Sobre Equilíbrio Monetário

Gunnar Myrdal

O Equilíbrio Monetário, livro de Gunnar Myrdal publicado em sueco, em 1931, e em inglês, em 1939, foi tentativa de reconstrução crítica da noção de “taxa de juros normal”, elaborada originalmente por Knut Wicksell. Esse conceito deveria cumprir três diferentes condições para se atingir o Equilíbrio Monetário:

  1. igualar à “taxa natural (ou real)”;
  2. equalizar investimento e poupança;
  3. preservar o nível geral dos preços estável.

Em seus desenvolvimentos da análise de Wicksell, os economistas da Escola de Estocolmo criticaram a consistência desta tríplice condição, conduzindo à reformulação ou mesmo ao abandono da noção de “taxa normal”.

Myrdal faz a distinção entre métodos prospectivos e retrospectivos de cálculo de valores econômicos, tais como investimento, renda e poupança, deduzida por diferença com o consumo. Há dois métodos alternativos de definir estas quantidades:

  1. quantidades definidas em termos de ação planejada, no início do período em questão, são referidas como ex ante – são resultados esperados;
  2. quantidades definidas em termos de medidas realizadas, ao fim do período em questão, são referidas como ex post – são categorias passadas.

A priori, a decisão ex ante de investimento refere-se ao investimento planejado para período vindouro, incentivado por renda ex ante ou lucro esperado. A posteriori, o investimento, a renda e a poupança ex post já foram realizados, durante período passado. Assim, tornaram-se registros estatísticos. No caso da poupança, ela é um resíduo contábil entre o fluxo de renda e o de consumo nesse período considerado.

No cálculo ex ante, a questão não se refere aos resultados realizados, mas sim às expectativas, cálculos e planos dirigidos ao processo dinâmico futuro. Na contabilidade ex post, verifica-se a correspondência (ou não) entre o investimento esperado e o valor do investimento bruto realizado.

O problema a ser resolvido na Teoria Monetário-Financeira, para Myrdal, era: como a tendência à ruptura da equação investimento-poupança se desenvolve no balanço ex post? A Doutrina da Poupança Forçada supõe que a oferta de crédito quebra o equilíbrio ex ante necessário entre o investimento e a poupança. Se esta for superada, devido à disponibilidade de funding, isto é, composição passiva para financiar o investimento, a demanda agregada ultrapassa a oferta agregada, provocando elevação no nível geral de preços, o que corrói os salários reais, diminuindo o consumo de maneira a “forçar a poupança” que se equilibra com o investimento realizado. Ao fim e ao cabo, quebrado o equilíbrio inicial, chega-se a um novo Equilíbrio Monetário de maneira perversa, ou seja, via mecanismo inflacionário.

O processo técnico da produção requer tempo. Durante este tempo, mudanças ocorrem sem que sejam antecipadas com absoluta certeza. Resultam em ganhos e perdas que não são nem elementos de renda, nem tampouco valores de capital. São variações de preços que buscam um novo equilíbrio entre preços relativos.

O Equilíbrio Monetário, de acordo com o citado segundo critério de Wicksell, considerado válido por Myrdal, é entendido como a igualdade entre o investimento ex ante e a “disposição de capital livre”, ou seja, a soma da poupança com as variações do valor do ativo de capital antecipadas. Para caracterizar esse Equilíbrio Monetário, é necessário, então, o fluxo de investimento, estimulado pelas taxas de rentabilidade esperada, ou seja, a reação dos empresários ao lucro previsto, ser compatível com o volume de poupança esperada. Esta será, justamente, a parcela dessa renda não destinada ao consumo imediato. A poupança ex post possui caráter monetário.

Myrdal procura caracterizar a condicionalidade do Equilíbrio Monetário, mostrando inclusive a possibilidade de divergência ex ante e resolução ex post entre o investimento e a poupança. A alteração das expectativas ou da taxa de juros gera uma discrepância entre essas magnitudes agregadas.

A independência entre as decisões de investir e de poupar é plenamente possível em uma Economia de Endividamento. Os recursos financeiros suplementares demandados pelos investidores, que vão além de seu autofinanciamento (lucros retidos ou “poupança” da empresa não-financeira), são supridos pelo sistema bancário, através de sua capacidade de criação de crédito ex nihilo, sem que, necessariamente, haja elevação da taxa de juros de mercado.

Equilíbrio Monetário, portanto, ocorre apenas na rara circunstância em que as instituições financeiras estão apenas fazendo intermediação entre poupança e investimento – sem ter nenhuma consciência disso. Só nessa hipótese de exata “canalização”, a oferta de moeda deixa de ser endógena, criada pelas forças do mercado, e inexistem o excesso de demanda agregada – e o consequente Processo Cumulativo inflacionário.

Ex post, a cada período contábil, a poupança e o investimento efetivamente realizados por definição são iguais. Essa igualdade é obtida através de ganhos e perdas não esperados pelos agentes econômicos. A renda real ex post e a sua parcela poupada pelos diversos agentes não é determinada em nível microeconômico, mas sim macroeconômico. Nesse esquema teórico, é a poupança que, contabilmente, ajusta-se ao nível de investimento almejado. Pode ocorrer frustração ex post de demandas e ofertas formuladas com base em antecipações não mutuamente consistentes, devido à descentralização, descoordenação e desinformações dos agentes econômicos.

Então, é possível questionar a coerência lógica do raciocínio de Myrdal sob o ponto de vista estritamente atomista. A investigação dessa coerência micro-macroeconômica é parte da agenda de pesquisa da Macroeconomia do Desequilíbrio, na qual se distingue entre demandas nocionais e efetivas.

A reformulação do conceito de Equilíbrio Monetário através do método ex ante / ex post por parte de Myrdal qualifica a teoria de Wicksell. A análise do mercado de crédito e de capitais permite estabelecer a possibilidade de discrepância ex ante entre a poupança e o investimento e sua resolução ex post de maneira inflacionária.

One thought on “Sobre Equilíbrio Monetário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s