Se você não quer perder tempo com resultados de buscas irrelevantes na web, experimente procurar em sites específicos. As ferramentas de nicho vasculham sites de categorias como música e imagem. Há desde buscadores que servem para procurar qualquer conteúdo até aqueles que facilitam a vida cotidiana de quem procura informações. Em comum, eles tentam mostrar mais eficiência do que o onipresente Google.
O findingDulcinea (findingDulcinea) propõe compilar para os leitores informações sobre um tópico. A ideia é funcionar como “bibliotecário da internet”, com informações diversas sobre o mesmo assunto.
O Scour (Scour) compila resultados do Google, do Yahoo! e do Live Search. Os usuários podem ganhar dinheiro com suas buscas.
O Kosmix (Kosmix) permite que os usuários busquem conteúdo por tópicos. Ele apresenta painel com vídeos, fotos, notícias, opiniões, comunidades e links referentes ao assunto.
A Stumpedia (Stumpedia) funciona como ferramenta de busca baseada em pessoas, que indexam, organizam e revisam conteúdo da internet.
O Artiklz (Artiklz) faz buscas em redes sociais, blogs, microblogs, sites de resenhas e fóruns.
O Lexxe (Lexxe) se mostra como ferramenta de busca para a terceira geração da internet, “explorando maneiras mais inteligentes de encontrar informações para usuários de um forma mais significativa”.
O Avvo (Avvo) funciona como diretório em que advogados dão consultoria. Também permite encontrar guias legais, respostas e conselhos e profissionais. Tudo em inglês.
Para buscar músicas, boa opção é o Hype Machine (Hype Machine), que compila blogs e sites de MP3. O MixTape.me (MixTape.me) também busca canções e permite que o usuário faça seleção com elas.
Para encontrar imagens, tente o We Heart It (We Heart It), feito por um brasileiro.
Para vídeos, uma boa opção, além do YouTube (YouTube) e do Vimeo (Vimeo), é o Nizmlab (Vidque), “site de compartilhamento de vídeos comandado por editor de ótimo gosto”.
Se você quer buscar arquivos no RapidShare, tente o Rapid Library (Rapid Library)
Para saber quais são os assuntos mais falados na rede, experimente o Popurls (Popurls), cujo slogan diz: “No futuro, toda URL será popular por um segundo e meio”. O site reúne painéis que indicam quais são as notícias mais faladas na internet em endereços como Digg, Delicious, Reddit, Technorati, Slashdot, Boing Boing, Huffington Post, entre outros.