Comprar um imóvel para moradia ou como investimento?

imoveis-e-dinheiroPaula Sauer, CFP, respondeu (Valor, 17/10/16) à dúvida a respeito de comprar um imóvel para moradia ou  como investimento. Tentei “melhorar”, didaticamente, a resposta.

Aspectos diferentes costumam ser observados quando estamos negociando um imóvel para morar ou investir. Financeiramente falando, devemos considerar que vivemos em um país com uma das maiores taxas de juros do mundo e, para o investidor, essa característica da nossa economia é bastante favorável. Temos possibilidades de fazer aplicações financeiras consideradas conservadoras, de baixo risco, alta liquidez e com taxa de rentabilidade atraente se comparada a outros países.

O valor da memória afetiva em relação à moradia, durante muitos anos da vida, é inestimável, mas lembre-se, somente para o morador! Não aumenta em um centavo o valor na hora da venda. É o que se chama na Psicologia Econômica de “Efeito Dotação” — o que é nosso vale mais do que o equivalente de outro possuidor. É por isso que o preço de mercado e o preço atribuído pelo proprietário são tão diferentes.

Por outro lado, de um imóvel para investimento espera-se valorização e que a rentabilidade de seu aluguel supere a rentabilidade de outros investimentos, ou seja, o custo de oportunidade. Não se deve investir toda reserva financeira em um único imóvel, mas se a capacidade financeira permite que imóveis também façam parte do portfólio de investimentos, diversificar é interessante.

fundos-imobiliarios-1

Tenha em mente que:

1) Imóveis não têm liquidez imediata e, caso se tenha urgência na venda, possivelmente será necessário diminuir o preço de oferta;

2) Se o intuito é comprar o imóvel para alugar e viver de renda, leve em conta a possibilidade de inadimplência, e que se o imóvel ficar sem inquilino (“vacância”), o proprietário terá de arcar com os impostos, manutenção e condomínio;

3) Imóvel residencial ou comercial? Empresários querem se firmar em um local, se tornar referência e, claro, atrair e fidelizar muitos clientes, certo? Para isso, é importante um ambiente aprazível. Em tese, esse imóvel será bem cuidado e o inquilino terá a intenção de se manter seu inquilino por bastante tempo, e isso é positivo;

4) O imóvel que você pretende comprar pode ser a garantia de uma dívida do proprietário atual. Dessa forma, certifique-se de que não há nenhum impedimento legal. A documentação do imóvel, assim como do atual proprietário, precisa estar impecável para a efetivação do negócio.

Além da depreciação, imóveis têm risco de valorização e de desvalorização.

Uma boa estratégia antes da aquisição de um imóvel é buscar o plano piloto de seu município — documento público (muitas vezes encontrado no site da prefeitura) onde pode-se verificar obras governamentais previstas por regiões, como metrô, linhas expressas, estádios esportivos etc. Essas obras podem mudar o preço da região do dia para noite.

Avalie não só pela ótica financeira, mas também de qualidade de vida. Caso opte pela compra do imóvel:

  1. certifique-se de manter uma boa reserva financeira para emergências no curto prazo,
  2. continue investindo com disciplina em planos de médio prazo e em uma reserva para aposentadoria no longo prazo — desta não se tem como fugir.

Um planejador financeiro pode ser um bom aliado, pois esta é uma decisão relevante e com muitas variáveis que devem ser avaliadas cuidadosamente. Mas, em última instância, como em todas as decisões de pessoas autônomas, isto é, que possuem maturidade para criar as próprias regras e arcar com as consequências, é uma decisão de responsabilidade pessoal e intransferível para terceiros!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s