Paleta sem Cinza

 

Paleta sem CinzaSolidariedade Social: em princípio, ela se referia aos laços familiares encontrados em clãs e tribos nômades, porém, conforme cresciam as civilizações, ela passou a significar um senso de pertencimento.

Se o sentido de propósito e destino compartilhados diminui à medida que a sociedade cresce e envelhece, enfraquece-se a civilização. Quando uma sociedade torna-se vítima de uma derrota psicológica, aí sim está o fim de uma Nação.

Daí a importância de Solidariedade e Coesão Social na sociedade brasileira. Relacionam-se às ideias de Comunidade e Espírito Cívico.

Coesão: associação íntima, solidariedade entre os integrantes de um grupo.

Desinteligência: discrepância entre pontos de vista; desacordo, desentendimento; falta de amizade; hostilidade, malquerença. Enfim, falta de inteligência.

Ideologia: sistema de ideias (crenças, tradições, princípios e mitos) interdependentes, sustentadas por um grupo social de qualquer natureza ou dimensão, as quais refletem, racionalizam e defendem os próprios interesses e compromissos institucionais, sejam estes morais, religiosos, políticos ou econômicos. É o conjunto de convicções filosóficas, sociais, políticas etc. de um indivíduo ou grupo de indivíduos.

Moderação: ato ou efeito de moderar-se. Trata-se da virtude de permanecer na exata medida. Ter comedimento com o afastamento de todo e qualquer excesso. Sua antonímia é cólera, a desmoderação com a adoção de discurso de ódio.

É chamado discurso de ódio determinada mensagem que busca promover o ódio e incitação a discriminação, hostilidade e violência contra uma pessoa ou grupo em virtude de raça, religião, nacionalidade, orientação sexual, gênero, condição física ou outra característica.

Consenso: concordância ou uniformidade de opiniões, pensamentos, sentimentos, crenças etc., da maioria ou da totalidade de membros de uma coletividade. É uma das maneiras de se deliberar em assembleias, conselhos etc., que ocorre quando não há objeções ou argumentos contrários ao que se está propondo. Refere-se ao bom senso e ao senso comum.

Consenso surge quando há identidade, concordância ou uniformidade de natureza, de caracteres etc.. Com anuência e consentimento mútuo, verificado democraticamente, via respeito ao resultado de eleições, obtém-se uma sociedade harmoniosa.

3 thoughts on “Paleta sem Cinza

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s