Remunerações de Executivos

Ganhos de remuneraçãoRemunerações de Financistas 2015Letícia Arcoverde (Valor, 10/08/15) informa que os cargos gerenciais da área de vendas estão entre os que mais tiveram ganho salarial neste ano na comparação com 2014, segundo estudo de remuneração da empresa de recrutamento Michael Page. Clique aqui para acessar o estudo. Os setores de tecnologia e de seguros também se destacaram em meio ao momento econômico turbulento, que resultou em salários de diversos setores e funções em queda ou com aumentos mais tímidos que o ano passado.

O estudo analisou os rendimentos fixos brutos de mais de 500 cargos de média e alta gerência, com base em entrevistas realizadas com mais de 100 mil profissionais ao longo dos últimos 12 meses. Os dados não descontam o valor da inflação no período.

As altas e baixas estão sempre muito atreladas ao cenário econômico, segundo o diretor executivo da Michael Page no Brasil, João Marco. Na medida em que empresas correm para aumentar as receitas, os cargos ligados à área de vendas se destacaram com aumentos de até 41%. Esse é o caso, por exemplo, da função de gerente de canais e vendas indiretas de TI, que recebeu o maior incremento na comparação com o ano passado (veja gráfico).

A tendência é que o cenário continue positivo para a área até o fim de 2016, e Marco destaca que o volume de substituições de profissionais em razão do desempenho neste ano está alto. “Em tempo de mercado duro, as empresas buscam incessantemente qualificar os profissionais da área comercial”, diz.

Já o aquecimento nos salários do segmento de TI reflete o outro lado dos principais movimentos realizados pelas companhias atualmente: cortes de custos e otimização de processos internos. “O aquecimento em empresas de tecnologia, especialmente as prestadoras de serviços, é resultado da busca por eficiência, com companhias trocando capital humano por processos de tecnologia”, diz.

O setor de seguros manteve o histórico de alta desde a abertura do mercado e a entrada de empresas multinacionais. “É um segmento que vem se renovando ano após ano, trazendo uma oxigenação e profissionalização que favorecem os salários”, diz Marco. Entre os cargos que obtiveram aumento significativo estão o executivo de contas, o gerente comercial e o especialista em resseguros.

No mercado financeiro como um todo, os aumentos foram mais tímidos, mas com variações entre áreas distintas: os salários nos bancos das montadoras, por exemplo, sofreram o maior impacto, com reajuste negativo de 13% em média, enquanto os profissionais de meios de pagamentos tiveram incremento em torno de 5%.

One thought on “Remunerações de Executivos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s