Publicar e Perecer Sem Ser Lido…

frase-escrever-e-que-e-o-verdadeiro-prazer-ser-lido-e-um-prazer-superficial-virginia-woolf-118350

Os técnicos do Banco Mundial tinham a sensação de que ninguém ouvia o que eles diziam. Foram investigar e descobriram que a situação era pior do que imaginavam.

Um levantamento do banco mostra agora que um terço dos arquivos PDF contendo os estudos realizados por seus qualificados economistas nunca recebeu nenhum — nenhum, zero — download.

Outros 40% foram baixados menos de 100 vezes. Apenas 13% dos trabalhos tiveram mais de 250 corajosos interessados em lê-los.

Os temas dos trabalhos variam de análises gerais sobre a macroeconomia internacional até coisas superespecíficas como “Detectando a expansão urbana e a segurança na posse da terra: o caso de Bahir Dar e Debre Markos, no interior da Etiópia“. De 2008 a 2012, o Banco Mundial publicou cerca de 1.500 estudos em PDF no seu site.

É possível que os artigos tenham sido distribuídos de outras maneiras, como por e-mail ou versões impressas.

Ainda assim, é justo assumir que muitos relatórios com boas ideias nunca foram lidos por ninguém além do autor e de um editor. Talvez a mãe do autor“, escreve o jornalista Christopher Ingraham no seu blog no “Washington Post”.

Fator de Impacto, abreviado como FI, é uma medida que reflete o número médio de citações de artigos científicos publicados em determinado periódico. É empregado para avaliar a importância de um dado periódico em sua área, sendo que aqueles com um maior FI são considerados mais importantes do que aqueles com um menor FI. O FI foi criado por Eugene Garfield,1 o fundador do Institute for Scientific Information (ISI), hoje parte da Thomson Reuters Corporation. Desde 1972 os FI são calculados anualmente para os periódicos indexados ao ISI e depois publicados no Journal of Citation Reports (JCR), também da Thomson Reuters.

Perguntinhas:

  1. Cita-se por resumos (“abstracts“), encontrados abundantemente na internet, por nomes de autores renomados, encontrados em bibliografias, ou por leitura realizada de fato?
  2. O número de downloads e/ou de visitantes em blogs pessoais de professores deveria ser considerado um indicador de reputação, não?

1 thought on “Publicar e Perecer Sem Ser Lido…

  1. 1 – Acho que nem todos os artigos são citados por uma leitura original, mas por uma referência indireta. Por exemplo posso citar o modelo de fertilidade do Becker baseando a leitura no seu Treatise on Family e não o artigo original. De qualquer forma a contribuição relevante é creditada ao autor correto. Se um acadêmico for basear suas citações em resumos da internet provavelmente seus artigos serão tão ruins que não serão lidos ou citados.

    2 – Não, são coisas completamente diferentes. Você tem acadêmicos relevantes com blogs de sucesso (Krugman por exemplo). Mas tem nulidades acadêmicas com blogs de sucesso como o Noah Smith. Se você mede impacto acadêmico é citação de artigo mesmo. Note que as citações de working papers são coletadas pelo google schoolar, repec, etc. Assim mesmo um working paper pode ser citado e ter seu impacto analisado. Em geral um working paper na NBER tem muito mais citações que o correspondente artigo publicado.
    Se você contar downloads ou acessos como evidência de qualidade o Constantino ou a MIriam Leitão seriam gênios da economia, o que acho que não é o caso.

    No caso do Banco Mundial os working papers não tem referee ou seleção, e assim a grande maioria tem uma contribuição quase nula ou muito específica, já que não seriam aceitos em nenhuma revista. Os que são bons são eventualmente enviados para journals e publicados lá. Lembre que muitos economistas do Banco Mundial são escolhidos por indicação política e não pela sua importância acadêmica.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s