Empiricus = Prometeu (e não cumpriu…)

Empiricus se comporta tal como uma sucursal brasileira do Tea Party, tendência ultraconservadora do Partido Republicano norte-americano, que copia aqui toda a prática da direita de lá, inclusive a campanha alarmista ( veja acimaThe End of America traduzida aqui por O Fim do Brasil), para assustar gente incauta — aquela que não tem cautela, descuidada, imprudente, ou que é destituída de malícia, crédula, ingênua, enfim, que “vai prá rua” vociferar refrãos golpistas contra a democracia.

Os “inocentes-úteis” (para servirem de massa-de-manobra) acham que reclamar com veemência ou cólera de um “bode-expiatório”, dirigindo-lhe comentários desagradáveis ou mesmo falsas acusações, irá melhorar a vida pessoal! Na realidade, irá apenas agredir a governante que preserva a autonomia das instituições que vigiam e punem os corruptos, para estes terem melhor vida no futuro…

Depois de 1/2 século, a direita brasileira perdeu a vergonha por sustentar 20 anos de ditadura militar (1964-1984) — durante toda minha juventude dos 13 aos 33 anos — e “saiu-do-armário”! Desde as manifestações de junho de 2013, quando ela se infiltrou entre os incautos, para insuflar a massa e rasgar aos dentes todas as bandeiras vermelhas, os neofascistas voltaram à luz do dia.

Então, reina a estupidez na imprensa e na rede social. Para manter meu humor, parei de ler a Folha de S.Paulo — os outros jornalões e periódicos semanais conservadores eu jamais li –, depois de 40 anos de assinatura. Agora, leio apenas as notícias, via o Valor, evitando ler seus colunistas. Prefiro acompanhar o noticiário factual e as estatísticas para fazer minhas análises.

Hoje, recebi a seguinte mensagem, que vale ser lida para evitar que a ideologia comande decisões práticas financeiras:

“Prezado Mestre, sou leitor assíduo das suas publicações diárias, mesmo não concordando com algumas colocações políticas apaixonadas, mas ainda sou daqueles que acreditam que a evolução vêm da elucidação das divergências.

Felizmente a lavanderia foi acionada [processada] e acredito que mudanças efetivas acontecerão neste pais. Infelizmente, não veremos o exacerbado discurso do Prof. Beluzzo, que eufemisticamente acredita no término da corrupção (Globonews na semana passada),  mas com certeza sairemos muuuuito melhor do que entramos em 2015, se não economicamente, mas com certeza bem mais atentos com o bem público.

Estou lhe escrevendo para que tenha conhecimento da prática já bem conhecida nos EUA, e que agora a Empiricus está tentando implantar no Brasil: aproveitando-se de momentos binários, eles preparam relatórios enfáticos e com diversas linhas de pensamento, distribuem indicações acaloradas por uma suposta sabedoria superior para seus milhares de leitores, correm para colher os louros dos acertos, deixando os erros à míngua. Assim como Prometeu e seu fígado indestrutivo, apesar dos ataques dos abutres, eles se regeneram vangloriando-se dos acertos e jogando ao fogo do esquecimento as indicações desastrosas.

Esta prática há muitos anos é comum nos EUA, fazendo pessoas incautas ou as vezes nem tanto (fundos noruegueses na crise do sub-prime) caírem no “conto do dinheiro fácil”, seguro, dando como que num contas gotas sobrevida para os contadores de histórias milagrosas sobre como enriquecer com ações escolhidas a dedo.

Se acertassem tanto quanto provam, não precisariam vender relatórios patéticos para ganhar dinheiro, bastaria aplicar nas próprias indicações! Será que fazem mesmo análises, ou preferem acreditar nos bônus oferecidos pelos market makers?

No caso em voga, esta empresa já quebrou um fundo de investimento, afundou diversas pessoas na arriscada HRT e continuam a fazer fumaça de gordura para vender “osso de costela”!

Aproveite o seu poder de blogueiro e lance a denúncia antes que mais brasileiros caiam no golpe do dinheiro fácil pagando anualidades nem sempre baratas.

