Vossos Velhos

vossos-velhos-xilogravura-de-julia-contreirasVossos Velhos” é uma coletânea de vinte e três narrativas, a maioria contos, sobre um tema universal: velhice — a minha, a tua, a dele(a), as nossas, as vossas… Nasceu a partir da vivência com a Doença de Alzheimer da mãe de Dayse Torres. Aos poucos, essa empatia tomou outras feições, e tornou-se um registro de ficção, para dar voz a personagens e mostrar distintas formas de vida na velhice.

“Busquei registros em obras de ficção e realidade (…). Encontrei a singularidade de cada história, assim como acontece quando nos referimos a crianças, jovens ou adultos. Resguardei os escritos sobre minha mãe. Personagens começaram a ganhar vida. Gritavam de dentro para fora de mim, me desafiando com suas histórias. Me embrenhei em um pomar de palavras maduras para contá-las. Colhi as que couberam em minhas mãos. Restaram muitas, para alimento de passarinhos.”

Apresentação de Marcelino Freire, escritor:

“Gosto da velhice. Na literatura, explico. De quem coloca o olhar literário a serviço do tempo. E com que precisão e sentimento. É o caso dos contos de Dayse Torres. Em seu maduro livro de estreia. Esse agudo e adulto ‘Vossos Velhos’. Modernamente lírico. Cheio de poesia pelas margens e precipícios – em todos os espaços e respiros e linhas de cada uma das narrativas. Altivas e necessárias. Coisa rara de se ler. Para se guardar na memória. Não importa a idade que se tenha. Pode crer.”

O livro Vossos Velhos de minha companheira, Dayse Torres, será lançado na Balada Literária desta semana em São Paulo: http://baladaliteraria.com.br/ 

Com edição independente, é uma obra de arte literária e gráfica, com expressivas xilogravuras de Julia Contreiras (veja acima uma delas), e tiragem de apenas 200 exemplares. Vá à Balada e garanta a aquisição do seu!

livros-da-dayse

lanc%cc%a7amento-do-livro enderec%cc%a7os-da-baladaSérgio Vaz será o homenageado da Balada Literária — http://baladaliteraria.com.br/ — nesse ano.

http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2016/11/21/nao-e-dinheiro-que-falta-na-periferia-diz-criador-de-sarau-literario-em-sp.htm

 

Da Geração Baby-Boom às Gerações X, Y, Z, Millenium: Vossos Velhos

razao-de-dependencia-e-indice-de-envelhecimento-1940-2050 Envelhecimento Populacional Envelhecimento da População  projecao-da-populacao

3 thoughts on “Vossos Velhos

  1. Para celebrar a temática do livro, compartilho uma passagem:

    Da velhice

    Exatamente como as maçãs, que, quando verdes, dificilmente se desprendem da haste, mas depois de maduras e doces caem por si mesmas, assim a morte, para os jovens, chega como resultado de uma violência, ao passo que para os velhos é apenas a conseqüência do amadurecimento. Para mim, na verdade, a ideia desse “amadurecimento” para a morte é tão agradável que, quanto mais dela me aproprio, mais me sinto como alguém que, após longa viagem, avista finalmente a terra e está prestes a ancorar em seu porto seguro.
    ( Escrito por Cícero em 63 a.C.)

    Sucesso a Vossos Velhos!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s