Ciência da Felicidade

Gilberto Dimenstein (Folha de S. Paulo, 15/05/11) divulgou palestra de Nancy Etcoff, responsável pelo curso de Ciência da Felicidade de Harvard, na TED. Argumenta que a ciência da felicidade consegue, às vezes, fundamentar o senso comum. O antigo ditado “dinheiro não traz felicidade” parece comprovar-se. “Vemos que jogar muita atenção na aparência ou nas coisas materiais, como um carro novo, traz muito menos satisfação do que fazer trabalho voluntário, quando nos sentimos relevantes e parte de algo maior”.

O trabalho voluntário, segundo ela, aciona um sistema de recompensa no cérebro. Ela percebe, em suas pesquisas, que mulheres muito ligadas à aparência física tendem a ser menos felizes. “Muitas vezes, as pessoas procuram a satisfação no lugar errado. Percebemos isso pelo sistema de recompensa cerebral”.

Esse tipo de conhecimento pode mudar decisões individuais, dando força a quem defende o estilo de vida mais simples e menos consumista, mas também tende a mudar comportamentos coletivos. Vários países, entre os quais a Inglaterra e a França, já discutem a ideia de que medições como o PIB são ineficientes para aferir o grau de desenvolvimento de uma nação e de que a felicidade deveria entrar na contabilidade social. Esse debate polêmico é levantado por movimento social pela inclusão do direito à felicidade na Constituição.

Veja a palestra extremamente didática, com legenda em “português brasileiro” (selecione em Subtitles Availble In): Nancy Etcoff sobre a Ciência da Felicidade

Veja maisDan Gilbert pergunta: por que somos felizes?

Leia maisÍndice de FelicidadeDilemas da FelicidadeEconomia da Felicidade

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s