10 Opções de Aplicativos de Comunicação

WhatsApp

Mais um “golpe do Poder Judiciário” no Brasil: desta vez mandou as operadoras de telefonia fixa e móvel bloquearem o serviço de mensagens instantâneas WhatsApp em todo o país por 72 horas. A medida começará a valer a partir das 14h desta segunda-feira (2 de maio de 2016). A decisão, de 26 de abril, é do juiz Marcel Montalvão, da comarca de Lagarto (SE). Onde?!😦

O arbítrio prejudicial à população é do mesmo juiz que, em março de 2016, mandou prender o vice-presidente do Facebook para a América Latina. Na época, a decisão ocorreu após a empresa não colaborar com investigações da Polícia Federal a respeito de conversas no WhatsApp em processo de tráfico de drogas. Para ser juiz não necessita, no mínimo, ter bom senso?!

Abaixo o UOL lista alternativas ao WhatsApp, mas que não possuem o “efeito rede” na mesma dimensão:

Viber

www.viber.com/pt/
O aplicativo permite troca de mensagens, vídeos e imagens em uma plataforma simples e intuitiva. A principal vantagem do app é a possibilidade de fazer chamadas de áudio e vídeo com qualidade de som HD. No entanto, as ligações ficam à mercê de boas conexões com a internet.

Hangouts
www.google.com/hangouts/

O programa dá ao usuário a opção de bater papo pela rede social Google+ e recentemente adicionou o serviço de trocar de SMS. Ele está disponível para Android, IOS e computadores, mas só é possível trocar mensagens com usuários do Google.

Skype
www.skype.com/pt-br/

Apesar de ter grande foco em chamadas de vídeo, o aplicativo é uma excelente opção para conversar por texto. Com a possibilidade de trocar mensagens individuais ou em grupo, o Skype só peca no excesso de propagandas em sua interface.

KaKaoTalk
www.kakao.com/talk
No aplicativo é possível trocar mensagens de texto, voz, imagens, nota de áudio, compartilhar eventos e contatos. O programa sincroniza os números da agenda telefônica do usuário e os adiciona automaticamente a lista do app, porém ele não é muito popular o Brasil.

Line
line.me/pt-BR
O software concede a oportunidade de trocar mensagens de voz e de texto, essa ultima com simpáticos stickers exclusivos. O diferencial em relação aos outros aplicativos é a plataforma QR-Code acoplada ao app. Um ponto negativo é o fato de ele não mostrar quando um amigo está on-line.

Kik Messenger
www.kik.com

O app oferece troca de mensagens de texto, voz e imagens instantaneamente. Versátil e acessível, ele está disponível para Android, IOS, Windows Phone, Symbian e Blackberry. No entanto, não é possível fazer chamadas de voz ou vídeo conferência com o programa.

WeChat
www.wechat.com/pt/

Além da trocar mensagens de texto, imagens, chamadas de voz e de vídeo, é possível passar o tempo com jogos disponíveis na plataforma. Boa pedida para quem quer conhecer gente nova, o programa tem a função “Olhar ao Redor”, que localiza pessoas próximas. Apesar da plataforma leve, ele pode travar durante as chamadas.

GroupMe
https://groupme.com/


Facebook Messenger

Este é o aplicativo para quem curte juntar os amigos em uma grande conversa. Ele sincroniza contatos da agenda para ajudar o usuário a criar grupos. Por meio dele não é possível abrir um bate-papo individual.

O comunicador instantâneo está diretamente ligado ao Facebook, mesmo sendo um app a parte. Por ele é possível trocar mensagens de texto, voz e emoticons divertidos, no entanto só é possível conversar com pessoas que tenham conta na rede social. Versões para Android (http://goo.gl/2BBla1 ), iOS (http://goo.gl/f7KSUU ) e WindowsPhone (http://goo.gl/TlnEv3 )

Telegram
telegram.org/
Com uma interface bastante agradável, o app disponibiliza funções de troca de mensagens de texto, imagens e vídeos. O grande diferencial da plataforma é a possibilidade de enviar documentos em doc, pdf e vários outros formatos. O ponto negativo é que as pessoas ainda não o aderiram em grande escala no país.

4 thoughts on “10 Opções de Aplicativos de Comunicação

  1. Professor, qual sua opinião sobre atitudes deste tipo – bloqueio de aplicativos e afins com justificativa de não colaborarem com investigações criminais – por parte do judiciário?

    1. Prezado Ranielli,
      como diria um economista: o custo/benefício para a sociedade é muito alto!

      Em nome de combate a criminosos locais se bloqueia todo um sistema de comunicação da sociedade, cujo ônus para muitas pessoas poderá ser muito maior do que o benefício da prisão de um delinquente. Antes do WhatsApp e assemelhados não se combatia o crime via infiltração nas quadrilhas e outros recursos?

      Ficou muito fácil juiz de qualquer comarca se apoderar do direito de invadir a privacidade sob qualquer suspeita, não?
      att.

  2. Professor, é verdade.

    Lembrei de uma aula de direito que tive, onde meu professor falou uma coisa interessante: o direito coletivo sempre deve prevalecer em relação ao direito individual; no caso, é direito coletivo utilizar o aplicativo e o judiciário está “podando” com a justificativa de prender delinquentes…também não acho justo.

    Abraço!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s