Relatório de Estabilidade Financeira (REF)

Crescimento anual do crédito por controle 2008-2015

As carteiras de crédito das instituições financeiras públicas, privadas nacionais e privadas estrangeiras representaram, na ordem, 55,5%, 30,1% e 14,4% do total de crédito do sistema financeiro em agosto de 2015.

O Banco Central (BC) divulgou o Relatório de Estabilidade Financeira (REF) referente ao primeiro semestre de 2015. O REF é uma publicação semestral destinada a apresentar, com foco no risco sistêmico, os principais resultados das análises sobre o Sistema Financeiro Nacional, especialmente com respeito à sua dinâmica recente, às perspectivas e ao grau de resiliência a eventuais choques na economia brasileira ou no próprio sistema.

A evolução do cenário externo permaneceu complexa, com diferentes dinâmicas de crescimento em economias maduras, resultando em:

  1. valorização do dólar frente às principais moedas,
  2. incertezas associadas aos mercados emergentes e
  3. redução nos preços das matérias-primas.

O sistema bancário brasileiro, por sua vez, continuou apresentando confortável nível de liquidez e observou-se desaceleração do ritmo de crescimento da carteira de crédito e das captações. A satisfatória situação de solvência do sistema pôde ser constatada pela estabilidade, no semestre, dos elevados níveis de capitalização e pelos resultados obtidos com os testes de estresse e com as simulações da plena implementação do arcabouço de Basileia III e do futuro requerimento de Razão de Alavancagem.

O cenário de desaquecimento econômico, elevação de juros, condições menos favoráveis no nível de emprego e redução da confiança dos consumidores e dos empresários levou à redução na demanda por crédito e à adoção de critérios de concessão mais conservadores pelas instituições financeiras. Mesmo nesse ambiente, a inadimplência não apresentou aumento significativo até o encerramento do semestre. O montante de provisões continua significativamente superior à inadimplência, o que evidencia a resistência do sistema de crédito face ao cenário acima descrito. O sistema bancário manteve-se rentável, influenciado principalmente pela melhora da eficiência operacional, pelos resultados de participação societária e por resultados não recorrentes.

O Sistema de Pagamentos Brasileiro funcionou de forma eficiente e segura no primeiro semestre de 2015. Nos sistemas de transferência de fundos, a liquidez intradia agregada disponível continuou acima das necessidades das instituições financeiras participantes, o que garante que as liquidações ocorram com tranquilidade.

Clique para acessar o relatório.

Clique para acessar a apresentação.

Clique para assistir à entrevista coletiva.

One thought on “Relatório de Estabilidade Financeira (REF)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s