No anexo mostro mais um absurdo que prova novamente a má fé deste pessoal, no semanário de nome,  “Ações para ficar milionário” as indicações de 2014 foram por demais erradas, Perderam mais de 60% em algumas indicações e com uma perda média de 25%, abandonaram a carteira sugerida em dezembro para criarem uma nova!

E no melhor estilo das autoridades que nada sabem, simplesmente o primeiro relatório de janeiro lançou uma “carteira vencedora”, para agora em março, conforme explicado acima, lograrem os louros deste suspiro (eu costumo chamar de suspiro do moribundo) das ações!

Outros relatórios seguem a mesma linha…

Abraço”

Leia mais:

Empiricus e seus erros que levam milionários à falência

O que está por trás da campanha da Empiricus

34 thoughts on “Empiricus = Prometeu (e não cumpriu…)

  1. Uma carteira por eles administrada, “Empirucus Galleas”, (até mudou de nome, agora chama-se Iguatemi, assim eles tentam escapar da má fama), numa das versões dessa carteira eles conseguiram quebrar investidores, e enquanto na mesma época fundos administrados por concorrentes entregaram resultado positivo, esse “Empiricus Galleas” colocou um prejuízo de mais de 45 milhões no colo de quem neles confiou!

    A Empiricus é formada por um grupo de jovens e inexperientes que, em sua geração, sofreram um longo processo de condução de “verdades” introjetadas na mente coletiva. Eles creem em teorias de almanaque, nada comprovadas.

  2. Não deixa de ser estranha, numa primeira análise feita por quem quer deseje ser enganado por eles, a incompatibilidade do discurso “fim do Brasil” e “temos uma carteira de ações do mercado BRASILEIRO (não ia acabar?) que vai te deixar milionário no médio-longo prazo (ué, não ia acabar?). E não estranharia se algum cliente (inocente ou malandro) tenha reclamado do resultado em 2014 e a resposta deles tenha sido culpar o governo (eita! eles foram enganados? confiavam no governo antes?). Haja paciência para esses golpist…, oops, caras.

    1. “Se acertassem tanto quanto provam, não precisariam vender relatórios patéticos para ganhar dinheiro, bastaria aplicar nas próprias indicações! Será que fazem mesmo análises, ou preferem acreditar nos bônus oferecidos pelos market makers?” Simples, lógico ! Me envolvo com investimentos ha muitos anos. Tá cheio de “trader’ vendendo dicas e andando de fusca. Quem sabe investir, ganha muito mais aplicando suas técnicas em carteiras proprias do que vendendo seus segredos a troco de mensalidade.

  3. Prezado Mestre, já que a Empiricus se envergonha dos próprios relatórios e pede gentilmente para que sejam “escondidos”, deixo registrado aqui a pior das pilantragens cometida no relatório de janeiro:
    Eles haviam recomendado a compra de JHSF em um relatório bastante extenso e conveniente em 22/10/2013 pelo valor de 5,93, no relatório de dezembro/2014 a ação estava cotada por 2,21.
    No relatório de janeiro a carteira inteira com 14 recomendações imperdíveis que acumulava um prejuízo imenso foi conforme a carta do texto, defenestrada e sumiu!
    MAS…. por incrível que parece a JHSF não morreu!!! ela voltou no relatório de janeiro (foi a única a ressuscitar) só que o valor de compra caiu para 2,15!!!! hahaah
    Os caras são MUUUito piores do que eu imaginava, sumir com a carteira e deixar os assinantes chupando cana é pilantragem das boas, mas voltar com a mesma ação que havia sido recomendada por 5,93 e agora o preço de entrada é 2,15 é Estelionato! Roubo! Sacanagem Brava!
    Assim fica fácil ter lucro e virar milionário, deixa o prejuízo para lá, e vamos começar do zero…
    171 neles!!!!

    1. Prezado José,
      só destaco que o pedido da Empiricus não foi “gentil”: ameaçou um processo por direito autoral!
      E adiantou que pediria R$ 2.000 / dia de exposição do seu documento.
      Como a reputação dela não vai ser recuperada com ameaças judiciais, pois já caiu na rede social, agora só cai nessa quem diz “me engane que eu gosto”…
      att.

