Pina 3D

Desde o Avatar, dirigido por James Cameron, e depois da experiência nos anos 50 da qual só me lembro de ser bem sucedida a filmagem de Disque M para Matar por Alfred Hitchcock, esperava mais criatividade artística com a técnica 3D. Entretanto, foi mais usada em filmes para plateia infanto-juvenil. Recentemente, gostei da animação Rio, dirigido pelo brasileiro Carlos Saldanha, e de Hugo Cabret, cujo diretor é Martin Scorsese.

Assisti em pré-estreia  a Pina 3D, filme que concorreu como melhor documentário no Oscar 2012. Concordo com Paulo Santos Lima (Valor, 22/03/12) que “destacar o trabalho de uma genial artista, como a coreógrafa alemã Pina Bausch (1940-2009), já é uma notável contribuição de Pina para a história das artes, mas não a principal. Dirigido por Wim Wenders, este longa presta seu fundamental papel em quesito técnico, o do 3D”.

O resultado é que Wim Wenders revela forma nova de se aproximar de uma arte que sempre me encantou: a Dança Moderna. Sua filmagem nos aproxima tanto da expressão emocional dos dançarinos que parece teatro dançado! E que intérpretes! Todos maduros, com todas as rugas mostradas, encantando-nos com sua arte! Mas não é só: os cenários, a música, os olhares, os depoimentos, tudo nos deixa em deleite quando assistimos Pina.

Diz Lima, corretamente: “Mas os fins de Wenders são artísticos. Daí sua importância. O diretor utiliza o recurso para adensar a riqueza do espaço filmado e, assim, capturar a arte de Pina levada aos dançarinos de sua companhia de dança, a Tanztheater Wuppertal. O diretor alterna imagens de arquivo da coreógrafa, em 2D, com as do grupo – este ganhando ‘existência’ graças a um 3D que captura os volumes dos corpos e objetos, suas presenças in loco (na sala de cinema). O efeito remete à obra de Wenders, onde a imagem (ou as artes, da música à arquitetura) é um meio de alongar a existência humana. No caso de Pina, é o legado da coreógrafa, preservando-a viva, presente, imortal.”

Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s