Brasil X América Latina = Absolutos X Relativos

Raio-X da América Latina 1 sem 2012

Chico Santos (Valor, 10/12/12) alerta que é preciso tomar cuidado com as comparações entre o Brasil e outros países latino-americanos. A atração de investimento estrangeiros na região demonstra isso. Do total desses recursos destinados ao Brasil, em 2011, 46% foram para a indústria de transformação. No caso do Chile, o número cai para apenas 5%. No país andino, mais da metade (53,5%) das exportações – que totalizaram US$ 80,8 bilhões em 2011 – tem origem no complexo cobre.

Para o economista Carlos Mussi, chefe do escritório brasileiro da Cepal, é necessário “relativizar” as comparações internacionais e levar em conta “o grau de complexidade das economias”. Segundo ele, a situação internacional tem, sim, um efeito importante sobre o comportamento do empresário brasileiro na hora de investir. “O empresário sabe que o histórico é que os ciclos externos vão sempre bater aqui. Ele precisa acreditar que, agora, a situação interna é diferente“.

Não se deixe impressionar apenas por taxas de crescimento. Compare também os valores absolutos. Não compare apenas diferenças entre espaços, observe diferenças ao longo do tempo.

Leia maisBrasil X América Latina

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s