Máscaras Africanas

les_demoiselles_davignon

O exame de alguns rostos das Demoiselles d’Avignon, famoso quadro de Picasso, e sobretudo uma série de estudos feitos na época dessa obra-chave do cubismo revela a imensa influência dos entalhadores de máscaras da África sobre os artistas europeus no início do século XX. Poucas são, via de regra, representações de rostos humanos. Na maioria, são representações artísticas de seres, sejam eles espíritos auxiliares, forças personificadas da natureza, seres que intermediam entre o mundo dos homens e o mundo dos deuses e antepassados e, às vezes, são também representações de tipos humanos.

Unique-African-Masks

Coleciona-se sobretudo aquelas partes das máscaras entalhadas em madeira, que cobriam os rostos ou eram usadas sobre a cabeça. Uma parte inseparável da máscara, os figurinos, fossem eles de tecidos ou de fibras de plantas, quase nunca são levados pelos colecionadores. Apenas com essa seleção, as coleções de museus, formadas sobretudo por partes móveis de máscaras de material durável, dão uma imagem distorcida da arte das máscaras nas culturas antigas.

African_Masks

Os povos nativos têm se adornado com máscaras tradicionais africanas por milhares de anos. Cada tribo tem as suas próprias máscaras originais que são usadas ​​para celebrações ou rituais específicos. Há muitas para listar (e ilustrar aqui), então ao invés disso é bom falar sobre a uniformização das máscaras. Isto não se refere às disponíveis para compra em atrações turísticas em todo o continente. Refere-se a, feitas à mão, máscaras indígenas reais, que você pode ver hoje utilizadas se você visitar aldeias locais ou aquelas em exposição em museus de artefatos antigos.

african-mask-with-checkerboard-pattern

Uso de materiais: os africanos utilizaram os recursos ao seu redor ao talhar suas máscaras. Muitas delas foram feitos de madeira, cobre, tecido de plantas e outros materiais tais como palha de milho. Era prática comum o uso de conchas, pêlos e penas de aves.

african-mask-106

Uso para rituais: diz-se que a pessoa que adorna a máscara “torna-se” alguém ou alguma coisa. Usuários de máscaras acreditam que eles se tornam um ente com um mundo espiritual que possui meios para se comunicar com espíritos ou antepassados ​​falecidos. É comum o uso de máscaras em casamentos, funerais e cerimônias de iniciação.

Baluba_Mask_Congo

Estilos das máscaras: os estilos de máscaras variam muito, no entanto, algumas das características de máscaras são destinadas a transmitir certas mensagens. As máscaras são muitas vezes feitas com referências humanas e/ou animais. As máscaras são altamente abstratas e representam a expressão artística do fabricante em vez de características realistas. Expressões carregam significados. Aqui estão alguns exemplos:

  • olhos semicerrados significa paz e paciência;
  • uma boca pequena representa a humildade;
  • uma grande testa transmite sabedoria e
  • um grande queixo significa autoridade.

Animal-maskMáscara-Animal: a representação dos animais do espírito na confecção de máscaras é bastante comum. O adorno da máscara torna-se um meio de comunicação, falando diretamente para o espírito- animal para transmitir mensagens ao povo. Certos animais eram reverenciados por suas características positivas. Por exemplo:

  • máscaras de búfalo: significava força;
  • máscaras de antílope: eram a esperança para uma colheita abundante;
  • máscaras de crocodilos e javalis: foram frequentemente utilizadas; e
  • às vezes, os líderes tribais usam máscaras com características tanto de animais quanto de humanos, transmitindo status elevado.

african-mask-chokwe-femaleMáscaras femininas: só homens das tribos foram autorizados a usar essas máscaras. Muitas vezes, eles anexavam cílios, feitos a partir de materiais vegetais, olhos amendoados, e eram concluídas com um queixo fino. Reis tribais usava estes rituais para honrar os antepassados ​​femininos mortos.

Masks-from-AfricaMáscaras-de-antepassado: estas muitas vezes tinham a forma de um crânio humano e eram usadas durante rituais de morte ou espírito de convocação. Elas também eram usadas durante rituais de renovação de “vida”, geralmente, para acolher um menino ou uma menina para a sociedade durante a puberdade. Alguns membros de tribos africanas usavam essas máscaras para representar reprodução e fertilidade.

One thought on “Máscaras Africanas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s