Bolsa versus Mercado Negro

Além de viabilizar sua expansão global e acessar novos investidores, a BM&FBovespa busca atualizar sua tecnologia para sobreviver em ambiente cada vez mais competitivo e oligopolizado. O que mais assusta a Bolsa brasileira atende pelo nome de “dark pool”, ou seja, a “aposta no escuro”, espécie de sistema paralelo de negociação de ativos dominado pelos maiores bancos e fundos do planeta para negociar com custos menores do que na Bolsa. Esses investidores exigem preços diferenciados de negociação. Questionam a necessidade de pagar caro para a Bolsa fechar negócios que poderiam fazer entre si, quase sem custos e burocracia.

A Bolsa brasileira elaborou proposta competitiva para absorver a demanda brasileira de “dark pool”, por meio de negociações com regras diferenciadas para grandes blocos de ações. Os reguladores tentam controlar os “dark pools”, devido à falta de transparência nas negociações. Além de preço baixo, o grande investidor pede sigilo nas informações sobre as ordens colocadas, daí o nome “dark pool”. O objetivo é impedir que os demais investidores consigam deduzir o volume de ações que será negociado. Isso porque, se algum fundo de pensão decidir vender US$ 1 bilhão de uma única ação, poderá derrubar seu preço imediatamente.

A BM&FBovespa quer tratar o problema como oportunidade de negócio. Quer até trazer isso para o Brasil, mas já aprimorado. Vai começar atendendo o que os grandes investidores pedem, mas de forma diferenciada e dentro de sistema completamente regulado e transparente. O grande lote, muitas vezes, pode ter dificuldade de ser colocado porque mexe com os preços.

Para impedir a entrada do “dark pool” no mercado brasileiro, a Bolsa domina sozinha o serviço de liquidação e de custódia de ações e de ativos no país. Por esse motivo, mesmo que os “dark pools” se instalem no país, terão de utilizar serviços que são feitos hoje pela CBLC (Câmara Brasileira de Liquidação e Custódia).

No Brasil, esses sistemas alternativos dependem de regulamentação da CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que afirma não ter nada em vista no momento. Dificilmente, porém, o país conseguirá impedir a entrada dessas redes. Na Ásia, o mercado acredita que os “dark pools” têm quase o mesmo volume de negócios das Bolsas locais. Os Estados Unidos têm 40 sistemas conhecidos de negociação alternativa.

Investidores internacionais alegam que os custos de transação de ações no Brasil estão entre os mais altos do mundo. Contando impostos, chegariam a até 35 vezes mais do que nos Estados Unidos. Na realidade, os custos totais das transações para grandes investidores no Brasil não são incompatíveis com os internacionais. A Bolsa brasileira agrega no preço certa série de serviços, como de liquidação financeira, que nos EUA ficam fora do preço da transação.

Glossário:

Dark Pool: negociação privada de ações feita por grandes fundos e bancos fora do ambiente da Bolsa de Valores. O objetivo é negociar blocos gigantes de papéis com custos inferiores e sem causar volatilidade nos preços. Reguladores temem falta de transparência nas negociações.

Block Trade: negociação de blocos gigantes de papéis. Como a transação tem potencial para derrubar ou inflar, indesejavelmente, os preços, os investidores desenvolveram técnicas para efetuá-las de forma discreta.

High Frequence Trade: as transações em alta freqüência são feitas por supercomputadores programados para identificar ganhos na terceira casa decimal e enviar ordens até 30 milissegundos à frente da concorrência, tempo suficiente para interpretar e deduzir os valores pelos quais os demais investidores aceitam comprar ou vender ações ou contratos.

ETF (Exchanged Trade Fundamentos): são fundos de índice que são negociados na Bolsa de Valores como ações. Como têm gestão eletrônica, as taxas de administração são baixas. Chegam a girar mais 30% do volume financeiro de Bolsa de Valores como a da Cidade do México.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s