Márcio Pochmann para Prefeito de Campinas, Fernando Haddad em São Paulo

marcio_pochmann

Marcio Pochmann é meu colega, ex-aluno e amigo. É Professor Titular do Instituto de Economia e do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É casado e pai de dois filhos.

Marcio nasceu em 1962, na cidade gaúcha de Venâncio Aires, região central do Estado, a 130 km de Porto Alegre. Filho de Clyde Pochmann e de Lilian Pochmann, formou-se em Economia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em 1984. Entre 1985 e 1988 concluiu sua pós-graduação em Ciências Políticas e foi supervisor do Escritório Regional do Departamento Intersindical de Estatísticas e Estudos Socioeconômicos (Dieese) no Distrito Federal, além de docente na Universidade Católica de Brasília.

Em 1989, mudou-se para o Estado de São Paulo, onde iniciou seu doutorado (e foi meu aluno), concluído em 1993, em Ciência Econômica na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), tornando-se pesquisador do Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (Cesit), do qual seria diretor-executivo anos mais tarde, assim como membro do corpo docente da Unicamp.

Foi ainda pesquisador visitante em universidades da França, Itália e Inglaterra, com pós-doutorado nos temas de relações de trabalho e políticas para juventude. Também atuou como consultor no Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e no Dieese, entre outras instituições nacionais. No plano internacional, foi consultor em diferentes organismos multilaterais das Nações Unidas, como a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) e a Comissão Econômica para a América Latina e o Caribe (Cepal), entre outras.

No período de 2001 a 2004, em São Paulo, Pochmann dirigiu a Secretaria Municipal do Desenvolvimento, Trabalho e Solidariedade durante o governo da prefeita Marta Suplicy. A partir de 2007, passou a exercer a presidência do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), em Brasília, cujo comando deixou este ano para retornar a Campinas e candidatar a Prefeito em 2012. Foi bem votado, perdendo no segundo turno por pouca margem de votos.

Desde então, exerceu as funções de Presidente da Fundação Perseu Abramo, pesquisador no Centro de Estudos Sindicais e de Economia do Trabalho (CESIT) e Professor Titular no Instituto de Economia da Universidade Estadual de Campinas iniciadas em 1989. Atualmente tem 49 livros publicados na condição de autor e coautor nas áreas de economia, sociedade e políticas públicas em diversas editoras.

É meu candidato a Prefeito de Campinas. Recomendo, fortemente, o voto nele.

Quem votar em São Paulo, sugiro votar em Fernando Haddad, em defesa das conquistas sociais ocorridas em seu mandato!

Leia maisPor que Haddad deve ganhar e ACM Neto não (por Marcos Villas Boas)

fernando-haddad

Ambos possuem o mesmo perfil de professores universitários (sábios intelectuais), éticos e honestos que combatem do lado dos trabalhadores formais e informais.

Se você não tem um candidato a vereador em Campinas, conheci, votarei e portanto sugiro votar em:

Pedro Tourinho (13001):

Tourinho não é mais uma promessa e já mostrou seu valor como vereador em Campinas. Ele é uma presença constante em várias reuniões comunitárias, que asseguraram seu conhecimento direto dos problemas dos bairros de Campinas. Por isso, lidera a oposição contra a Lei de Uso e Ocupação do Solo e o Plano Diretor propostos pelo atual prefeito, que sinalizam para a verticalização indiscriminada, o desequilíbrio ecológico e o caos da mobilidade. Também liderou a fiscalização pública nos conhecidos casos da licitação da merenda escolar, superfaturamento no transporte público e direcionamento de gastos com publicidade.

E para garantir o Direito à Educação Pública, lutou:

– Para a instalação de campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP) em Campinas, no Centro de Tecnologia da Informação (CTI) Renato Archer e no Campo Grande;
– Contra o fechamento de diversas salas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Município;
– Para que mais de 7 mil crianças, de 0 a 3 anos, tenham vagas nas creches;
– Para denunciar o descaso do Prefeito que levou à paralisação das atividades de escolas e creches por falta de serviços de limpeza e vigilância;
– Contra a “emenda da opressão”, proposta por um vereador da base aliada do Prefeito, a qual visava proibir discussões de gêneros e orientação sexual nas escolas da rede municipal.

Para ampliar o Direito à Saúde Pública, lutou:

– Pela vinda de mais 66 médicos cubanos do Programa Mais Médicos para Campinas, proporcionando a centenas de pessoas acesso à assistência médica;
– Pela humanização do parto, tendo aprovado um projeto de lei, de sua autoria, que garante às mulheres serem acompanhadas por doulas durante o parto e pós-parto em hospitais e maternidades;
– Contra a medicalização, ao ter aprovado um projeto de lei, de sua autoria, que criou o Dia Municipal de Luta Contra a Medicalização da Educação e da Sociedade de Campinas, comemorado no dia 11 de novembro;
– Contra o descaso do Prefeito em não recompor o quadro de profissionais da saúde, responsáveis pelo combate a epidemias, o que levou Campinas a figurar com os maiores números de casos de dengue do País nos anos de 2013 e 2014.

Tourinho continuará lutando pela saúde pública, pela ampliação do número de creches e salas de aula, pela valorização dos profissionais da educação, pela melhoria da mobilidade urbana e pela fiscalização do poder público. Assim, peço sua confiança e seu voto nele.

pedro-tourinho

1 thoughts on “Márcio Pochmann para Prefeito de Campinas, Fernando Haddad em São Paulo

  1. Certamente se morasse em qualquer das duas cidades votaria nestes dois intelectuais. Pochmann e Haddad, possuem perfil para serem representantes do povo brasileiro. Vou compartilhar em minha pagina do Facebook recomendação de voto, pois tenho muitos amigos nestas cidades. Abraço.

Deixe um comentário