Brasil Popular X Golpe

aecio-eduardo-cunha

Se a direita brasileira acha que dará mais um golpe na Democracia brasileira sem reação popular, está muito enganada. Não ficarão impunes os oportunistas políticos que apostam no “quanto pior, melhor”, para criar um ambiente favorável aos parlamentares golpistas.

Exemplo dessa postura de mobilização popular contra o golpe parlamentar é o jornal impresso Brasil Popular, que hoje sai às ruas pela primeira vez, em Brasília, devendo depois ser distribuído pelo país. Ele estampa a manchete GOLPE NUNCA MAIS! É a forma de denunciar a campanha do impeachment, processo agora iniciado formalmente pelo presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha, como uma tentativa de ruptura da institucionalidade e restabelecimento do regime neoliberal, que devastou o continente latino-americano, na época Menem-FHC, nos anos 90.

Jornal impresso, que já instalou seu site na internet, www.brpopular.com.br, é um trabalho cooperativo de militantes progressistas, inquietos com a falta de um veículo de comunicação que se diferencie da ditadura do pensamento único da mídia corporativa. Há seis meses, eles vêm se reunindo nas redes sociais, a partir de Brasília, a capital da República, para propor a criação deste Brasil Popular, com o fim de  defender os valores democráticos de uma sociedade mais igualitária,  que acreditam estarem sendo vilipendiados, de forma sistemática, desde as eleições de outubro de 2014.

Esses militantes, a maioria jornalistas e atores sociais, vão eles mesmos distribuir, pessoalmente o  primeiro número impresso do jornal, a partir das, às 16h30, de hoje, 04/12/2015,na Plataforma superior da Rodoviária do Plano Piloto (Banca de Jornal), em Brasília. Às 12 horas, os militantes estarão na sede da TV Cidade Livre de Brasília, Canal 12 da NET (só DF), localizadano Setor Gráfico (veja aqui no mapa), onde recepcionarão a comunidade brasiliense, que está toda convidada, para um show artístico e jornalístico, com bandas e cantores da cidade e breves entrevistas contando a saga do novo veículo de comunicação.

O Brasil Popular tem como fim principal proporcionar ao Brasil, principalmente suas camadas populares, o acesso a fatos e acontecimentos da conjuntura brasileira, a partir de uma visão baseada nos princípios éticos humanitários. Ele se propõe a informar em linguagem amena, sem apelos féaceis de sensacionalismo, propiciando ao leitor  sustentar uma opinião crítica ao que é publicado na grande mídia. Visa apoiá-lo como protagonista das lutas democráticas, a partir de um diálogo franco com a verdade e o mundo real.

Com distribuição gratuita, impresso em oito páginas e tiragem inicial de 20 mil exemplares, o jornal tem ainda como meta transformar-se em quinzenal e depois semanal, em formato tabloide. Juntamente com o site brpopular.com.br,  ele vai engajar sua militância, que já conta com uma rede social nas redes sociais, entre elas Whatsap, FacebookTwitter, Google Plus, Youtube etc, (Leia aqui reportagem especial no site Carta Maior) na luta brasileira e global pela democratização comunicacional..

À frente de sua produção está uma equipe de editores, repórteres, diagramadores e fotógrafos, que conta com a colaboração solidária de outros jornalistas e não-jornalistas, especialistas em saúde e economia, sociologia e sindicalismo, ecologia e agricultura, arte e cultura, e outras áreas.

“Raros são os veículos de alcance popular que se contrapõem ao dilúvio de mentiras diariamente lançadas à sociedade”, diz a equipe fundadora.” Nosso jornal nasce para combater as iniquidades, defender justiça social e propagar solidariedade. Nasce modesto e com grande chance de êxito, pois abraça uma grande causa e, na história do Brasil, sempre que uma grande causa esteve ameaçada, surgiram jornais porta-vozes em sua defesa, como nas lutas pela abolição da escravidão e pelo fim da ditadura militar”.

Essa demanda e essa aspiração explicam, segundo ela, o surgimento do Jornal Brasil Popular para defender as causas democráticas, os direitos dos trabalhadores e as políticas de distribuição de renda que farão do Brasil um país mais próspero e mais justo.

Todos os militantes progressistas que lutam pela efetiva democratização dos meios de comunicação estão convidados a ler a primeira edição no site:  brpopular.com.br

 

http://www.cafenapolitica.com.br/jornal-ja-sai-denunciando-o-impeachment-como-golpe/

One thought on “Brasil Popular X Golpe

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s