Cabeça nas Nuvens

nuvens_formacao_processosfrente_friamovimento de ar friochuvas_convectivas[1]frente-fria-chegada

Clouds/EB-Kids jcliwea129j4 509 by 500 pixels EB Illustration/Animation Jerry Kraus April 11, 2006

cumulonimbus

A formação das nuvens é o resultado da condensação do vapor da água que está na atmosfera e se transforma em gotículas de água ou minúsculos cristais de gelo. Essa formação ou aglomerado de gotículas e cristais recebe o nome de nebulosidade.

A principal diferença entre os tipos de nuvens é a altura em que elas se formam ou onde está sua base. Essa altura varia de acordo com a posição geográfica. Por exemplo, aqui, no Brasil, as nuvens estão em uma altura diferente das que estão no Polo Norte.

 

Stratus: são as nuvens mais próximas do chão e não ultrapassam um quilômetro de distância da superfície. Quando vistas no céu, parecem um tapete. Podem dar origem ao nevoeiro, de acordo com o clima.

1-tipo-nuvem-strato

Stratocumulus: de formato arredondado, esse tipo de nuvem pode ser branco ou cinzento, e em geral parece um mosaico no céu. Quando se formam, podem causar chuva leve. Podem causar turbulência quanto atravessadas por aviões.

2-tipo-nuvem-stratocumulus

Nimbostratus: são nuvens baixas e verticais, sem formato definido, escuras e cinzentas. Também são volumosas, podendo ocultar totalmente o Sol. São as nuvens mais comuns em tempo chuvoso.

8-tipo-nuvem-nimbostratus

Cumulus: são o oposto da nimbostratus. Têm forma bem definida, coloração clara e parecem chumaços de algodão. Ver uma nuvem tipo cumulus é sinal de bom tempo, mas quando crescem muito verticalmente, podem causar temporais.

9-tipo-de-nuvem-cumulus

Altostratus: consideradas nuvens de altura média, essas nuvens são identificáveis por cobrir o sol. Geralmente são azuladas ou cinzentas e se formam por cristais de gelo ou gotículas de água muito fria.

3-tipo-nuvem-altostratus

Altocumulus: essas nuvens são as causadoras do efeito algodão que às vezes aparece no céu. Podem estar a até seis quilômetros de distância do chão. Ver este tipo de nuvem pela manhã pode ser um sinal de trovoada à tarde.

4-tipo-nuvem-altocumulus

Cirrus: estas nuvens são consideradas altas, pois sua distância média do solo é de até oito quilômetros. São feitas apenas de cristais de gelo e, por conta disso, adquirem esse aspecto enovelado. Aliás, cirrus, em grego, quer dizer cachos de cabelo, daí o nome.

5-tipo-de-nuvem-cirrus

Cirrocumulus: têm aspecto enrugado e formação parecida com as nuvens do tipo cirrus, mas são mais finas e verticais. Sua distância do solo pode atingir até doze quilômetros. Diferente das altocumulus, não formam sombras.

6-tipo-de-nuvem-cirrocumulus

Cirrostratus: estas nuvens se localizam logo abaixo das nuvens cirrus. São finas e leves, a ponto de não encobrirem o sol. Em vez disso, quando estão em frente ao Sol, formam esse efeito:

7-tipo-de-nuvem-cirrostratus

Cumulonimbus: são as nuvens de trovoadas e tempestades, uma versão maior das cumulus. São densas, esbranquiçadas e se formam quando surgem as frentes frias. São facilmente identificáveis por seu formato de bigorna e, por serem altas, são sempre visíveis da janela do avião.

10-tipo-de-nuvem-cumulonimbus

Aprecie a arte de ver nuvens! É de graça! E a “cabeça-nas-nuvens” leva à reflexão a respeito da insignificância humana face à Natureza…

dano em avião estrago em avião cb3

Fonte:

http://www.blogbirutagaivota.com.br/enciclopedia-biruta/voce-sabe-ler-nuvens/

http://www.infoescola.com/meteorologia/tipos-de-nuvens/

http://super.abril.com.br/galerias-fotos/10-tipos-nuvens-735063.shtml#0

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s