Renda variável equivale ao rendimento fixo do CDI na década

Daniele Camba, colunista do Valor (03/05/2010), apresenta dados recentes para contestar a afirmação de que “as ações são o melhor investimento no longo prazo”. Segundo ela, a tese pode valer para outros países, mas nem sempre para o Brasil, pelo menos nos últimos dez anos. Nesse período, o rendimento na Bolsa de Valores foi equivalente ao da renda fixa. De 2 de maio de 2000  até 30 de abril de 2010, o Índice Bovespa acumulou valorização de 334,63%, cerca de 20% ao ano, praticamente no mesmo nível do Certificado de Depósito Interfinanceiro (CDI), com ganho acumulado de 331%. Descontando a inflação do período pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o Ibovespa mostrou retorno acumulado de 127,30% ante 125% do CDI.

Esse retorno com ações é significativo. No entanto, ele precisava ser maior que o ganho da renda fixa para compensar o risco que o investidor assume ao aplicar seu dinheiro em bolsa de valores. Isso não ocorre porque a política monetária no Brasil adota altas taxas de juros, o que torna a competição muito forte para as ações. A renda variável, na economia brasileira, sempre teve grande dificuldade para conquistar o interesse de parte das pessoas físicas, que preferem aplicar em investimentos de renda fixa.

Análise mais detalhada desses últimos dez anos mostra que analisar este longo período apenas por seu início e seu fim pode levar o investidor a conclusões precipitadas. Quando a bolsa de valores vai mal, ela, de fato, perde da renda fixa, como entre 2000 e 2002, em que o Ibovespa caiu 34,07% enquanto o CDI acumulou ganho de 63,89%. Em períodos positivos para o mercado acionário, as ações rendem muito mais que os juros. Isso ocorreu entre 2003 e 2009, quando o Ibovespa subiu 508,70% ante alta de 170,60% do CDI.

Isso é o mesmo que dizer que existiram dois comportamentos da bolsa de valores muito diferentes na última década. Um bastante ruim até 2002 e outro bem melhor a partir de 2003, depois que o presidente Lula foi eleito e o mercado se deu conta de que ele faria muito melhor governo do que o anterior, sem ruptura dos contratos e com estabilidade econômica.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s