  4. Vou deixar meus dois cents aqui, perdão por estar “anonimo”

    Assinei o relatório do Fim do Brasil no começo do ano e após uns dois meses o mesmo passou a ser “A palavra do estrategista”. Pensei, ué o pais não vai mais acabar? Mas não incomodei muito na ocasião.

    Resumindo o que encontrei nesse período com esse relatório: juros altos, crise de liquidez, proteção ao patrimônio.

    Bem, e aqui entra o motivo maior para minha assinatura, proteger o patrimônio da inflação e aproveitar os juros.

    A reviravolta aconteceu quando mandaram um email marketing sobre a carteira empiricus alertando para uma movimentação importante. Claro que não deram nenhum detalhe, se quiser saber assine. Mais tarde descobri que basicamente o que fizeram foram travar os juros da renda fixa. Mas no FIM DO BRASIL dizem que os juros vão estourar.

    Fica difícil acreditar na credibilidade das informações, dizem de um lado que a coisa vai ficar feia e na outra ponta fala que a situação já vai mudar que está melhorando, vamos travar aqui essa rentabilidade pois o pior já passou. Desse jeito é muito fácil acertar não é mesmo? Se a situação realmente estiver controlada é só dizer “Olha! Recomendamos nosso assinante travar a rentabilidade da renda fixa, previmos no momento certo o movimento dos juros!” e se tudo der errado, “Alertamos nossos assinantes que a situação ia ficar feia e os juros iriam subir!”

    Para não dizer que sou apenas um hater ou troll da empresa, deixo também esse depoimento positivo. Tenho a assinatura de fundos imobiliários e esses sim são coerentes e sólidos, sem pretensão de alavancar outros produtos e sem promessas de milagre. É perceptível o trabalho e conhecimento nos relatórios. Não é uma recomendação, é apenas reconhecimento, de que vale a pena pela comodidade principalmente quem para quem está iniciando nesse mercado. Infelizmente a má fé que percebi em algumas ações da empiricus foram suficientes para me afastar para sempre de seus produtos.

    Desculpas pelo relato extenso, e agradeço pela oportunidade de compartilhar essa critica, não esperava encontrar outras pessoas tambem alertas.

    1. Acho curiosas as recomendações financeiras revestidas de suposto “caráter científico”. Não é necessário estudar muito para verificar que “as ameaças do Fim-do-Brasil” só servem para assustar os incautos que buscam um bode-expiatório — geralmente, O Governo — para culpar por seus problemas pessoais. Aliás, boa parte deles é gerada pela falta do cumprimento de um dever básico de todo cidadão: estudar.

      Além desse mecanismo de defesa psicológico, para não diminuir a autoestima, os “inocentes-úteis” pagam caro por consultoria dos que alertam contra o fim-do-mundo! Empiricus é a versão tropical de Nostradamus…

      Nessa terra abençoada por PhDeuses, dou a receita do sucesso financeiro de graça: aplique na maior taxa de juros real do mundo! Preferencialmente, na pós-fixada, pois não terá risco de ter perda real, já que a Autoridade Monetária cuidará de te oferecer um juro real anual de quase 7%!

      A “conta-de-padeiro” é a seguinte: mesmo que sua renda do trabalhado seja reajustada integralmente por 100% da taxa de inflação no ano, sua renda do capital ganhará 7% a mais. Se você tinha aplicado R$ 230.000 em 100% da Selic, em dezembro de 2002, ao cabo de 12 anos, confiando no BCB, tornou-se nominalmente milionário! Seu poder aquisitivo real dobrou e somou ainda mais 1/4: 125%.

