Censo da Educação Superior – 2014

Privatização Ensino Superior 1980-2013Matrículas Ensino Superior 1980-2013

Beth Koike (Valor, 07/12/15) informa que o número total de matrículas no ensino superior — englobando cursos presenciais e a distância de instituições privadas e públicas — atingiu 7,83 milhões no ano passado, o que representa um crescimento de 7,1% em relação a 2013, segundo dados do novo Censo do Ensino Superior divulgado pelo Ministério da Educação (MEC).

Esse desempenho foi puxado pelas instituições privadas que registraram aumento de 9,2% para 5,8 milhões de alunos matriculados nos cursos presenciais e de educação à distância. Nas universidades públicas, onde estão 25% dos estudantes, o volume de matrículas teve um acréscimo de apenas 1,5% no ano passado.

Vale destacar que, no ano passado, não havia restrições em torno do Fies, financiamento estudantil do governo, que concedeu 730 mil novos contratos do crédito universitário. Em 2014, o número total de alunos com Fies era de 1,9 milhão, o que representa cerca de um terço do total de matriculados em cursos de graduação presencial de instituições particulares. Em janeiro de 2015, o governo anunciou novas regras que limitaram o acesso ao financiamento.

No ano passado, 3,1 milhões de alunos ingressaram no ensino superior, o que equivale a uma alta de 13,4% quando comparado a 2013. Esse desempenho também foi puxado pelo setor privado que matriculou 2,5 milhões de calouros, uma expansão de quase 16%. Entre 2012 e 2013, o número de calouros ficou estável.

Outro ponto de destaque foi a expansão do ensino a distância. A quantidade de alunos matriculados em instituições privadas e públicas registrou um aumento de 16,3%. No ano passado, havia 1,3 milhão estudantes em cursos dessa modalidade, sendo que quase 90% estavam no setor privado. O número de calouros desse segmento teve aumento de 41,3% no ano passado. São avanços expressivos, considerando o fato de o ensino a distância não ser beneficiado com o Fies, o que fazia com que perdesse competitividade para a modalidade presencial, na qual o aluno pode solicitar o financiamento.Em relação aos concluintes, o MEC registrou 837 mil alunos formados em cursos presenciais no ano de 2014, o que representou estabilidade em relação a 2013. Já no ensino a distância, a quantidade de estudantes que se formou teve um crescimento de 17,8% no ano passado.

Ainda de acordo com o novo censo do Ministério da Educação, há 2,3 mil instituições de ensino superior em funcionamento e 87,4% deste total são privadas. O interesse dos grandes grupos pelo eixo Rio-São Paulo não é à toa. Quase metade dos universitários está na região do Sudeste do país e 63% dos alunos estão matriculados no período noturno.

Anualmente, o Inep realiza a coleta de dados sobre a educação superior com o objetivo de oferecer à comunidade acadêmica e à sociedade em geral informações detalhadas sobre a situação e as grandes tendências do setor.

A coleta dos dados tem como referência as diretrizes gerais previstas pelo Decreto nº 6.425 de 4 de abril de 2008. O Censo da Educação Superior reúne informações sobre as instituições de ensino superior, seus cursos de graduação presencial ou a distância, cursos sequenciais, vagas oferecidas, inscrições, matrículas, ingressantes e concluintes, além de informações sobre docentes, nas diferentes formas de organização acadêmica e categoria administrativa.

Os dados são coletados a partir do preenchimento dos questionários, por parte das Instituições de Ensino Superior (IES) e por importação de dados do Sistema e-MEC. Durante o período de preenchimento do questionário, os pesquisadores institucionais (PIs) podem fazer, a qualquer momento, alterações ou inclusões necessárias nos dados das respectivas instituições. Após esse período, o Inep verifica a consistência dos dados coletados. O sistema do Censo é então reaberto para conferência e validação dos dados pelas IES.

Passado esse período de validação ou correção das informações prestadas pelas IES, o Inep realiza rotinas de análise na base de dados do Censo, para conferir as informações. Após essa fase de conferência, em colaboração com os pesquisadores institucionais, o Censo é finalizado. Os dados são divulgados e a Sinopse Estatística é publicada. Depois disso não pode mais haver alteração nas informações, pois passam a ser estatísticas oficiais.

Evolução da Educação Superior – Graduação

  • Anos: 1980/1998

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  • Anos: 1991/2007

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Acesse o sistema Censo Superior 2014

Relatórios Técnicos

Sinopses Estatísticas da Educação Superior – Graduação

Ano Arquivos
2013  (Atualizado em 07/05/2015)
2012
2011
2010
2009 Arquivo em formato WINZIP
(Versão preliminar publicada em 13/01/2011)
2008 Arquivo em formato WINZIP
(Versão preliminar publicada em 27/11/2009)
2007 Arquivo em formato WINZIP
2006 Arquivo em formato WINZIP
2005 Arquivo em formato WINZIP
2004 Arquivo em formato WINZIP
2003 Arquivo em formato WINZIP
2002 Arquivo em formato WINZIP
2001 Arquivo em formato WINZIP
2000 Parte 1
1999 Parte 1: Parte 1 Parte 2:Parte 2
1998 Parte 1:Parte 1 Parte 2:Parte 1
1997 Parte 1:Parte 1 Parte 2:Parte 1
1996 Clique aqui
1995 Clique aqui

Série Histórica por Município

 Número de Cursos, Matrículas, Concluintes, Vagas Oferecidas, Candidatos Inscritos e Ingressos – 1991 a 2010

 

3 thoughts on “Censo da Educação Superior – 2014

  1. Caro Professor Fernando Nogueira,
    Observando os censos da Educação Superior de 2011 a 2014, verifiquei que ocorreu o aumento de alunos cegos matriculados no ensino superior até 2013 (3.201 em 2011, 3.616 em 2012 e 3.943 em 2013) e que em 2014, houve uma queda considerável nos números de matrículas (1.883).
    Gostaria de saber se estes números referem-se a matrículas ativas ou matrículas de ingressantes e ainda onde posso encontrar esta informação?
    Obrigado pela atenção

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