ECO 200 – Macroeconomia

UnicampCurso de Especialização em Economia Financeira

Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas

Maiores Informações: Secretaria de Extensão (das 09h00 às 21h00)  Fone: (019) 3521-5709 / 3521-5834
E-mail: extensao@eco.unicamp.br :http://www.eco.unicamp.br

Macroeconomia – carga horária: 30 horas

Prof. Titular Fernando Nogueira da Costa

OBJETIVO:

O objetivo geral do curso é mostrar como o conhecimento multidisciplinar possibilita uma melhor análise para as diversas tomadas de decisão econômico-financeira, no nosso cotidiano, sistematizando o conhecimento genérico do cidadão e socializando o conhecimento específico do economista. O primeiro objetivo parcial é examinar microfundamentos da macroeconomia através das teorias das decisões básicas dos agentes econômicos ou das firmas. O segundo objetivo parcial é examinar macrofundamentos da microeconomia através das teorias dos principais problemas resultantes sistêmicos (inflação, desemprego, ciclo econômico e crise cambial) e das relações internacionais entre as decisões de políticas macroeconômicas, em economia aberta. Portanto, diversas disciplinas (economia monetária, microeconomia, macroeconomia e economia internacional) serão apresentadas de maneira integrada ou articuladas entre si.

PROGRAMA E BIBLIOGRAFIA:

O programa seguirá a ordem de apresentação do livro Economia em 10 Lições (São Paulo, Makron Books, 2000), cuja autoria é do professor do curso. As dez aulas propiciarão uma leitura dirigida, com foco nas respostas das seguintes perguntas-chave.

Leia também23 Coisas que não nos Contaram sobre o Capitalismo – Ha-Joon Chang

25/04/16 – Primeira Lição Decisão de estudar Economia: Por que devo estudar Economia? Como estudar Economia?

Primeira Lição – Metodologia de Conhecimento de Economia

Para Conhecimento de Economia

Decisões Microeconômicas e Resultantes Macroeconômicas

Fernando Nogueira da Costa Economia em 10 Lições Sumário e Prefácio

Economia em 10 Lições: Introdução

Economia em 10 Lições: Primeira Lição

Escolas de Pensamento Econômico

Parte I – Preços e Moeda

02/05/16 – Segunda Lição – Decisão de Enriquecer: O que foi a acumulação primitiva? O que é a acumulação de capital humano? Como acumular capital para investir?

Segunda Lição – Decisão de Enriquecer

Economia em 10 Lições: Segunda Lição

09/05/16 – Terceira LiçãoMercado de Ativos e Nível dos Preços: Por que há inflação corrente e deflação de ativos (crise financeira)?

Terceira Lição – Inflação e Deflação de Ativos

Economia em 10 Lições: Terceira Lição

Parte II – Produção e Emprego

16/05/16 – Quarta Lição – Decisão de produzir:    Quais são os fundamentos teóricos das Contas Nacionais modernas e os determinantes da produtividade?

Quarta Lição – Decisão de Produzir

Economia em 10 Lições: Quarta Lição

23/05/16 – Quinta Lição – Nível de Emprego e Mercado de Trabalho: Como se explica o desemprego e a determinação do salário?

Quinta Lição – Mercado de Trabalho e Desemprego

Economia em 10 Lições: Quinta Lição

Parte III: Gastos, Ciclo, Tendência e Desenvolvimento Econômico

30/05/16 – Sexta Lição – Decisão de gastar: Quais são os determinantes do ciclo de investimentos?

Sexta Lição – Decisão de Gastar

Economia em 10 Lições: Sexta Lição

06/06/16 – Sétima Lição – Desenvolvimento Econômico: Como se classificam as teorias do desenvolvimento? Qual é o pensamento estruturalista sobre o desenvolvimento?

Sétima Lição – Desenvolvimento Econômico

Economia em 10 Lições: Sétima Lição

População Humana ao Longo do Tempo

Parte IV: Relações Internacionais e Política Econômica

13/06/16 – Oitava Lição – Mercado de Câmbio e Balanço de Pagamentos: Quais são os fatores determinantes da taxa de câmbio e do balanço de pagamentos? O que é um “ataque especulativo”? Qual é a diferença para a “bolha especulativa”?

Oitava Lição – Fundamentos determinantes do câmbio e balanço de pagamentos

Economia em 10 Lições: Oitava Lição

20/06/16 – Nona Lição – Decisões de Políticas Macroeconômicas em Economia Aberta: Como combinar a política monetária, a política fiscal, os regimes cambiais e os controles do capital? Como utilizar o Modelo IS-LM-BP para análise do ajustamento da economia em regime de câmbio fixo, enfrentamento de dilemas de política econômica e recurso ao câmbio flexível?

Nona Lição – Regulação Econômica em Macroeconomia Aberta

Economia em 10 Lições: Nona Lição

27/06/16 – Décima Aula – Avaliação: apresentação escrita e oral de resenha analisando o que aprendeu no Curso e relacionando-o com as leituras recomendadas.

As questões-chave são:

  1. ESTADO DA ARTE: Qual era o seu conhecimento sobre Macroeconomia antes do curso?
  2. RESUMO DO CURSO: Descrição sumária do curso com sinopse(s) do(s) tema(s) principal (is).
  3. AVANÇO: Quais foram as lições econômicas aprendidas que avançaram em relação ao seu conhecimento prévio?
  4. CONTRIBUIÇÃO PESSOAL: Qual é sua avaliação do curso? Por que?

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s