Tempo para Ingresso em Ensino Superior após Ensino Médio

Tempo para Ingresso no Ensino Superior

Beth Koike (Valor, 11/12/15) informa que apenas 5% dos alunos que concluíram o ensino médio há quatro ou cinco anos ingressam no ensino superior. Já entre os jovens que terminaram o colégio há um ano, quase 30% vão para a universidade. Trocando em miúdos: quanto mais tempo a pessoa estiver longe dos bancos escolares menores são as chances de ir para o ensino superior.

“Considerando um período de cinco anos, até 62% dos alunos ingressaram no ensino superior. Mas 42% entram na faculdade nos dois anos seguintes à conclusão do ensino médio. Com o passar do tempo, a adesão vai diminuindo”, disse Paulo Presse, coordenador de Estudos de Mercado da Hoper, consultoria especializada em educação.

Esse levantamento faz cair por terra uma crença muito propagada no setor de educação. Até então, acreditava-se que os milhares de brasileiros que concluíram o ensino médio antes do boom das faculdades privadas – ou seja, antes dos anos 2000, quando havia poucas universidades privadas e o valor da mensalidade era elevado – e ainda não têm diploma universitários seriam potenciais alunos.Em 2011, a estimativa era que 13 milhões de pessoas se enquadravam nesse perfil e em anos mais recentes esse número caiu para cerca de 7 milhões, mas a quantia exata desse contingente nunca foi efetivamente confirmada.

O que se sabe é que uma parcela foi para os cursos de Ensino a Distância, modalidade que tem hoje 1,3 milhão de matriculados. Desse total, 41% dos alunos têm idade entre 31 e 40 anos. Já nos cursos presenciais de graduação, a idade predominante dos estudantes é de 21 anos.

Nos últimos anos, o número de ingressantes no ensino superior foi maior do que o volume de egressos do ensino médio, lembrando que nem sempre os jovens entram na universidade imediatamente após concluir o colégio. De um total de 100 alunos que terminam o segundo grau, 62 entram no ensino superior num período de até cinco anos (ver tabela).

No entanto, um cruzamento entre o número de egressos do Ensino Médio e ingressantes do Ensino Superior revela ainda que o forte crescimento verificado nas faculdades nos últimos anos por causa do Fies, financiamento estudantil do governo, não é sustentável. Isso porque o volume de concluintes do Ensino Médio cresceu em uma proporção inferior ao número de matrículas nas universidades. Em 2012, por exemplo, 2,7 milhões de jovens entraram no ensino superior, porém, neste mesmo ano, 1,8 milhão de alunos concluíram o ensino médio.

Se o Fies continuasse sendo amplamente ofertado como antes não haveria demanda suficiente daqui alguns anos porque a quantidade de egressos do ensino médio vem caindo devido à mudança no perfil dos brasileiros, que estão tendo menos filhos.

A indústria da educação passa por mudanças e precisa olhar sob essa nova ótica demográfica. No ano de 2014, havia 8,2 milhões de matriculados no Ensino Médio, no entanto, esse número era de 8,4 milhões em 2011, segundo dados do MEC.

2 thoughts on “Tempo para Ingresso em Ensino Superior após Ensino Médio

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s