Come-Cotas

Quem investe em Fundos de Investimento (RF ou DI) deve ser cobrado pelo Fisco neste mês de pelo chamado come-cotas, o desconto semestral de Imposto de Renda. Ele reduz a quantidade de cotas dos clientes. O investidor pagará o imposto, independente do resgate do dinheiro, no próximo dia 31 de maio. O pagamento é automático e feito por meio das próprias cotas e do dinheiro acumulado na aplicação. A cobrança do IR nos fundos de renda fixa é semestral e ocorre sempre no último dia útil de maio e de novembro. Nos Fundos de Ações, a cobrança é no resgate.

Quando aplica dinheiro em Fundo de Investimento, o investidor está, na verdade, comprando cotas, ou seja, uma unidade de aplicação. O preço de cada cota é calculado com base na divisão entre o patrimônio do fundo e o número de cotas. O impacto sobre a rentabilidade se dá na medida em que o cotista fica impossibilitado de auferir essa rentabilidade sobre a parcela do come-cotas.

Não há alternativas. Não é possível fugir do come-cotas, mesmo resgatando antes de sua incidência. Trata-se de uma antecipação do IR a ser pago pelo investidor.

O come-cotas é calculado com base na menor alíquota de cada tipo de fundo. Nos fundos de curto prazo, o imposto é de 20%. Nos fundos de longo prazo, 15%. A diferença é paga no momento do resgate.

Se um cotista aplicou em um fundo de longo prazo, mas apenas por oito meses, deveria ser tributado com alíquota de 20%. Porém, o come-cotas fez o recolhimento de 15%. No momento do resgate, será paga a diferença.

3 thoughts on “Come-Cotas

  1. Boa noite,

    o imposto é referente á rentabilidade do fundo, ou é possivel haver tributaçao em cima do capital disponivel? quer dizer, que tem dinheiro aplicado em um fundo de renda fixa, pode perder dinheiro, ou apenas deixar de ganhar… deu pra entender??

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s