Popularização do Blog

Um mês e três dias após ter atingido o número de 300.000 acessos, entre 22/01/10 e 09/09/11, este blog recebeu mais 50.000 visitas desde esta última data. Em outros termos, nunca esteve tão “popular”!

No último mês, o post informativo Crescer – Programa Nacional de Microcrédito Produtivo Orientado recebeu 9.018 visitas, tornando-se, longe, o mais acessado. Isto sinalizou informações diversas:

  1. a necessidade de informações básicas a respeito de oportunidade de “dinheiro barato”;
  2. a ausência de acesso a essas informações por canais oficiais, ou seja, fornecidas pelos próprios bancos;
  3. a falta de capacitação profissional, cultural e educacional de diversas pessoas que acessaram o post;
  4. a dificuldade de debater, civilizadamente, em termos educados.

Isto não é só “problema da qualidade das Escolas“, mas também da educação familiar. Cortesia se aprende desde o berço.

Aliás, a “vitimização” também é característica observada. É típico o “infeliz” se portar como “vítima”, assim como os jogadores de futebol brasileiros se esmeram em encenar faltas, para receber facilidades. Qualquer dificuldade, normal em operação de concessão de crédito a alguém desconhecido, é classificada como “burocracia” e… “pau no governo“! Anos de paternalismo, que se confundiram com o populismo clientelista, tornou “normal” a cadeia de comportamentos tipo vitimização-crítica ao governo-barganha de favor. Ao se tratar o povo, historicamente, de maneira paternalista, ele acaba se comportando de modo infantil, sem iniciativa própria.

Uma cobrança ou incentivo para o comentário ser escrito de modo inteligível é considerado um absurdo! Classificar o educador como elitista é a primeira reação. O passo verdadeiramente necessário – o esforço individual de estudar gramática, ortografia, ler, etc. – é assumido como um insulto e parece que nunca será dado. Depois, os mal educados reclamam de discriminação social…

Uma amiga, lendo os Comentários, escreveu-me: “fiquei abismada, pois o povo escreve, insulta e se ressente de qualquer contra argumentação.” É verdade, pior, há algumas pessoas se esmeram em xingamentos e em se esconder atrás de pseudônimos, demonstrando apenas covardia e ignorância. Quando a gente vai lhe responder, diretamente, para seu e-mail, este é falso.

Há os profissionais em ofensas. Por exemplo, o “Querty [6 primeiras letras do teclado] Silva” perde seu tempo revelando-se (inclusive sua homofobia que Freud explica) da seguinte forma:

“Meu Deus… parece mais briga de duas bichinhas enrustidas, enquanto isso o mundo se degrada por falta da ação de pessoas inteligentes como vocês mas que insistem em querer ser burras. Querty”

Obviamente, o único destino que resta para este tipo de Comentário é o Lixo. Portanto, tentarei não desanimar e manter os posts deste blog em alto nível educativo e cultural, inclusive para o tornar desinteressante a este tipo de gente. Não são muitos os Comentários ofensivos que recebi, talvez meia dúzia, porém sei que eles infestam a rede (web, internet) e não os quero atrair.

6 thoughts on “Popularização do Blog

  1. Professor Fernando
    Por favor, não desanime! Precisamos que o Sr. continue a manter o blog em alto nível educativo e cultural. É muito boa a sensação de abrir a caixa postal diariamente e ler seus posts.
    Fiquei triste e com vergonha alheia em ler tantas mensagens “desnecessárias” no post “Crescer”, ademais pelo meu interesse na temática.
    Abraços
    Marcela

  2. Prezado professor Fernando,

    Descobri recentemente seu blog por indicação de uma pessoa amiga.

    De lá para cá, tenho visitado constantemente, sempre encontrando informações sérias e coerentes que têm sido de grande utilidade nas minhas atividades de estudante e de educador.

    Dou aula de conhecimentos bancários em cursinhos prepartórios para concursos de bancos públicos e já fiz uso de várias informações em sala de aula, tendo inclusive recomendado o blog aos meus alunos como fonte de consulta.

    Parabenizo pela iniciativa do blog. Sei das dificuldades para manter um blog sério como o seu. O tempo necessário para preparar o material e manter a atualização.

    Fique na paz! Sucesso!

    Prof. Cid Roberto
    Brasília (DF)

    • Prezado Cid,
      é muito bom este retorno, porque dá ideia do que o esforço está compensando no alcance dos objetivos do blog: compartilhar assuntos interessantes para formação de cidadania, ser banco de dados e informações, provocar reflexão crítica sem ser apenas “denúncia”. No fundo, escrevo nele o que gostaria de ler na web. Muitas vezes é difícil achar que um único site os diversos assuntos de meu interesse. Assim, reuni-los no blog pode ajudar a mim e a quem compartilha dos mesmos interesses.
      É importante também ter consciência que isso exige esforço diário. Muitas pessoas acham que “as coisas caem do céu”. Assim, escreveriam uma pergunta pessoal na web 2.0 e surgiria “do nada” a resposta! Vêem quase como obrigação, quando se trata, na realidade, de trabalho de responsabilidade social, voluntário e gratuito. E que deve ser respeitado. Se não gostar, com um clique se abandona o blog, não necessita xingar.
      Grato.

  3. Fernando. Impossível evitar as críticas “não construtivas” e as palavras de quem tem inveja do saber, do dizer e do conhecer. É para o outro público que você deve manter o Blog. Temos necessidade de uma boa “prosa” e também de boas informações. Tenho usado as informações econômicas e opiniões támbém para o exterior. Participo de um grupo de discussão do Instituto de Democracia de Portugal (do Algarve) e não posso deixar de levar sua posição sobre economia e suas informações sempre muito acuradas. Vamos viver, meu caro, mesmo que desafiando e nadando contra a correnteza. Parabéns.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s