Perda Real em Investimentos

À véspera da aposentadoria, ou seja, no final de ciclo de vida profissional, especialista em Finanças, minha experiência pessoal levou-me a criar a convicção de que, enquanto for trabalhador assalariado, dedicado exclusivamente à profissão, não se ganha dinheiro em investimentos financeiros. Se esta constatação for assumida, a estratégia financeira é somente aplicar para não perder poder aquisitivo ao longo do tempo, isto é, conservar em termos reais (descontada a inflação) o que ganhou com o trabalho. Em outras palavras, para o trabalhador, vale mais investir na educação, acumulando capital intelectual, do que em jogadas financeiras arriscadas.

A dedução é a adoção de postura conservadora, cuja aversão ao risco exige a diversificação do portfólio apenas com a meta de superar a taxa de inflação. Como, no Brasil, há a oportunidade de se aplicar na maior taxa de juros real do mundo, o maior percentual da carteira de ativos financeiros deve ser aplicada em títulos de renda fixa, pré quando a tendência da SELIC for de baixa, pós quando for de alta. A aplicação em renda variável deve variar de acordo com o ciclo de vida profissional, por exemplo, 30% nos primeiros dez anos, 20% nos segundos, 10% na terceira década, e partir de então apenas 5%.

Entretanto, se a tendência de queda da taxa de juros reais se confirmar nos próximos anos, a aversão ao risco necessitará ser controlada, isto é, diminuída. O investidor comum deve obter educação financeira para se arriscar mais em mercados de ações, buscando retorno que supere a taxa de inflação.

Ler maisFinanças dos Trabalhadores

2 thoughts on “Perda Real em Investimentos

  1. Fernando, postagem excelente. Breve e densa. Abordou diversos assuntos – planejamento Financeiro, aposentadoria, inflação, rendimentos, tendência declinante da taxa de juros e necessidade de educação financeira – com poucas palavras e gráficos ilustrativos.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s