Avaliação de ECO213 – Microeconomia Moderna

Trabalho escrito sob forma de Sumário Executivo:

Planeje suas finanças até a aposentadoria, inclusive, em período em que poderão ocorrer cenários com as seguintes características: cenário de retomada de crescimento, com taxas de inflação, juros e câmbio declinantes e Ibovespa ascendente; cenário de estabilização, com estabilidade nas taxas de inflação e de juros, taxa de câmbio declinante, Ibovespa volátil, mas ainda com tendência ascendente; cenário de instabilidade, onde todas as taxas estarão ascendentes, mas o Ibovespa flutuará com tendência de queda. O problema é que não se conhece, com grau de certeza confiável, as durações desses ciclos.

Simule seu orçamento doméstico a partir de sua formatura, pesquisando informações reais para as principais despesas, inclusive com plano de saúde, automóvel e prestação imobiliária ou aluguel. Verifique a remuneração média durante os diversos ciclos de vida profissional e titulações acadêmicas em: Retornos da Educação no Mercado de Trabalho. Avalie a possível sobra de renda líquida disponível, mensalmente, para aplicações. Verifique quanto será necessário acumular, previamente, para manter o mesmo padrão de vida, durante a fase de vida inativa, levando em conta sua “esperança de vida”.

Considere, então, as seguintes alternativas disponíveis para aplicações: Tesouro Direto com títulos de dívida pública prefixados, posfixados ou indexados por índice de preços, CDB prefixado e pós-fixado, Fundos DI, de renda fixa, cambial (ou dólar), Fundo referenciado ao Ibovespa, Ações blue chips, mid e small caps, Imóveis. Qual será a escolha de portfólio recomendável, tecnicamente? Estipule o percentual de cada aplicação na seleção de carteira de ativos, inclusive imóveis e outros, durante os diversos cenários. Utilize matemática financeira para calcular seu plano de aposentadoria, inclusive com aplicações, retiradas, prazos, rendimentos reais esperados, desconto da inflação, etc.

Na avaliação será considerada, principalmente, a consistência teórica de suas justificativas para cada tomada de decisão financeira. Além disso, serão avaliadas quais serão suas prevenções quanto às heurísticas de investidores individuais. Apresente também seus critérios de projeções, tanto de índices quanto de cenários.

Serão também considerados: forma (ortografia, pontuação, acentuação, estilo, etc.); conteúdo (domínio da matéria); adequação (posicionamento pessoal quanto ao tema solicitado); coesão (relacionamento entre as partes, causalidades, deduções, etc.); coerência (fio-condutor do argumento, exposição com início-meio-fim, defesa da hipótese levantada, etc.). Considere a Arte de Escrever (Arte de Escrever) e 27 Dicas Para Você Escrever Bem (27 Dicas Para Você Escrever Bem). Leia como referência Finanças dos Trabalhadores (Finanças dos Trabalhadores) e De Olho no Dinheiro nos Estados Unidos (De olho no dinheiro nos Estados Unidos).

Entregar o trabalho impresso e preparar para expô-lo, oralmente, durante seminário no dia 09/12/10.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s