No lugar de usar um buscador genérico como o Google, sistemas de recomendações de site podem surpreender com boas indicações. O StumbleUpon, o mais conhecido do tipo, sugere conteúdo baseado em Categorias bem variadas, entre outras opções de refinamento. Há comunidade de quase 8 milhões de cadastrados. O serviço de recomendação de sites adaptou a extensão de navegador para uma barra que funciona sem precisar ser instalada (StumbleUpon).
A mudança harmoniza com o “novo StumbleUpon”: ele está muito mais adequado para ser usado diretamente da internet, sem a necessidade de instalar nada. Mas a forma ideal de usar o serviço ainda é criando sua conta e instalando a extensão. A partir daí, a barra sob o endereço de internet fará o diálogo com o mecanismo.
Nessa barra, basta clicar no botão I like it (eu gosto disso, representado por um polegar para cima) para mostrar que você gostou da recomendação e gravar aquele site no seu perfil, criando também seu catálogo on-line. O botão com o polegar para baixo marca os desaprovados.
O botão Stumble! faz com que apareça uma página na categoria ou na mídia indicada, como blog, notícias ou vídeo. Conforme o usuário indica os sites de que gostou e de que não gostou, o mecanismo de recomendação é aprimorado.
Sem dúvida, o StumbleUpon é um dos melhores sistemas de recomendação da internet. Como gerenciador de favoritos, porém, o tradicional Delicious se sai melhor.
O Delicious também pode ser usado como extensão ou diretamente do navegador. Em ambos os casos, o ideal é colocar etiquetas (tags) sempre que você classificar um site como favorito. De forma simplificada, uma etiqueta é uma categoria para aquele site. Para o portal YouTube use, por exemplo, vídeo.
Se seus favoritos estiverem etiquetados, fica mais fácil encontrá-los depois. Na página do seu perfil do Delicious, no lado direito, é possível navegar nas etiquetas. Clicando sobre uma, dá para ver todos seus sites que levam aquela tag.