Reportagem Especial da Radio Câmara sobre Recentes Mudanças nos Depósitos de Poupança

Em série de cinco reportagens postadas em seu site, a Radio Câmara leva o ouvinte a entender as recentes mudanças feitas pelo governo federal na remuneração o mais antigo e mais procurado investimento dos brasileiros: a poupança. É possível conhecer a história dessa modalidade de aplicação financeira, saber o que pensam os parlamentares sobre o tema, conhecer projetos em tramitação na Câmara dos Deputados e ouvir a opinião de especialistas. Na primeira reportagem, você vai saber quais são as principais mudanças que o governo promoveu na poupança e as razões que levaram a essas medidas.

Na avaliação do ex-vice-presidente da Caixa Econômica Federal e professor de Economia da Unicamp, Fernando Nogueira da Costa, a repactuação dos contratos antigos será difícil por causa da remuneração das cadernetas de poupança, já que a maior parte delas é anterior à medida provisória e portanto continua rendendo os 6,17% ao ano mais a Taxa Referencial.

A velha poupança ficou em torno de R$ 436 bilhões, sendo remunerado por seis e dezessete por cento ao ano, quer dizer, esse custo da remuneração das poupanças não mudou. Nos depósitos de poupanças, 65% delas, é obrigatoriamente direcionado para crédito imobiliário. Então, esses contratos que já são lastreados por estas poupanças nesse custo, eu acho que não vão ser repactuados, porque o crédito imobiliário está por volta, digamos, de 8% a.a.; se a poupança vai ser remunerada por volta de 6,17% a.a., o spread é bem baixo, então, não tem muita margem para se mexer no crédito imobiliário já concedido.

Escute: http://www2.camara.gov.br/radio/materias/REPORTAGEM-ESPECIAL/420767-POUPANCA:-AS-RECENTES-MUDANCAS-ANUNCIADAS-PELO-GOVERNO-BLOCO-1.html

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s