Contas Nacionais do Segundo Trimestre de 2013

ranking_pib_ibge 2 T 2013

Na comparação com o primeiro trimestre de 2013, o PIB (Produto Interno Bruto) a preços de mercado do segundo trimestre cresceu 1,5% na série com ajuste sazonal. O destaque foi para agropecuária (crescimento de 3,9% no volume do valor adicionado), seguida por indústria (2,0%) e serviços (0,8%). Na comparação com o segundo trimestre de 2012, o PIB cresceu 3,3%, com destaque para agropecuária (13,0%) seguida por indústria (2,8%) e serviços (2,4%).

No acumulado nos quatro trimestres terminados no segundo trimestre de 2013 (12 meses), o crescimento foi de 1,9% em relação aos quatro trimestres imediatamente anteriores. No primeiro semestre o PIB apresentou uma expansão de 2,6% em relação a igual período de 2012. O PIB em valores correntes alcançou R$ 1,2 trilhão no segundo trimestre.

A publicação completa pode ser acessada na página
www.ibge.gov.br/home/estatistica/indicadores/pib/defaultcnt.shtm.

3 thoughts on “Contas Nacionais do Segundo Trimestre de 2013

  1. Prezado Professor Fernando
    Em que pese a análise não ofertar qualquer tipo de hierarquização, seria possível nós auferirmos a idéia de que o Brasil possivelmente tenha o segundo melhor desempenho do mundo na taxa em relação ao trimestre anterior? Ademais, e o destaque para os investimentos? Onde estão os “terroristas econômicos” agora com suas declarações “midiáticas”? Grande abraço

    • Prezada Marcela,
      entre esses países listados, que já divulgaram o PIB do 2o. trimestre de 2013, não se encontram os outros grandes emergentes que têm desempenho superior: China e Índia.
      Eu classificaria o Capitalismo de Estado brasileiro já de “semi-maduro”, entre os avançados e os atrasados.
      Entre os economistas midiáticos, o que me espanta é que não destacam as decisões de investimento de longo prazo de maturação, apenas criticam a política econômica de curto prazo. E o Governo Dilma, corretamente, está priorizando investimentos sociais (MCMV) e em infraestrutura, inclusive energética, e logística, cujos resultados aparecerão na próxima década.
      Abraço

      • Desculpe professor, na minha ansiedade em perguntar, acabei “negligenciando” a Índia, lembrando somente da China…mas sem dúvidas tal desempenho fora uma grande conquista. Acompanhando a divulgação dos resultados recentes, quando um destes economistas midiáticos comentou que para o terceiro trimestre nós teríamos que esperar por um desempenho “ruim”, achei engraçado, pois este discurso foi propagado para os resultados do segundo trimestre, e felizmente o tapa deve ter doído…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s