Microeconomia Moderna: Programa e Bibliografia

UNICAMPUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS

INSTITUTO DE ECONOMIA

CURSO DE EXTENSÃO – ESPECIALIZAÇÃO EM ECONOMIA FINANCEIRA

ECO- 213 MICROECONOMIA MODERNA

Prof. Dr. Fernando Nogueira da Costa

Objetivo: Apresentar as teorias microeconômicas modernas das decisões financeiras em situações de incerteza: Finanças Racionais (fluxo de caixa descontado, diversificação do risco e eficiência do mercado), Finanças Comportamentais (viés heurístico, dependência da forma, ineficiência do mercado) e Arte da Especulação (teoria da reflexividade e práxis do especulador profissional).

Programa e Bibliografia:

Aula I – Teorias das Decisões Financeiras. Apresentação do programa, bibliografia, normas didáticas e avaliações.

COSTA, Fernando Nogueira da. Economia comportamental: de volta à filosofia, sociologia e psicologia. Campinas, TDIE 173, 14 de julho de 2009. 21 p.

Economia Comportamental

COSTA, Fernando Nogueira da. Comportamentos dos investidores: do homo economicus ao homo pragmaticus. Campinas, TDIE 165, 13 de agosto de 2009. 28 p.

Comportamentos dos investidores 130809

LAYARD, Richard. A felicidade está de volta. Happiness: Lessons from a New Science (Felicidade: Lições de uma Nova Ciência). Grã-Bretanha, Editora Allen Lane, 2005.

RICHARD LAYARD A felicidade está de volta 020305

Happines has social science a clue RL030303

PARTE I – HOMO ECONOMICUS E FINANÇAS RACIONAIS 

Aula II – Escolha entre investimentos através de fluxos de caixa descontados. Aplicações dos conceitos da matemática financeira (uso de calculadora financeira): análise de investimentos com fluxo de caixa regular. Escolha de portfólio não considerando risco: análise de investimentos com fluxo de caixa irregular – Valor Presente Líquido (VPL), Taxa Interna de Retorno (TIR), Payback Time (PbT).

Web HP-12C emulator

Manual da HP 12C

WERNKE, RODNEY. Gestão financeira: ênfase em aplicações e casos nacionais. Rio de Janeiro, Saraiva, 2008. Capítulo 2 e 4.

Aula III – Escolha de portfólio considerando relação entre retorno e risco (Modelo de Preços de Ativos de Capital CAPM).

BERNSTEIN, Peter. Desafio aos deuses: a fascinante história do risco. Rio de Janeiro, Campus, 1997. Capítulo 10, 13, 14 e 15.

Resenha de Desafio aos Deuses

GROPPELLI, A. A. & NIKBAKHT, E.. Administração financeira. Rio de Janeiro, Saraiva, 2006. Capítulos 4 e 8.

Suplem_Groppelli Nikbakht_4

Aula IV – Hipótese do Mercado Eficiente.

BERSTEIN, Peter. A história do mercado de capitais: o impacto da ciência e da tecnologia nos investimentos. Rio de Janeiro, Elsevier-Campus, 2008. Introdução, 1 e 2.

LIMA, Luiz Antonio de Oliveira. Auge e Declínio da Hipótese dos Mercados Eficientes. Revista de Economia Política. Vol. 23, emprego 4 (92), out-dez/2003. pp. 28-42.

Auge e Declínio da Hipótese dos Mercados Eficientes

PARTE II – HOMO SAPIENS E FINANÇAS COMPORTAMENTAIS

Aula V – Neuroeconomia e Finanças Comportamentais: Impactos da Psicologia Humana nas Decisões de Investimento.

“Neuroeconomia: como o dinheiro mexe com sua cabeça”. Especial com 3 artigos. Mente e Cérebro. Ano XVI, nº 196, maio 2009. pp. 32-53.

MALDONATO, Mauro. A Nova Fronteira da Neuroeconomia. Scientific American Brasil. Novembro de 2007. pp. 86-94.

A nova fronteira da neuroeconomia Scientific American Brasil nov 2007

SILVA, Sérgio da. O que é Neuroeconomia? Florianópolis, Departamento de Economia – UFSC. Apresentação em ppt, 182 slides.

OQueENeuroeconomia

Aula VI – Teoria da Perspectiva. Finanças Comportamentais. Críticas à Hipótese de Decisões Racionais: Vieses Heurísticos, Dependência da Forma, Ineficiência do Mercado.

BERNSTEIN (1997), cap. 16 e 17.

