Censo da Educação Superior de 2012

Medicância do ensino superior

O Ensino Superior no Brasil atingiu, no ano passado, 7.037.688 de matrículas na graduação, o que representa crescimento de 4,4% em relação a 2011. Desse total, o número de matrículas nas instituições públicas chegou a 1.087.413 e, nas privadas, a 5.140.312. Nas escolas privadas, houve crescimento de 3,5% e, nas públicas, de 7%. Os dados são do Censo da Educação Superior de 2012, divulgado ontem pelo Ministério da Educação (MEC).

Levando-se em consideração graduação e pós-graduação, as matrículas somaram 7.261.801. Há 7,2 milhões alunos na universidade e 7 milhões no Enem [Exame Nacional do Ensino Médio] querendo entrar. Apesar de toda a expansão no ensino superior, é um número igual ao dos que estão no ensino superior o dos querendo entrar.

O crescimento em 2012 foi inferior ao apresentado no último censo. De 2010 para 2011, o número de matrículas cresceu 5,6%. A queda pela diminuição da abertura de vagas nas instituições privadas foi devido às acomodações de O Mercado no ensino privado com fusões e aquisições e não a expansão.

Porém, o número de estudantes que ingressou no ensino superior chegou a 2,7 milhões, alta de 17,1% em relação a 2011 e de 91,9% nos últimos dez anos. Do total de novos alunos, a maioria está na rede privada – 2,2 milhão, alta de 18,5% em comparação a 2011. As públicas receberam 547 mil calouros, 6,7% mais que no último ano.

O resultado mostra que quem quer, tem acesso ao Ensino Superior, principalmente, na faixa de 18 a 24 anos. Cerca de 1,8 milhão alunos deixam o Ensino Médio, número inferior ao total de vagas oferecidas.

Se for mantido o ritmo de crescimento, até 2022, será possível chegar a média dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) – também meta do Plano Nacional de Educação (PNE), em tramitação no Congresso Nacional – de 34% da população de 18 a 24 anos matriculada no ensino superior ou graduados. A taxa atual é 17,8%.

Na graduação brasileira, a proporção de ingressantes para cada dez mil habitantes, na maioria das áreas do conhecimento, é superior à média dos países da Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE). É o que revelam dados do Censo da Educação Superior divulgado, no dia 17 de setembro de 2013, pelo Ministério da Educação.

De acordo com o Censo, um dos destaques de 2012 foi o número de ingressantes em cursos ligados às áreas de Engenharia, Produção e Construção. No Brasil, havia 18,8 ingressantes para cada dez mil habitantes nesses cursos. Na média de 2010, para os países da OCDE, foram registrados 15,3.

Na área de Educação, o número de ingressantes para cada dez mil brasileiros chegou a 24,5, quase três vezes a média da OCDE, que em 2010 registrou 8,7.

Outras áreas, como Saúde e Bem-estar Social (16,2 ingressos), Ciências, Matemática e Computação (nove ingressos), também superaram a média em relação aos países da OCDE, com 13,4 e 8,4, respectivamente.

 Cursos nas áreas de Ciências Sociais, Negócios e Direito lideraram em número de matrículas (2.896.863), ingressos (1.175.716) e concluintes (455.662) na educação superior em 2012.

A área de Educação veio logo em seguida, com 1.362.235 matrículas, 488.979 ingressantes e 223.392 concluintes. A de saúde e bem-estar foi a terceira em número de matrículas (961.323) e concluintes (161.575). Em quantidade de ingressantes, os cursos das áreas de Engenharia, Produção e Construção, com 373.665 estudantes, foram a terceira maior opção dos brasileiros em 2012.

O curso de Administração teve a maior quantidade de matrículas (833.042), de ingressantes (316.641) e de concluintes (134.027) em 2012. Em seguida, vieram Direito, com relação a matrículas (737.271) e ingressos (227.770). Pedagogia registrou o segundo maior número de concluintes (112.137).

As sinopses estatísticas, os microdados e o resumo técnico do Censo da Educação Superior de 2012 serão publicados em outubro, na página do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) na internet.

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