Como aproveitar melhor os recursos do Google

Fazer busca via Google é fácil, mas, com algumas dicas, é possível obter resultados mais precisos. Veja, abaixo, uma série de macetes apresentados na Folha de S. Paulo (20/05/09).

Aspas

Para buscar alguma frase exata, use aspas (“…”). Assim, os resultados terão a expressão que você procura com as palavras na mesma ordem em que você as digitou.

Uma pesquisa por “Nossa Senhora Aparecida”, entre aspas, retorna resultados mais precisos do que a busca sem esses sinais gráficos.

Exclusão

Use o hífen antes de algum termo para excluí-lo dos resultados da pesquisa.

Se você quer encontrar referências a Pelé que não contenham a palavra Santos, por exemplo, basta procurar por: pelé -santos.

Asterisco

Um asterisco indica a falta de alguma expressão. Suponha que você tenha esquecido uma das palavras que compõem certo ditado popular.

Busque, entre aspas, “em casa de * o espeto é de pau”. Nos resultados, você encontrará referências à frase com o termo ausente (ferreiro).

Tipo de arquivo

O Google é capaz de encontrar conteúdo dentro de documentos hospedados na rede em formatos como Word (DOC) e Excel (XLS). Basta usar o operador filetype, seguido de dois pontos e da extensão do arquivo, sem espaços.

Para encontrar, em PDF, o texto de “Dom Casmurro”, de Machado de Assis, faça uma busca por: machado de assis dom casmurro filetype:pdf.

Site específico

Dá para fazer busca com resultados que se restrinjam a apenas determinado site.

Para encontrar referências a Pablo Picasso no UOL, por exemplo, procure por:
pablo picasso site:www.uol.com.br.

Pesquisa avançada

Clicando no link “Pesquisa Avançada”, na página inicial do Google, você tem acesso a uma série de opções, como restrições a resultados em apenas certos idiomas ou de sites de determinado país.

Nessa página, você pode fazer buscas como as das dicas acima sem precisar decorar nenhum comando.

Nova barra lateral

O Google anunciou nova barra lateral com alternativas de refinamento de busca.

Se no site em português não achar algum recurso novo, é preciso usar a versão em inglês do buscador. Acesse http://www.google.com.br e clique em Google.com in English.

Depois de fazer alguma busca, clique em “Show options”. Na lateral esquerda, você verá a lista completa de opções.

É possível restringir a pesquisa a vídeos (Videos), fóruns de discussões (Forums) e resenhas (Reviews). Este último é útil para encontrar críticas de filmes, livros, discos etc.

Há opções para restringir a busca a resultados recentes, das últimas 24 horas, da última semana e do último ano.

Clicando em “Images from the page”, figuras que estão nas páginas encontradas aparecerão ao lado dos resultados.

Se você escolher a opção “More text”, será expandida a área de resultados que reproduz trechos de texto da página que contenham os termos pesquisados.

Em “Related searches”, você vê uma lista de buscas relacionadas à sua pesquisa. Termos relacionados a São Paulo, por exemplo, incluem Rio de Janeiro e Salvador.

Já o recurso “Wonder wheel” mostra buscas relacionadas de maneira gráfica, na forma de roda. Basta clicar nas expressões que aparecem nas extremidades para ver, na mesma página, os resultados.

Em “Timeline”, você vê os resultados de busca divididos em uma linha do tempo.

SITES REÚNEM LINKS PARA QUASE TODOS OS SERVIÇOS DO GOOGLE

Google Docs, Google Agenda, Google Maps… “O Google é tão grande atualmente que é muito fácil perder de vista todos os serviços, produtos e páginas que ele nos provê”, anuncia o não oficial www.simply-google.com , que diz reunir “todos os recursos escondidos do Google em uma só página”.

A versão em inglês da Wikipédia também traz lista bem completa, dividida por categorias, de serviços do Google, em en.wikipedia.org/wiki/List_of_Google_products .

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s