BUSCA DE EXCELÊNCIA NO ENSINO: primeiro passo

Como primeiro passo na busca pela excelência no ensino sugere-se ao professor comparar a opinião média de seus alunos, em cada item da boa prática didática, com sua auto-avaliação. Para cada item da descrição, se o professor quiser alterar seu desempenho, há uma série de sugestões, nos próximos posts. De maneira consolidada, coloco disponível o arquivo completo em inglês: Berkeley Compendium of Suggestions for Teaching with Excellence. Embora o original seja de 1983, eu o baixei no início da web no Brasil, antes do meu concurso de Livre-Docência realizado em 1994. Desde então, esforcei-me para incorporar suas Dicas de Didática em sala-de-aula.

Eu sugeri o seguinte questionário para a avaliação docente no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas. Desde então, a sugestão foi acatada pelos diversos Coordenadores do Ensino de Graduação.

ORIENTAÇÃO DIDÁTICA: DESCRIÇÃO DO PROFESSOR PELO ALUNO

Curso:………. – Prof. ………………………………………….. – … semestre de 199…

Os seguintes itens refletem alguns dos modos pelos quais os professores podem ser descritos. Para o professor nomeado acima, por favor assinale o número que indica o grau pelo qual você sente cada item como descritivo dele. Em alguns casos, a afirmação não se aplica ou você não tem opinião a respeito. Nestes casos, não marque nenhuma coluna.

Não Muito
1. Discute outros pontos de vista (além do seu próprio). 1 2 3 4 5
2. Discute os desenvolvimentos recentes em sua área de conhecimento. 1 2 3 4 5
3. Dá referências para estudar os pontos mais interessantes. 1 2 3 4 5
4. Enfatiza o entendimento conceitual. 1 2 3 4 5
5. Explica claramente. 1 2 3 4 5
6. Está bem preparado. 1 2 3 4 5
7. Dá aulas que são fáceis de anotar. 1 2 3 4 5
8. Sumaria os principais pontos. 1 2 3 4 5
9. Identifica o que considera importante. 1 2 3 4 5
10. Encoraja a discussão em classe-de-aula. 1 2 3 4 5
11. Estimula os alunos a compartilhar seus conhecimentos e experiências. 1 2 3 4 5
12. Estimula a crítica às suas próprias idéias. 1 2 3 4 5
13. Sabe se a turma está entendendo-o ou não. 1 2 3 4 5
14.Estimula os alunos a aplicarem os conceitos para demonstrarem conhecimento. 1 2 3 4 5
15. Dá ajuda pessoal aos alunos que estão tendo dificuldades no curso. 1 2 3 4 5
16. Tem relação pessoal e/ou informal com os alunos. 1 2 3 4 5
17. É acessível aos alunos fora da classe-de-aula. 1 2 3 4 5
18. Tem estilo interessante de apresentação. 1 2 3 4 5
19. Varia a velocidade e o tom de sua voz. 1 2 3 4 5
20. Motiva os alunos a fazerem o melhor que podem. 1 2 3 4 5
21. Dá aos alunos tarefas interessantes e estimulantes. 1 2 3 4 5
22. Dá exames que permitem aos alunos demonstrarem conhecimento. 1 2 3 4 5
23. Mantém os alunos informados de seus progressos. 1 2 3 4 5

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s