Atualização Metodológica do Balanço de Pagamentos

BP maio 2015Em abril de 2015, o Banco Central do Brasil (BCB) atualizou a metodologia do Balanço de Pagamentos (BP) para a sexta edição do Manual do FMI (BPM6). O IBGE atualizou as Contas Nacionais em março e o BCB fez, na sequência, movimento correlato. O BPM6 foi atualizado, entre outras coisas, para ficar melhor alinhado com as diretrizes do SNA 2008.

Com as mudanças das estatísticas do Balanço de Pagamentos em abril do ano corrente — atualização de metodologia de BPM5 para BPM6 —, as séries históricas mais longas só estão disponíveis na metodologia anterior, cujos dados anuais acabam em 2014: 

Balanço de Pagamentos 1947-2014 BPM5

Carta de Conjuntura 1948-jun 2011 – Séries Anuais

Houve mudança na convenção de sinais das contas do BP (prejudicando as fórmulas anteriores), que foi feita para melhor encaixar nas Contas Nacionais, mais especificamente nas necessidades de financiamento externo. Além disso, foram atualizados os nomes de algumas contas (Rendas = Renda Primária; Transferências Unilaterais = Renda Secundária). Mas o raciocínio econômico na análise das transações correntes e na conta financeira (ex-conta de capitais), obviamente, continua exatamente o mesmo.

O BCB publicou uma série de Notas Metodológicas explicando as mudanças em http://www.bcb.gov.br/?6MANBALPGTO. Especificamente para o caso, sugiro a leitura do “FAQ”.

Nos casos das mudanças na metodologia (investimentos intercompanhia reversos) e na compilação (retomou-se a compilação dos lucros reinvestidos) do IED e na dívida externa, são principalmente revisão na forma de apresentação de informações já existentes (exceto os lucros reinvestidos), tornando-as mais completas, desagregadas e transparentes, melhorando a comparabilidade internacional das nossas estatísticas.

Leia mais:

BalPagM

Tulio_Maciel_Novo_BPM6_22_04_2015

faqbpm6p

nm4bpm6p

nm3bpm6p

nm2bpm6p

nm1bpm6p

BAL PAGT 2014

Deixe um comentário