BARBERIS, Nicholas & THALER, Richard. A Survey of Behavioral Finance. Cambridge, National Bureau of Economic Research, sept 2002. 78 pág. tb. in TAHLER, Richard (ed.). Advances in Behavioral Finance. Princeton University Press, 2005. Volume II.

A Survey of Behavioral Finance

ARANHA, Gustavo Koester. A psicologia humana e seus impactos nas decisões de investimento. São Paulo, Curso de Especialização e Atualização em Business Economics da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, 2006.

A psicologia humana e seus impactos nas decisões de investimento

Aula VII – Implicações para Decisões de Investimentos. Diferença de Comportamentos entre Investidores.

MOSCA, Aquiles. Finanças Comportamentais: gerencie suas emoções e alcance sucesso nos investimentos. Rio de Janeiro, Campus-Elsevier, 2009.

MELLO, Vera Rita de. Psicologia Econômica: estudo do comportamento econômico e da tomada de decisão. Rio de Janeiro, Campus-Elsevier, 2008. Cap. 19.

Doutorado Vera Rita 6

NUNES, Bernardo Fonseca. Mapas de precificação de ativos no mercado de capitais: uma análise do poder prescritivo do Behavioral Finance, Porto Alegre, Dissertação de Mestrado pelo PPG-FCE-Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 2008.

B F Nunes – Mapas de precificação de ativos

PARTE III – HOMO PRAGMATICUS E ARTE DA ESPECULAÇÃO

Aula VIII – Teoria da Reflexividade de George Soros

SOROS, George. A alquimia das finanças: lendo a mente do mercado. Rio de Janeiro, Nova Fronteira, 1996. Cap. 1 a 3.

The New Paradigm for Financial Markets (George Soros) 2008

TRICHES, Divanildo & REIS, Celso Evandro dos. Seleção e composição de uma carteira de ações com base na técnica grafista. Caxias do Sul, TDIPES 20, abril 2006.

TD IPES 20 ABRIL 2006 Análise Grafista

Aula IX – Práxis do Especulador Profissional

GUNTHER, Max (1992). Os axiomas de Zurique. Rio de Janeiro, Record.

Os_Axiomas_De_Zurique

AVALIAÇÃO:

Aula X – Seminário de Avaliação: apresentação escrita e oral de sumário executivo com tema “Plano de Vida Financeira Visando a Aposentadoria e Considerando Retorno, Risco e Cenários Futuros”.

OLIVEN, Ruben George. De olho no dinheiro nos Estados Unidos. Estudos Históricos. Rio de Janeiro, n. 27, 2001, p. 206-235.

De olho no dinheiro nos Estados Unidos

COSTA, Fernando Nogueira da. Finanças dos Trabalhadores. Campinas, TD, jan/2010.

Finanças dos Trabalhadores

3 thoughts on “Microeconomia Moderna: Programa e Bibliografia

  1. Gostaria de parabenizá-lo por toda esta informação disponível aqui… Foram dias e noites de procura as quais eu passei buscando algo que fosse preciso, prático e que não usasse de linguagem técnica sobre Economia Internacional, para o pré projeto da minha faculdade e confesso, que nada se encaixou tão perfeitamente com aquilo que eu gostaria, quanto tudo que existe aqui.

    Parabéns e fico grata pelo entusiamo que está, visivelmente, em cada palavra escrita.

    Elis

  2. Apesar de estar imensamente entusiasmado para ler o material, confesso que o tempo que me é disponível eu estou investindo quase em sua totalidade no estudo para ingresso do mestrado.
    Queria, porém, duas coisas: a primeira é agradecer o material (que eu já salvei todo no computador) e vou ler na medida do possível; a segunda é te fazer uma pergunta.
    O questionamento é a respeito de uma parte lida n’O Príncipe da Privataria, de Palmério Dória. Li há meses mas ainda ecoa na minha cabeça que luta pra entender os pormenores do Plano Real. É a respeito de um tópico entitulado “Para Lula, o Plano Real era ‘um estelionato eleitoral'”; nesse trecho do livro é trabalhada uma fala do Lula em que ele expõe que o Real tem uma base falsa, baseado na sua política cambial, a sobrevalorização em relação ao dólar (facilidade de importação e dificuldade de exportação), política de juros extremamente elevados e as falhas da política tributária.

    Gostaria de saber se já escreveu alguma coisa a respeito, e que, se possível, comentasse suas impressões que teve na época da implantação do Plano Real; seus pontos negativos e positivos, analisando inclusive os dias atuais.

    De antemão agradeço, Fernando.

    Forte abraço.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s