Crash

Aula 9 Crash 2008

UnicampResumo da Aula:

Segundo uma interpretação, a origem da crise financeira atual está no banco central norte-americano, o Federal Reserve. Enquanto ele se empenhava no controle da inflação de preços ao consumidor,  optava por ignorar os perigos da inflação de ativos financeiros, enganado pela tese da auto-regulação: “os mercados livres são capazes de se regular”.

Segundo outra interpretação, a origem da crise de crédito atual está nas mudanças institucionais ocorridas em instituições financeiras de Wall Street, depois de  1980, inclusive quando foi derrubado o Glass-Steagall Act, vigente desde 1933, em 1999, passou haver desintermediação bancária, e os planos de negócios passaram a comportar três componentes básicos:

  1. As empresas financeiras foram além do seu papel tradicional de consultoras e intermediárias para assumir papel de sócias em negócios especulativos.
  2. As remunerações dos executivos foram infladas por bônus anuais por desempenho, incentivando a tomada de risco em curto prazo.
  3. Os bancos de investimento passaram a depender em grande medida de dinheiro emprestado, para fazer “alavancagem financeira” com capital de terceiros.

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s