Palestra discute papel do Estado e o financiamento ao desenvolvimento

 

A Desenbahia ofereceu, no dia 20 de setembro de 2013, palestra com o professor da Unicamp Dr. Fernando Nogueira da Costa, como um dos eventos comemorativos do 12º aniversário da Agência de Fomento.  O evento também foi uma iniciativa do projeto “Gestão do Conhecimento”, liderado pela assessora Sandra Cristina Oliveira. O presidente da Desenbahia, Vitor Lopes, abriu os trabalhos com a presença de empregados, estudantes e Diretoria Colegiada.

Segundo o palestrante, o Estado brasileiro situa-se no centro das decisões cruciais de financiamento da economia. “O Tesouro Nacional possibilita a realocação dos recursos em prazos adequados ao financiamento dos setores prioritários para o desenvolvimento brasileiro. Além disso, o Tesouro oferece aos investidores risco soberano, para captar em longo prazo, tanto no mercado financeiro doméstico, quanto no internacional”.
Fernando Nogueira da Costa completou dizendo que a decisões cruciais na economia são as de investimento. “Todos os fatores determinantes das decisões de investimento estão presentes na economia brasileira: baixo grau de endividamento, permitindo aos tomadores de empréstimos assumir risco crescente. Temos ainda expectativas positivas de vendas e lucros. Destaco também o grau de utilização da capacidade produtiva, inclusive de energia e transporte, acima da capacidade ociosa planejada. Além do mais, a inovação tecnológica, como por exemplo, a extração de petróleo em águas profundas”

Para ele, o desafio é alterar o padrão de financiamento do investimento na indústria e na infraestrutura, elevando a participação do mercado de capitais. “Aqui, até agora, se constituiu Economia de Endividamento, mas não Economia de Mercado de Capitais”. Para saber mais, sobre o professor e sua produção acadêmica, clique aqui e acesse sua página pessoal na internet.

Na tarde do mesmo dia, o professor-doutor do IE-UNICAMP fez a Conferência de Encerramento do IX Encontro de Economia Baiana. Sua palestra intitulou “Social-Desenvolvimentismo e Capitalismo de Estado Neocorporativista“.

FonteSite da DESENBAHIA

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s