Aula sobre Mercado de Crédito

Aula 2 Mercado de Crédito

Método Didático: A partir desta aula, vamos separar o material audiovisual, uma espécie de índice adequado para não esquecer nenhum ponto, durante a apresentação, e uma espécie de apostila com resumo para a consulta anterior ou posterior à aula (postada com link acima: clique em Aula 2 Mercado de Crédito). Tentaremos, então, criar dois documentos, e não tentar condensá-los em um só.

Plano da Aula: depois da apresentação do Primeiro Episódio do DVD, baseado no livro de Niall Ferguson, professor de Harvard, “A Ascensão do Dinheiro“, intitulado “Sonhos de Ganância“, apresentaremos com roteiro para debate, passo a passo, o documentário Moeda como Dívida. Será a motivação para discutir os argumentos do Manifesto dos Indignados Norte-Americanos: Ocupe Wall Street. Como preparação para aula, os alunos devem ler todo o material didático desses links, solicitando esclarecimento das dúvidas ao professor durante a aula.

Veja com legenda em português:

2 thoughts on “Aula sobre Mercado de Crédito

  1. Olá, Fernando, adorei a sua aula. Posso utilizá-la? Lamento não ter sido sua aluna, mas estou trocando a excelente aula por um bobó de camarão para seu filho e a namorada dele, em Paquetá. Já estou com o meu blog “armado” e será o blog da Glorinha Moraes. Infelizmente, sou quase analfabeta em TI e não consegui organizar nadica de nada e ainda brigo para sair do cabeçalho. Corrigindo, sou analfabeta em uso de TI, mas não desconheço o fato de a tecnologia se constituir numa espécie de “poder brando”, como intitulou J. Neye, em O Paradoxo do Poder Americano.
    Vou comprar A Ascenção do Dinheiro para poder utilizar em sala de aula. Voce viu o Inside Job? Vale a pena! Não sei como reagem seus alunos, mas entre os meus a grande dificuldade é exatamente a que voce descreve: “é que o dinheiro é criado como dívida, ou seja, empréstimos geram depósitos, e não o contrário.” Isto parece ser muito difícil para jovens alunos, pois para o senso comum prevalece a ideia de “cofrinho”. Bjs, Glorinha Moraes.

    • Prezada Glória,
      pode utilizar a aula à vontade. Coloco no blog para “socializar conhecimento”, ou seja, retribuir à sociedade que pagou meus estudos em Escola e Universidade Pública.
      Tenho também o DVD do Inside Job, porém não é tão didático quanto a Ascensão do Dinheiro. Ele se preocupar mais em denunciar do que em ensinar.
      Ontem, usei também na aula o vídeo do YouTube, “Moeda como Dívida”, depois de dar a parte conceitual. Os alunos gostaram.
      bjs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s