Tecnologia em Sala-de-Aula

classroom-teacher

Finalmente, depois de 31 anos como docente, descobri que a UNICAMP possui um Laboratório de Novas Tecnologias Aplicadas à EducaçãoLANTEC. Descobri também o Espaço de Apoio ao Ensino e Aprendizagem (EA)², um órgão subordinado à Pró-Reitoria de Graduação que oferece serviços de apoio didático e pedagógico a docentes da Universidade Estadual de Campinas: http://www.ea2.unicamp.br

Dentre suas atividades prioritárias estão:

  • Organização de atividades voltadas para a qualificação do ensino e do aprendizado;
  • Realização do Programa de Avaliação da Graduação (PAG), projeto que visa apresentar semestralmente os dados relativos ao ensino de graduação, assim como oferecer ações contínuas que permitam valorizar as aprendizagens e a docência na graduação;
  • Promover e divulgar eventos nas áreas de educação, ensino, pedagogia e avaliação do ensino superior;
  • Oferecer apoio e serviços que auxiliem docentes no constante aprimoramento de sua atividade de ensino;
  • Oferecer auxilio acadêmico-administrativo para ações que visem captar recursos e investimentos para inovações e aprimoramento no ensino de graduação.

Diego Maia e Everton Lopes Batista (FSP, 11/09/16) afirmam que “tecnologia na escola é inevitável. O aluno já está imerso na vida digital fora da sala. O desafio é usar a ferramenta de forma a fazer sentido para o professor, a criança e o conhecimento, sem ceder ao fetiche que dispositivos eletrônicos despertam, dizem educadores”.

O movimento “high-tech faz escolas substituírem cadernos por telas sensíveis ao toque e estimularem a interação com robôs. Por outro lado, não faltam instituições fiéis a métodos de ensino tradicionais, que se mantêm distantes desses recursos.

Por exemplo, um aplicativo para tablet pode auxiliar na alfabetização. Na tela, o professor acompanha em tempo real os avanços de cada aluno. Isso permite que ele identifique onde estão as dificuldades e preste atendimento personalizado.

Os tablets também servem para controlar o robô Dash, parceiro da turma no início do ensino fundamental. Desenvolvido pela empresa norte-americana Wonder Workshop, ele ensina programação básica aos estudantes.

vlcsnap-2014-06-15

A escola usa o Canvas, plataforma on-line onde são disponibilizados os materiais de cada disciplina, como textos e questionários. Pelo aplicativo de celular, o aluno pode se conectar à escola o dia todo e acessar as atividades propostas pelos professores de qualquer lugar. Mais ou menos como o executivo de uma empresa, plugado no trabalho esteja onde estiver…

Resultado: as crianças ficam mais sobrecarregadas. O ideal é deixá-las mais livres até os sete anos. A partir daí, as primeiras cobranças podem aparecer.

Na escola de educação infantil, longe de tablets e internet, crianças aprendem a ler e a escrever interagindo com animais, fazendo seus brinquedos e se sujando na terra.

Nessa escola, salas de aula tradicionais não existem. É no quintal tomado por árvores frutíferas que elas são estimuladas a desenvolver a cognição.

Desse jeito a criança ganha com mais facilidade as capacidades de criar e se readaptar em qualquer circunstância, de acordo com o método que privilegia a brincadeira.

Já o Colégio Visconde de Porto Seguro, no Morumbi, tem há um ano o selo “Apple Distinguished School” (escola notável da Apple, em tradução livre), dado a instituições que usam com excelência as ferramentas da marca para fins pedagógicos.

O espaço de criação digital da escola tem uma impressora 3D onde alunos podem, por exemplo, imprimir um feudo medieval após uma aula de história sobre o tema.

No Colégio Santa Maria, alunos do terceiro ano do fundamental aprendem planejamento urbano jogando a versão para tablet de “SimCity“. Duplas administram cidades e passam a gestão para outros alunos na aula seguinte.

Não se usa a tecnologia para fazer o que pode ser feito no papel. Quer que o aluno produza coisas novas.

Leia mais:

Com telas e robôs ou lousa e giz, o importante é a qualidade do ensino

Vamos falar sério sobre a Wikipedia

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s