Ranking Universitário Folha 2016

ranking-de-universidades-2016

Pela primeira vez desde que o RUF (Ranking Universitário Folha) foi criado, a USP perde a liderança na lista de universidades brasileiras e também na de cursos.

O ranking, que existe há cinco anos, classifica nesta edição 195 universidades, identificadas por Estado, natureza administrativa, tamanho e idade. O caderno da Folha de S.Paulo (19/09/2016) traz também 40 rankings das instituições de ensino superior com os cursos de maior demanda nacional, como por exemplo Medicina e Design.

Com 97,46 pontos – 0,43 a mais que a USP –, a UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro) ultrapassa a estadual paulista na avaliação de universidades.

O RUF é calculado a partir de cinco indicadores: pesquisa, ensino, mercado, inovação e internacionalização.

É a USP que lidera o indicador que avalia a qualidade da pesquisa científica das universidades no RUF, seguida da Unicamp e da UFRJ.

A USP zera em um dos componentes do indicador do ensino que vale dois pontos, e que se baseia na nota do Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes). A universidade não participa da prova. Se tivesse a mesma nota da UFRJ (3,17) no Enade, a USP voltaria ao topo do ranking.

A USP também perdeu a liderança nos rankings de cursos do RUF. Ocupa o 1º lugar em nove carreiras, como jornalismo e relações internacionais – contra 29 em 2015.

A Unicamp é campeã nos rankings de cursos, à frente de 14 deles, entre os quais o de Economia (abaixo).

“Os cães ladram, a caravana passa… Su. Sorry, periferia. Ademã, que eu vou em frente!”

ranking-de-economia-2016

 

unicamp-ruf-2016

3 thoughts on “Ranking Universitário Folha 2016

  1. Saudações: Caro Professor Fernando! Observo como seu assíduo Leitor a sua Contribuição Diferenciada para a Posição no Ranking em que se encontra a UNICAMP. Sendo um Profissional de Altíssimo Destaque na suas Múltiplas Atuações, seja como Professor, Executivo, Escritor, Parecerista, Consultor, Economista, “Owner” de Notável Blog e muitas Outras Atividades de Destaque, não há como deixar de constatar este Fato. Na minha opinião, isto é um Reconhecimento pelo seu Trabalho manifestado por Diversas Formas e um estímulo diante do Cenário distorcido pelo qual o “Quarto Poder” (a Mídia Dominante, já muito bem decifrada nas Postagens do seu Blog) insiste em desqualificar a Universidade Pública, sobretudo àquelas onde se Estudam Conteúdos com características associadas à Política de Centro-Esquerda ou Intervencionista/Desenvolvimentista. Creio ser uma Fase de muita Esperança, pois precisamos exercitar os Diagnósticos/Soluções corretas para contribuir para uma Trajetória efetiva visando a Recuperação do Estado-Nação Brasileiro, isto também tem sido muito bem exercido por Você, nas Diversificadas Matérias divulgadas no seu Blog. Por tudo isso, Parabenizo-lhe pela sua Contribuição para o Brasil, sendo uma Referência para Todos Nós, numa Situação em que carecemos no Nosso País de Indivíduos comprometidos com a Evolução do Estado Brasileiro.

  2. Eu também lhe sou muito Grato, Fernando – pelas suas Profícuas Contribuições, sobretudo via s/ Blog!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s