Especificidades da Transição Demográfica no Brasil

populacao-1872-2010 taxa-media-geometrica-de-crescimento-anual-da-populacao

População do Brasil206.568.867 (confira no link na coluna à esquerda: População Brasileira em Tempo Real) – Obs.: População brasileira às 10:34:15 de 16/10/2016

O IBGE lançou, no dia 14/10/2016, o livro “Relações entre as alterações históricas na dinâmica demográfica brasileira, políticas públicas e impactos futuros decorrentes do processo de envelhecimento da população”, do demógrafo Celso Simões.

A publicação analisa as transformações históricas ocorridas no padrão demográfico do país, com redução na taxa de crescimento populacional, diminuição do número de crianças e adolescentes e aumento da população em idade ativa e do total de idosos.

A publicação pode ser acessada aqui.

O texto trata de temas relacionados às especificidades da transição demográfica no Brasil, comparando-as com as concepções e trajetórias de países mais desenvolvidos, onde esse processo teve início há mais tempo.

Além disso, apresenta um quadro geral explicativo sobre o processo demográfico brasileiro ao longo do século XX, destacando as principais transformações socioeconômicas, o processo de urbanização e as políticas públicas relacionadas às tendências observadas.

O livro traz ainda um histórico das componentes da dinâmica demográfica (natalidade e mortalidade), da esperança de vida ao nascer, a evolução das taxas de mortalidade infantil e fecundidade e desdobramentos das mudanças observadas sobre as estruturas etárias.

Por fim, procura discutir a formulação de políticas públicas orientadas a grupos populacionais específicos, particularmente o constituído por idosos, cuja tendência é de crescimento contínuo dentro da estrutura populacional.

As análises realizadas possibilitam uma melhor compreensão das transformações pelas quais a população brasileira vem passando. Nesse sentido, sua leitura torna-se indispensável para os interessados em um dos fenômenos mais instigantes da sociedade brasileira atual.

O autor Celso Simões possui mestrado pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional (IPPUR) e Doutorado em Demografia pelo Centro de Desenvolvimento e Planejamento Regional (CEDEPLAR/UFMG). É autor de trabalhos na área da saúde, com ênfase na saúde infantil, mortalidade, fecundidade e migrações. Em 2002 recebeu o Prêmio João Yunes, concedido pelo Ministério da Saúde, em reconhecimento à contribuição de seus trabalhos para a redução da mortalidade infantil no país.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s