?! 🙂
      Não podemos imaginar que pessoas optam pela direita porque são “burras”, embora nela tenha muitas pessoas agressivas e estúpidas.
      Acho que não se trata de uma questão de inteligência, mas sim de instinto de competição exacerbado. A direita acha que os indíviduos se distinguem entre si e que seria melhor para a sociedade que a “seleção natural” escolhesse “os melhores” — naturalmente, eles!
      Nunca deu certo a adoção desse darwinismo social, p.ex., deu no genocídio nazista, tentando “depurar a raça humana”…
      att.

      • Olá Fernando,

        Meu nome é Helton. Cheguei até aqui em função da minha pesquisa sobre este ótimo livro de Adler.
        Meu comentário, no entanto, não se refere ao livro propriamente, mas ao seu comentário propriamente e ao do Tiago logo acima.

        Mortimer Adler tem justamente como preocupação, ao escrever este livro, a necessidade de dizer aos leitores sobre a importância do caráter clássico dos estudos. O conceito de educação clássica e “artes liberais” têm sido um tema muito abordado por conservadores e uma tentativa de resgatar este modo de ensino meio que deixado de lado nestes dias de relativismo e pós-modernidade. Sendo assim, livros desta natureza são muito apreciados pelos conservadores.

        Tem sido comum a utilização dos termos “pessoas burras”, “estúpidas” e “agressivas”. Termos comumente direcionados àquelas pessoas não aderentes das ideologias “de esquerda”. O termo “fascista” também é um best-seller empregado sem muito critério do que venha a ser ou foi este regime totalitário.

        Negar a igualdade entre os indivíduos em uma sociedade não significa lançá-los numa espécie de “seleção natural”. Significa, entre outras coisas, a objeção à tendência de coletivização destes indivíduos pelo Estado que obviamente se colocaria acima de tudo e todos. A distinção entre os indivíduos é justamente a negação ao totalitarismo.
        Também, a associação do nazismo como “direita” é um ideia errônea, um mito estabelecido pela repetição constante. O nacional socialismo alemão nada tem com as ideias conservadoras.

        Fico a disposição para conversar. heltonbarbosa@hotmail.com
        Grande abraço!
        Helton

      • Prezado Heilton,
        grato pelos comentários. Concordo com alguns, discordo de outros. A divisão binária do mundo é simplória, porém, queiramos ou não, é característica do debate político, principalmente em circunstâncias de intolerância e ódio mútuo.

        Não sei quando — e se — essa fase passará. Busco escapar do “economicismo”, mas parece que situação de Grande Depressão agrava o relacionamento entre os seres humanos. Assim como a disputa por comida escassa também afeta os outros animais não humanos…

        Civilização exige conquista de direitos e exercício de deveres, entre os quais, de civilidade e cortesia. Educação se inicia no ambiente familiar e se aprimora nas escolas, sendo necessária, notada e percebida durante toda a vida coletiva.
        Abraço

  5. Fernando, em primeiro lugar, parabéns pelo blog. Sou leitor assíduo!

    Sobre a obra. Adquiri este livro, li boa parte do mesmo. É impressionante o nível de detalhamento do processo de leitura, jamais imaginava que pudesse chegar a tal ponto.

    Em relação ao autor, fiquei com uma dúvida. É claro que a obra tem seus méritos independentemente do viés político do autor. Mas confesso a você que fiquei muito intrigado com o resultado de buscas no google sobre o autor e o livro, basicamente só tem referências ao seu blog e a indicações do Olavo de Carvalho, além de alguns blogs aparentemente de extrema direita… Enfim, fiquei meio “bolado”.

    No mais, abraço e sucesso!

  6. Prezado Fernando,
    Segue minha colaboração para que os leitores do seu Blog fiquem com água na boca e coloquem imediatamente o cérebro para trabalhar. Não existe mais desculpa para não ler, pois a abundância de livros está transbordando na espera dos leitores… Abs.

    Matter and Mind – A Philosophical Inquiry – Mario Bunge : https://arcaneknowledgeofthedeep.files.wordpress.com/2014/02/matterandmind.pdf

    Nuvem aberta de livros para download direto, 1000 livros:https://onedrive.live.com/?cid=07fcd80525c63daa&id=7FCD80525C63DAA!119146&ithint=folder,.prc&authkey=!AGov5U2ZwH7KlvU

    Comunicação científica, recomendo: http://rcristo.com.br/2014/04/24/comunicacao-cientifica-alicerces-transformacoes-e-tendencias-cristina-marques-gomes/

    Nuvem com os últimos lançamentos internacionais (atualizada diariamente): http://ebook4expert.blogspot.com.br/

    Todos os livros de TI do momento estão aqui: http://it-ebooks.info/

  7. Olá! Muito boa sua resenha!
    Gostaria de pedir para que postasse o livro no 4shared ou me mandasse por e-mail pois, o link no qual vocês postaram é meio estranho e não quis arriscar!
    Obrigada

  8. Boa tarde Fernando, estou iniciando a leitura de “A Arte de Ler” de Adler. Agora tenho visto esse “Como Ler Livros”.
    Minha pergunta é, são livros distintos ou são os mesmos?