      Só. Conselho “de grátis”… 🙂

  5. Ola a todos Gaúchos e brasileiros! Meu nome é Eder e estou muito triste com as propagandas enganosas e os e-mails sem fim que a Empiricus envia todos os dias para nos fazer uma lavagem cerebral e nos enganar com seus produtos. Assinei também a série da Empiricus “Palavra do Estrategista”, mas qualquer coisa a mais que eu precise para realmente entender e aprender a investir em açoēs, terei que pagar novamente para ter acesso. Eles trabalham como uma pirâmide, e lendo a fundo os e-mails que eles enviam diariamente, sei que terei que pagar muito pare ter acesso a algo realmente interessante, e sem nenhuma certeza que terei sucesso e lucro comprando açoēs com as dicas desta enganação chamada Empiricus. Procurem na internet que tem muita coisa negativa sobre eles, e támbem são ligados a um grupo americano chamado gora Inc, associado a um tal de Mark Ford, que é alvo de reportagens veiculadas em jornais gringos por ter sido parte, em mais de uma ocasião, de negócios que acabaram sendo investigados pelas autoridades norte-americanas.
    Eu tenho mais reportagens sobre a Empiricus no meu site (fiuddy.com) .. (eder-pinto@hotmail.com).
    Obrigado!

    1. Obrigado Fernando Nogueira pelas suas reportagens interessantíssimas! Sou um leitor do seu blog. Precisamos muito de reportagens interessantes como as suas para nos alertar sobre os rumos do nosso Brasil querido e sobre os pilantras e enganadores, como essa Empiricus, nesse país já tão sofrido, e travado. Tenho uma empresa a cinco anos chamada Eternelle Noivas e Festas no RS, mas que acho que nunca crescerá por falta de planos para essa área tão castigada das pequenas empresas. Obrigado

  6. Sem dúvida a Empiricus trabalha com um sistema de venda de relatórios um tanto quanto alarmista, mas sejamos sinceros, os caras acertaram o dólar acima dos R$ 4,00 (quatro reais), perda de grau de investimento do Brasil, alta da taxa de desemprego, taxa da inflação beirando os dois dígitos….
    O problema de nós petistas é que nunca aceitamos ser criticados e por isso nosso país está como está.
    É fácil manter um site com subsídio estatal….

    1. Prezado Alessandro,
      você acha que eles acertaram no “fim do Brasil”? Ou eles — a direita colonizada culturalmente pelo Tea Party — provocaram o “fim do Brasil”?

      Esta frase — “O problema de nós petistas é que nunca aceitamos ser criticados e por isso nosso país está como está” — não é típica de um “infiltrado provocador”?

      Quanto ao “site com subsídio estatal”, está se referindo a quem?
      att.

  7. Olá, Fernando, estou estudando o mercado de ações e como muito iniciantes me senti atraido pelos relatorios empiricus, já que você não os recomenda, qual seria sua recomendação para um iniciante? Andei vendo varios videos do Bastter e achei o conhecimento dele muito interessante e a forma BH mais atrativa ao meu perfil, o que você acha do Bastter e se vc tem alguma recomendação de alguem para seguir nesse meu inicio. Obrigado.

  8. Acredito que todos deveriam ler isso antes de acreditar naqueles malandros, que enviam dezenas de email marketing, inclusive se contradizendo no mesmo email vendendo a fraude. Uma “empresa” que orientou milhares de pessoas a depositar seu suado dinheiro na OGX, que logo em seguida acabou caindo no buraco, aonde a empiricus deveria ter caído junto…

  9. Também fui enganado pela Empiricus. Ela é exatamente o que vocês relatam aqui, infelizmente fui descobrir isso tarde demais e acabei perdendo dinheiro com suas recomendações. Foi o pior negócio que eu já fiz, pois paguei para perder dinheiro. Sinceramente, minha vontade é de dar um soco na cara dos analistas deles.

