Atitude: Tesão para Conquistar o Objeto de Desejo

iate

“Se você não sente prazer nos esforços do dia a dia e conta as horas para a chegada do fim de semana, é melhor rever sua atividade profissional, pois claramente não é assim que a maioria dos bilionários alcança o topo. Se a sua motivação é enriquecer para deixar de trabalhar, há grandes chances de que você esteja na estrada errada”, afirma Ricardo Geromel, em “Bilionários”.

“Para ter sucesso, é preciso se dedicar de corpo e alma durante anos ao mesmo projeto” segundo a tese central do livro de Malcom Gladwell, “Fora de Série”. Para chegar ao topo em qualquer área, são necessárias no mínimo 10 mil horas de alta dedicação em um determinado tipo de trabalho.

“Será mais fácil chegar ao topo se você trabalhar com algo que goste de fazer. Se você estiver tão enamorado com a sua profissão que tenha dificuldade em fazer alguma outra coisa, será mais fácil acumular as tais 10 mil horas. (…) se o seu compromisso com a sua paixão termina todos os dias úteis às 5 da tarde, você vai ter dificuldade em acompanhar os competidores que encontram verdadeiro prazer em suas atividades profissionais”.

Não apenas a plena dedicação ao trabalho, mas também a aversão aos gastos frívolos são pontos em comum entre a grande maioria dos bilionários. O bilionário brasileiro Marcel Telles, sócio do homem mais rico do Brasil e um dos donos do Burger King, Heinz Ketchup, cerveja Brahma, Budweiser e muitas outras marcas, é conhecido pela seguinte máxima: “custos são como unhas, temos de cortar sempre”.

“Bilionário mostra sua adoração acumulando, não gastando”. Em contrapartida, há muita gente que gosta de ostentar ou mostrar aquilo que logrou adquirir, mesmo que para manter o símbolo da ostentação precise deixar um saldo bancário beirando o negativo. O consumo suntuário não é um traço comum entre os bilionários.

Ao analisar o estilo de vida do ricaço, cairá por terra o estereótipo de que bilionário passa o dia com a suposta “vida de novo-rico”, aquele que recebe renda milionária, mas não sabe acumular capital. Lembre-se: a absoluta maioria dos bilionários passa a maior parte dos seus dias trabalhando!

Bilionário educado cria seus filhos para serem independentes de herança, construindo sua fortuna por conta própria. Filhos não devem ser vistos como objetos de despejo de suas frustrações por não ter sido “filhinho-de-papai-rico”, recompensando-os “com todos os bens materiais que não teve”… Pai ausente, filho carente. Mas não de privilégios sociais.

Valores éticos são fundamentais. A sociedade dos alpinistas sociais substitui uma ética de trabalho por uma ética de riqueza, antepondo a recompensa ao processo. Confunde privilégio com acumulação material, caráter com validação exterior. O bilionário sábio gasta a maior parte do seu tempo trabalhando e não mostra nenhum interesse em ostentar sua fortuna.

“Há 1.645 bilionários na lista da Forbes de 2014 e não são todos que mantêm um estilo de vida espartano. Obviamente, alguns bilionários adquiriram artigos de luxo excessivos e uma minoria dedica-se mais em gastar suas fortunas do que em trabalhar”, segundo Ricardo Geromel, em “Bilionários”.

“Uma explicação científica para o fato de que bilionários seguem trabalhando vem do economista Gary Becker, criador da Teoria de Alocação do Tempo, que trata basicamente do paradoxo entre trabalhar mais para ganhar mais dinheiro, porém ter menos tempo para descansar e gastar esse dinheiro. Segundo este ganhador do prêmio Nobel de Economia, “o tempo de trabalho é um produto de mercado, e sugere que quanto mais dinheiro você ganha, maior a probabilidade de você trabalhar mais. Se você não está envolvido em atividades de trabalho, então há um custo para a alternativa de se passar o tempo. Mesmo que você entenda as consequências negativas de ser viciado em trabalho, você tem a tendência de continuar, pois o custo de ‘não fazer nada’ é muito alto”.

Hoje em dia, com a opção de trabalhar de qualquer lugar e a qualquer hora, nunca foi tão fácil trabalhar tanto. Vale observar que é extremamente improvável tornar-se um bilionário sem abrir mão de outras áreas da própria vida. Em resumo, deve haver algum tipo de desequilíbrio de alocação de tempo.

“Não é impossível tornar-se bilionário partindo do zero”, essa é um falseamento de hipótese denominado de “cisne negro”: basta um para falsear a afirmação que todos os cisnes são brancos.

“Compra-se o primeiro ativo que se valoriza como pobre compra as coisas, fazendo dívida”. Dos 1.645 bilionários vivos, cerca de 66% construíram sua própria fortuna, 21% aumentaram uma fortuna considerável que receberam, e apenas 13% herdaram seus bilhões, segundo informa Geromel.

A fórmula de sucesso do bilionário típico é baseada em:

  1. clara visão de longo prazo com metas bem esclarecidas e mensuráveis,
  2. criatividade para se diferenciar,
  3. incessante busca pelo conhecimento,
  4. investimento pesado na formação de uma equipe de trabalho competente e confiável, e
  5. muito, mas muito mesmo, trabalho.

Criatividade em oferecer serviços que o diferenciam dos concorrentes faz parte do modus operandi do jovem promissor como empreendedor. Acreditar e sempre investir no próprio negócio é outra marca pessoal. Estar sempre bem informado sobre o que acontece em seu setor de atividade é fundamental. Focar a atenção e a energia em setores específicos ao invés de querer abranger toda a macroeconomia diferencia o especialista do generalista. Busca oportunidades continuamente, porém sem dispersar dinheiro. “Espalhar dinheiro” nem sempre significa diversificar riscos, depende da covariância dos rendimentos dos ativos.

Focar em montar uma equipe competente e confiável é um diferencial para alcançar o topo. Saber selecionar pessoas com potencial distinto do seu próprio e treiná-las, exaustivamente, em busca de um projeto coletivo, é coisa fácil de dizer e difícil de fazer. A tendência é selecionar só gente parecida consigo mesmo…

É o chamado viés heurístico da auto validação. Cercando-se de puxa-sacos, você só terá validação ilusória… E errará!

One thought on “Atitude: Tesão para Conquistar o Objeto de Desejo

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s