      • Olá, Fernando, pesquisando, pois desconfiei disso, após algumas referências, esse livro “Como Ler Livros”, inicialmente, fora publicado, ou antes, traduzido, tendo o título sido dado como “A Arte de Ler Livros”. Não sei se isso já foi esclarecido neste Blog.
        Muito contente em conhecer este Blog.
        Abraço.
        Saulo Ferreira
        Brasília, DF.

    • Prezado Reinaldo,
      grato. Estava sumido!

      Li um livro — A Virada: O Nascimento do Mundo Moderno — que gostei muito e a partir do dia 13/02/15 resenharei em uma série de posts. Lembrei de você: acho que nós blogueiros somos os “copistas” do século XXI, cujos posts serão fontes inestimáveis de pesquisa para os historiadores no futuro.

      Queria te consultar: com as mudanças dos softwares, como serão recuperados nossos escritos? Esta história digital poderá ser decifrada? A TI já se preocupa com isso?
      abraço

      • Prezado Fernando,

        estava em férias no Caribe e retornei ontem para Curitiba. Fizemos visitas à ilha caribenha da República Dominicana e nas praias e outras ilhas da região. Recomendo esse passeio, é muito relaxante, porém ir do Brasil até lá não é nada fácil, foram quase 10 horas de voos em 3 aeroportos. Veja as fotos no facebook…

        Sobre as tendências em TI, havia comentado ano passado a respeito dos cenários que devem prevalecer este ano, cujas empresas com ideias e produtos baseados em software como um serviço, Apps e principalmente com foco em tecnologias de redes sociais e ancoradas na nuvem, estarão sempre à frente nessa escalada tecnológica. Um dos produtos que precisam de inovações radicais são os automóveis, até 2020 a tendência é não comprarmos mais veículos e usá-los como um serviço e não somente isso, talvez não precisaremos mais do próprio motorista. O Google está à frente nesse mercado.

        Recomendo a leitura dos seguintes artigos:

        Tendências tecnológicas para 2015 e o CIO – Cezar Taurion: http://imasters.com.br/gerencia-de-ti/mercado/tendencias-tecnologicas-para-2015-e-o-cio/
        Tendências que transformarão a indústria dentro de cinco anos: http://computerworld.com.br/tecnologia/2015/02/02/tendencias-que-transformarao-a-industria-dentro-de-cinco-anos/
        10 tendências tecnológicas para 2015: http://computerworld.com.br/tecnologia/2014/10/08/10-tendencias-tecnologicas-para-2015/

        Sobre o livro de David Priestland – Uma Nova História do Poder: Comerciante, Guerreiro, Sábio. Estou aguardando a versão em Epub cair na rede, ainda não vi em nenhum repositório, estou gostando muito dos seus resumos, leio sempre que são publicados.

        Sobre nós blogueiros, estamos na vanguarda da tecnologia acompanhando cada passo e suas tendências. O conteúdo de nossos blogues são replicados milhares de vezes num fluxo contínuo por toda a internet. Ao serem armazenados em múltiplas nuvens ficarão eternizados para a posteridade. Ainda mais com a queda no preço do armazenamento, mesmo com a dobra da informação ano a ano, o custo para armazenar esse conteúdo será praticamente zerado no decorrer do tempo.

        Em meu blog na seção: Simuladores e Hacks – coloquei links para ferramentas que convertem um blog inteiro em arquivos Epub, podendo baixar diretamente para os diversos dispositivos:

        Segue o livro A Virada: O Nascimento do Mundo Moderno – Stephen Greenblatt – Epub: https://drive.google.com/open?id=0B-IzSwsM47neRlhZRzNOd1dPMVE&authuser=0

        Esse livro mistura histórias com fatos e tendências, é uma delícia ser lido, já estou lendo e farei comentários assim que você postar suas reflexões; me lembra o livro “O nome da rosa de Umberto Eco” – “In omnibus requiem quaesivi, et nusquam inveni nisi in angulo cum libro”. Em todas as coisas, busquei descanso, e nunca encontrei, exceto em um canto com um livro. Abs.

