Segurança dos dados na nuvem

Para guardar documentos e outros arquivos em “nuvem”, segundo Tec (FSP, 10/11/10), algumas medidas preventivas podem ser tomadas para evitar perda ou vazamento dos dados.

O primeiro passo é escolher a empresa que irá fornecer o serviço de armazenamento. É preciso levar em conta o histórico da companhia e os relatos de amigos. Também é importante verificar se a empresa passa por testes de segurança, possuindo dois certificados: o SAS 70 Tipo 2 e o Fisma.

A opção por serviço pago ou gratuito deve ser feita de acordo com o perfil do usuário. Empresas devem tomar precauções diferentes das do usuário comum. Especialistas garantem que existem serviços gratuitos tão bons quanto os pagos.

Escolhida a empresa e o serviço, é preciso conhecer a fundo os termos de serviço com os quais o usuário concorda ao contratar o serviço. Lá, estão descritas as liberdades que tais companhias podem ter com as suas informações.

Armazenados os dados na nuvem, os especialistas recomendam que sejam feitas outras cópias dos documentos essenciais. Informações importantes também devem ser armazenadas em um lugar de acesso seguro como pasta com senha, na máquina do usuário. Também é bom guardar as informações em mídias físicas.

É recomendável mudar a senha com a qual se faz o acesso aos sites em que podem ser acessados os arquivos ao menos a cada seis meses. Também é preciso se certificar de que você sempre acesse o banco de dados estando em conexão segura, evitanto o risco de redes Wi-Fi abertas, por exemplo, e no seu próprio computador.

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