Como Blogar

Amanda Demetrio (Tec – Folha de S. Paulo, 02/03/11) afirma que, entre as ferramentas disponíveis para publicar textos na internet, o WordPress.com parece dar mais opções aos usuários. É possível montar desde simples blog pessoal até site de notícias com aspecto profissional. Apenas a versão 3.1 do software WordPress já foi baixada quase um milhão de vezes. Conheça as possibilidades da plataforma.

CRIAÇÃO

Se você quer montar blog simples e gratuito, acesse pt-br.wordpress.com e clique em Entre Agora. Escolha o nome do seu blog, cujo formato será sempre nomedo blog.wordpress.com, se escolher o pacote grátis, e preencha o cadastro. É preciso ativar a conta por meio de e-mail.

Feita a ativação, você vai acessar a área administrativa do seu blog sempre no endereço nomedoblog.wordpress.com/wp-admin. Coloque suas credenciais e terá acesso à espécie de grande painel que controla as funções do site.

Se o painel estiver em inglês, vá para o menu Settings e escolha a opção General. Na tela seguinte, mude o idioma para português.

Para começar a publicar seus textos, procure o menu Adicionar novo, abaixo da aba Posts. Em português, foi alterado para Novo Post e Entradas, respectivamente.

TEMA

Chama-se Tema a aparência do seu blog, que é mostrada aos seus leitores. Mesmo nos endereços criados gratuitamente, há boas opções para trocar o tema.

Para mudar a aparência do seu blog, vá para o menu Temas na área Aparência, que é exibida na tela de administração do seu blog.

Surgirá uma tela com diversas opções de tema. Clique em Visualizar para ver como ele ficaria em seu blog e Ativar para escolhê-lo.

Ao instalar a maioria deles, é criada uma espécie de submenu na área de Aparência com as opções do tema escolhido. Isso evita que o usuário tenha que explorar o código do site para fazer algumas mudanças.

Dica essencial: para escolher seu tema, estude-o a fundo para saber como ele funciona. Geralmente, os desenvolvedores disponibilizam material sobre o tema.

WIDGETS

Sabe aquelas barras laterais com vídeos, posts de Twitter e os arquivos do blog? Você editará essa seção do seu blog no menu Widgets, na seção Apresentação.

Você verá algumas caixas que deverão ser preenchidas. Atente-se: não é só a barra lateral do blog que é editada nessa seção, então podem ser várias caixas.

Geralmente, a caixa apelidada de Sidebar ou de Lateral, ela corresponde à tal barra lateral. Na tela, você verá, à esquerda, algumas opções de Widgets que podem ser colocados na barra. Escolha os de sua preferência e arraste-os para dentro da caixa.

Temas mais complexos trazem caixas como a Footer, que corresponde ao texto da parte inferior do blog. É preciso estudar o seu Tema e saber como ele funciona.

Um coringa da área de Widgets é o que adiciona caixas de texto. Nele, é possível inserir qualquer tipo de texto, incluindo os códigos de incorporação de vídeo e de anúncios.

FOTOS

Para publicar fotos em posts, vá ao post e procure o menu Upload / Inserir localizado acima da caixa dedicada ao texto do post. Logo a primeira imagem depois do nome do menu é usada para inserir imagens.

Clique na figura e escolha onde quer buscar a imagem: do seu computador, de URL ou de sua biblioteca de imagens. Escolha a imagem e espere que ela seja carregada. Clique em Inserir no Post para concluir o processo.

PROFISSIONAL

O WordPress não é só blog. Dá para montar sites de notícia, páginas baseadas em vídeo e portifólios. Para fazer isso, é preciso gastar com a compra de Domínio, que é o endereço da internet do seu site, e serviço de hospedagem. Em seguida, é só usar o software WordPress como ferramenta de publicação.

Algumas empresas brasileiras que oferecem o pacote domínio-hospedagem são a Hostgator (http://www.hostgator.com.br/) e a Locaweb (http://www.locaweb.com.br).

Escolhido o nome e adquirido o pacote de hospedagem, é preciso instalar o WordPress: tanto a Hostgator quanto a Locaweb têm atalhos para isso.

Com o software instalado, você pode procurar algum tema na internet e instalá-lo no seu site. Na versão grátis, é preciso escolher entre as opções já instaladas. Sites como Premium WordPress (http://www.premiumwp.com/), Best WordPress Themes (htpp://www.bestwpthemes.com/) e Top WordPress Themes (htpp://topwpthemes.com/) trazem opções pagas e gratuitas. Baixado o tema, será preciso instalá-lo na opção Temas do seu painel.

TRUQUES PARA MELHORAR SEU BLOG

AUDIÊNCIA

Com o blog criado em pt-br.wordpress.com, você poderá ver estatísticas de acesso do seu site na função Site Stats, na aba Painel localizada na área administrativa do blog.

Também é possível usar o Google Analytics (analytics.google.com). Ao cadastrar seu site no serviço, você receberá código que deverá ser inserido no tema do blog. Alguns modelos de tema já trazem o espaço para inserir o código do Analytics em seu menu de opções.

ANÚNCIOS

Já pensou em ganhar (“monetizar”) com o site? Algumas ferramentas permitem incluir anúncios no seu blog.

Uma delas é o Google AdSense (adsense.google.com). No site do serviço, você precisa montar seus anúncios e, ao fazer isso, receberá um código para inserir no blog. Não se esqueça de ler as regras do serviço, já que o Google tem regras rígidas em relação aos anúncios.

Outras regras para ficar atento são as do serviço no qual seu site está hospedado.

PLUGIN

Instalar plugins no blog ajudam a dar ares mais profissionais a ele. O oQey Gallery (oqeysites.com), por exemplo, permite criar galerias de foto e inseri-las nas postagens. Já o Share and Follow (bit.ly/safplugin) adiciona botões aos posts para que eles possam ser compartilhados em redes sociais de maneira mais rápida. O Quick Adsense (bit.ly/qaplugin) ajuda a colocar anúncios no seu blog.

Para instalá-los, vá a área de Plugins no painel de administração do seu blog.

WEEBLY: Web Criation Made Easy

Sugiro, antes de montar seu blog, analisar também a flexibilidade estética de Weebly.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s