      • Prezado Reinaldo,
        você já leu o capítulo do livro “Colapso” de Jared Diamond sobre as razões das diferenças entre a República Dominicana e Haiti?

        Postei um resumo em: https://fernandonogueiracosta.wordpress.com/2010/03/27/colapso/

        A natureza do Caribe deve ser maravilhosa! Tirando as mazelas humanas…

        De fato, “A Virada” lembra muito o “O Nome da Rosa” de Umberto Eco. Só que aquele é baseado em fatos/personagens reais. É genial a recuperação da sabedoria de viver com prazer de Epicuro!

        Grato pelos comentários, informações e o livro em epub. Mas minha dúvida é se haverá software de fácil acesso para arquivos digitais de hoje no futuro. Dou um exemplo: comecei a trabalhar com PC em 1985, quando escrevi minha Tese de Doutorado. Passaram-se “apenas” 30 anos e não consegui recuperar os arquivos em Word (?) da época.

        Abraço

  9. Prezado Fernando

    sobre a República Dominicana, percebi que o estado possui pouca infraestrutura, principalmente em relação à Internet, transporte público e assistência social. Lá ainda estão em uso aqueles velhos veículos e ônibus da década de 50.

    As prias do Caribe são maravilhosas; é até surreal, estando dentro dos Resorts, você tem o melhor em matéria de descontração e relaxamento. E nos coqueirais há milhares de lagartos silvestres (mas não vimos Iguanas), ficamos brincando com eles o tempo todo. Mas nas cidades dentro do próprio Caribe, percebi que esse conforto não existe, é uma trágica realidade que contrasta com a exclusão humana. Algo que me fez pensar muito a respeito. Em janeiro de 2014 fizemos uma tour pelo Nordeste e a realidade parece ser a mesma, se você puder pagar, terá o melhor, mas para quem vive lá, o povo no geral, é extremamente radical e desumano.

    Sobre o livro “Colapso”, ainda não li, mas já adicionei na minha lista de leituras.

    O software legado (amarrado às plataformas antigas) deixará de existir

    Em relação aos softwares utilizados em 85, os trabalhos gerados com eles precisam ser importados ou submetidos aos conversores digitais online e transformados em versões que possam ser lidas pelos aplicativos recentes para o Mac, iPad/iPhone. Em meu Blog na seção ao lado direito da tela, na área de Simuladores e Hacks, você encontrará os sites que fazem essa conversão para os formatos atuais. Esse é um problema sério do chamado software legado, feito para plataformas proprietárias que tendem a desaparecer no decorrer do período.

    Web 3.0 prelúdio da IA (Inteligência Artificial)

    Com o avanço da Internet das versões 1.0, baseada em links e imagens, para a 3.0 (Inteligência artificial ativa – Watson dentro dos Gadgets), proporcionando a todos o uso de sistemas abertos como o WordPress na versão 2.0; e hoje a versão 3.0, que desponta como a verdadeira revolução em matéria de indexação, com uso intenso de IA (inteligência Artificial). Não haverá mais problemas com o conteúdo disponível nas múltiplas nuvens. A própria internet com esses novos avanços será onisciente e onipresente, atingirá instantaneamente todos os pontos onde houver uma conexão e podendo adentrar em qualquer arquivo e ler seus conteúdos, gerando espelhos instantâneas para o conteúdo de arquivos como pdf, docs, epub, html, etc.

    O mais importante de tudo é que a IA (inteligência artificial), não é um Hardware, é um Software (algoritmos de redes neurais), podendo ser expandida sem limites para todos os horizontes.

    Fontes:

    Internet 1, 2 e 3.0: http://www.ex2.com.br/blog/web-1-0-web-2-0-e-web-3-0-enfim-o-que-e-isso
    Web 2.0: http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Web_2.0&redirect=no
    Web 3.0: http://pt.wikipedia.org/wiki/Web_3.0

    Boa leitura. Abs.

    • Prezado Reinaldo,
      quanto mais eu leio, mas constato que minha inteligência não é artificial… É cavalar!