  10. Não sou aecista, não sou psdbista, não sou direitista, tudo que precisamos é de um Estado enxuto, pouco interventor, com menos impostos, que dê liberdade econômica ao mercado e liberdades individuais para as pessoas serem como quiserem dentro dos limites do bom senso, da moral e ética. O Estado é mestre em não retornar impostos, portanto é muito melhor privatizar tudo, cabendo ao governo apenas a função de fiscalizar para evitar cartéis, monopólios etc.
    – Quanto a Empiricus, leio os emails gratuitos deles e, apesar de mostrarem a realidade do cenário econômico brasileiro e do mundo, não me convenceram a comprar seus produtos. Gosto de ler os emails apenas para ficar a par da economia.
    – Impeachment não é golpe à democracia pois está previsto na constituição, esta ultima por sinal tem sido desrespeitada seguidas vezes pela presidente Dilma Roussef. A mesma “maioria” que a reelegeu agora quer o impeachment, o índice de reprovação do governo nunca foi tão alto. Se a maioria do povo desaprova o governo e quer mudança, isso também é democracia! Além do mais, os petistas pediram impeachment de Collor e FHC, exercendo a sua democracia! Mas impeachment não é golpe? Pimenta nos olhos dos outros é refresco…
    – A Dilma não tem culpa de tudo mas tem uma grande parcela, assim como os vários políticos de PT e PSDB que não se cansam de roubar e não se prestam a aplicar o dinheiro público em melhorias para a população. Só querem impostos e mais impostos, regulamentações, proibições, multas, etc.
    – E não, a presidente não mantém instituições que punem corruptos. Muito pelo contrário, ela fez um corte milionário na Polícia Federal, por exemplo. Sem falar no aparelhamento da Justiça e outros órgãos federais, tudo para garantir que os companheiros não sejam punidos.

    Sei que provavelmente petistas não concordarão comigo, mas hão de refletir. Defender um partido com unhas e dentes, sendo que o próprio partido é um dos maiores causadores da queda na nossa própria qualidade de vida e redução de poder de compra, por exemplo, não é certo. Um abraço.

    1. Prezado Wesley,
      sugiro a leitura do meu post “Paleta sem Cinza”, que agendei para hoje às 12:00.

      Nele, comento ironicamente o que acho deste debate maniqueísta em que “gasta-se energia, mas não se gera luz”.
      att.

  11. Fernando, tenho recebido emails todos os dias e nao comprei nenhum produto deles até o momento. Sou meio, ou quase inteiro Sao Tomé. Tenho que ver para crer, Agora por esses dias tem um email alarmante especificando uma data (01/02/2016). O que vc me diz a respeito em relaçao a essa comunicação maciça sobre esta data? Vc ouviu algo a respeito? Será um novo pacote econômico ou só balela?

  12. Ademir Moura Júnior.
    Fortaleza/CE

    Prezados Senhores, sou leigo em economia e sou apenas um cidadão comum e, não tenho dinheiro para investir na bolsa de valores. Mas, por curiosidade me cadastrei no site da EMPIRICUS e hoje recebi meu primeiro e-mai. Me chamou logo a atenção o título de um texto publicado por eles em 2014: “O FIM DO BRASIL”. Logo percebi a VIGARICE: este texto É UM PERFEITO PLÁGIO DO CONTEÚDO DE UM VÍDEO, PUBLICADO EM BUENOS AIRES EM 2013, SOBRE A CRISE ARGENTINA CUJO TÍTULO É: “El fin de la Argentina 2012 según Inversor Global” – Link: https://www.youtube.com/watch?v=ksPrXRNEjzQ.
    Por favor, se puderem conferir, irão verificar a falta de ética e o descompromisso com a verdade que tem que estar arraigada ao verdadeiro jornalismo.

    Obrigado!

  13. Mas eu acho que eles tinham razão pois se não fizerem nada o Brasil realmente vai acabar -3,5% de Pib 2015 e esse ano parece que vai melhorar -3,00 % parece que esta melhorando

  14. Tem mesmo razão todos os que estão criticando a Empiricus. Eu mesmo caí na conversa daqueles barbudos, e o meu suado dinheirinho foi aplicado em ações que eles recomendaram. Apliquei toda a minha poupança acreditando que teria um rendimento de 68,7% com eles tinham previsto e obtive somente 65,2% em 30 dias. Comprei também ações da Petrobras que estava em pouco mais de R$6,00 que eles tinha indicado alegando que a ação estava barata e hoje (04.12.16) ela está em R$15,83, ganho de apenas 163%. Gostaria de conhecer outras empresas que me recomendassem ganhos maiores.

    1. Prezado Waldir,
      ótimo, continue seguindo os conselhos dos que pregaram “o fim do Brasil” e concentrando todo seu suado “dinheirinho” em ações brasileiras… E depois da queda não se esqueça de nos voltar a contar as vantagens de segui-los.
      att,

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s