Como Dar Boa Entrevista


  1. Entenda que o tempo da imprensa é diferente do seu. Jornalistas têm prazos apertados. Evite marcar entrevistas no final da tarde, horário em que as editorias de jornais costumam fechar suas páginas.
  2. Responda apenas o que lhe foi perguntado. Seja objetivo e fale naturalmente. Evite informações desnecessárias ou divagações. Nunca fale ditando o texto, a não ser que isso seja solicitado.
  3. Fale com tranquilidade.
  4. Frases curtas e completas são as melhores. Falando pausadamente você facilita a compreensão e a edição, especialmente para rádio e televisão.
  5. Explique os termos técnicos ou específicos de sua área. O repórter não é um especialista. Relacione o assunto com a realidade. Dê exemplos, faça comparações.
  6. Prepare-se antes. Tenha em mãos os dados que darão suporte à informação do tema da entrevista. Ofereça material de apoio, preparado pela assessoria de imprensa. Evite ser evasivo. Se não souber, diga. Se tiver dúvidas, admita.
  7. Fale apenas o que pode ser divulgado. Se por política, estratégia ou segurança, algumas coisas não devam ser ditas, não as diga. Só utilize o off (o jornalista publicará as suas informações, sem revelar a fonte) quando necessário.
  8. Nunca peça para ler as anotações do repórter, ouvir a gravação ou ler a matéria antes da publicação.
  9. Mesmo porque, se você estiver diante de um bom profissional, os seus pedidos serão em vão. Esses comportamentos denotam falta de confiança.
  10. Só acaba quando termina.
  11. Não é você quem define quando acaba a entrevista. Tenha paciência, espere que o assunto se esgote e o repórter demonstre que está satisfeito.
  12. Nunca tente evitar a publicação de uma notícia. É um erro que sempre provoca o efeito contrário. O melhor é tentar argumentar com dados e informações que derrubem a pauta ou atenuem a edição.
  13. Se for marcado um horário, não deixe o jornalista esperando. Os repórteres cobrem vários assuntos no mesmo dia e têm prazos a cumprir.

Fonte: Oficina da Palavra (Valor, 12/11/2010)

2 thoughts on “Como Dar Boa Entrevista

    • Bom senso é sensibilidade ao que é razoável para todos ou empatia para se colocar no lugar do outro. É receita tão boa e necessária quanto “tornar-se presente”: viver intensamente com todos os sentidos alertas ao momento em que se está vivendo.
      Att.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s