      Quanto mais aprendo, mas burro fico, pois dimensiono mais minha ignorância. 🙂

      Pior, com tantas coisas para ler, entrei em TPT — Tensão Pré Tese –, pois daqui a 3 semanas farei o concurso para Professor Titular. Tenho dois cursos a iniciar antes, e necessito retomar e focalizar no meu memorial que escrevi há um ano. Necessito fazer uma “imersão” nele – e assuntos correlatos – para ficar na “ponta-dos-cascos”…

      Não sei se essa expressão equina é apropriada para designar minha burrice a respeito…

      Abraço

      • Prezado Fernando,

        imagino como deve ser tenso essas teses e preparativos de aulas. Já fiz esses experimentos há alguns anos, tentei dar aulas numa escola pública, mas na época tinha um computador para cada 20 professores, consegui ficar 3 meses e parei, pois a TI em teoria é como estudar Chinês isoladamente, ninguém consegue aprender quase nada. Rsrsr

        Você precisa fazer mergulhos? No mar mesmo, não é necessário aparelhos complicados, use Snorkel composto de: óculos e tubo respiratório. Tente mergulhar sem o Snorkel e abra os olhos em baixo d’água por alguns segundos. Não conseguirá ver quase nada e muito embaçado apenas um metro à frente, ao colocar o Snorkel, terá uma visão maravilhosa de tudo à sua volta, conseguirá ver até uns 50 metros nítido conforme a transparência da água. É algo surreal.

        Essa experiência abre a mente para um conhecimento a posteriori que somente pode ser adquirido se for praticado.

        Com relação à metáfora de não saber nada, Aristóteles sabia uns 30% de tudo o que existia no mundo antigo na época. Hoje em 1 segundo, existe mais informações geradas, que levaria alguns bilhões de anos para que pudéssemos assimilar esse 1 segundo.

        Somente uma IA forte e ampla pode assimilar tudo, mas assimilar é uma coisa e ser consciente é outra. Ainda não sei dizer se será possível uma auto consciência formar-se nesse meio, li nos livros de Ilya Prigogine, com aumento de complexidade surgem os chamados estados de irreversibilidade mudando toda ordem física, podendo ocorrer turbilhões e desvios aleatórios.

        Uma IA top level (em nível mais elevado) conectada diretamente à Internet, pode responder qualquer pergunta não importando o grau de dificuldade. Por exemplo: você pergunta quais foram os fatores que afetaram a economia braseira nos últimos 10 anos? Ordena: separe em colunas e trace gráficos 3D com todos os cálculos normalizados. Diga: quero esse resumo em 2 telas agora! Instantaneamente, tudo estará feito. Este será o nível da IA nos próximos 5 anos!

        Quando a IBM colocou o sistema chamado Watson em 2011 para competir no Jeopardy, os concorrentes pensaram ser impossível um computador vencer algo que eles faziam durante anos em disputas e treinos. Esqueceram que não é um computador e sim um simulador de neurônios capaz de acessar dados brutos não normalizados, isto é, dados contidos em pdfs, jornais, revistas, Wikipedia, totalmente desestruturados. Esse sistema foi capaz de acessar no tempo da pergunta, processar e fazer a escolha da resposta correta, vencendo em quase todas as etapas.

        Imagine os computadores quânticos gerando essa IA nos próximos anos?! E boa sorte nas suas teses, sei que terá muito sucesso. Abs.

      • Prezado Reinaldo,
        necessito de uma IA no meu cérebro! Substituir minha mente pela Web e trocar minha memória por um super HD!
        E ainda quero estar vivo para ver tudo isso!
        🙂

  10. Prezado Fernando,

    cuidado com o barqueiro, mas não se preocupe, um economista deve ter uma coleção de moedinhas guardadas nos múltiplos porquinhos?! Já estou começando achar que o barqueiro no lugar de pedir uma moedinha lhe dirá: escolha apenas uma pílula: azul ou vermelha?

    Azul – terá uma passagem direta para o nada. N = {}

    Vermelha – ganhará um upload completo para o mais avançado humanoide nano tecnológico, último lançamento!

    Qual seria sua escolha? 🙂

    Assista esta cena de matrix: http://youtu.be/Bb86zhbBTAU

    Abs.

  11. Veja bem tenho 59 anos e voltei a estudar terminei o segundo grau e estou fazendo faculdade de teologia conversando com meu professor ele me indicou este livro e pesquisando na internet vi o mesmo e estou tirando minhas duvidas pois não tinha o abito de ler só atravez deste curso que comecei a ter de ler livros e muitos ja lidos mas com dificuldades e o professor me indicou para minha melhor leitura

  12. Obrigado por essa resenha/”mini resumo” do livro. Eu gostaria de ler pelo menos um ou dois capítulos em pdf antes de comprá-lo haja vista em minha cidade não tê-lo encontrado nas poucas livrarias e, sendo assim, terei que comprar via Internet sem chance de folhear. Se alguém puder disponibilizar e divulgar o link, agradeço.
    PS. um ou dois capítulos só para ter ideia se gostarei ou não do livro.

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