Contas de Resultados dos Bancos

balanc%cc%a7o-de-resultados-dos-6-maiores-bancos-2014-2009É útil conhecer também a variação sofrida, em sucessivos períodos, pelos elementos que formam o patrimônio dos bancos. Para tanto, o comum é calcular-se um índice de base fixa (igual a 100), para o período inicial, sendo os demais calculados em relação a ele.

Define-se os índices como indicações numéricas das gradações de um fenômeno, relacionadas com seu número básico inicial. Qualquer número só tem valor quando comparado com outro, pois isoladamente não fornece elementos de julgamento.

Comparações entre componentes de diferentes conjuntos patrimoniais e de variações patrimoniais permitem a determinação de coeficientes-padrão. O coeficiente-padrão é aquele que com maior frequência se apresenta nos balanços de empresas do mesmo ramo de atividade.

A classificação geral de cada instituição financeira nos rankings publicados por revistas especializadas, geralmente, considera variáveis que refletem:

  1. a representatividade global de cada banco (ativo total),
  2. a dimensão de seu capital próprio (patrimônio líquido) e
  3. o seu resultado no exercício considerado (lucro líquido).

Discriminam a composição por origem de capital:

  1. bancos estatais,
  2. privados nacionais e
  3. estrangeiros.

Com base nos dados coletados para a elaboração desses rankings de bancos, destacam, ainda, o comportamento do setor  em relação a três outras variáveis consideradas relevantes:

  1. os depósitos totais,
  2. a receita operacional líquida  e
  3. o capital de giro próprio.

As duas primeiras variáveis estão fortemente correlacionadas com a dimensão dos bancos. No entanto, a receita operacional líquida reflete não só o tamanho do banco, mas também seu desempenho mercadológico, guardando certa relação com a variável lucro líquido, que incorpora uma dimensão mais ampla do desempenho dos bancos.

Finalmente, o capital de giro próprio, que representa a diferença entre o patrimônio líquido e o ativo permanente, reflete o volume de capital próprio que está sendo direcionado para as operações ativas do banco. Por outro prisma, mostra o volume de recursos de terceiros que está sendo direcionado para cobrir investimentos em ativo permanente ou empresas controladas e coligadas.

Um valor negativo para o capital de giro próprio significa que o banco está financiando com capital de terceiros seus investimentos menos líquidos em ativo permanente ou empresas controladas e coligadas. No curto prazo, este tipo de comportamento pode estar vinculado a processos de expansão e automação dos bancos, representando uma alavancagem operacional. No longo prazo, no entanto, o mesmo tipo de comportamento pode ser reflexo de um desajustamento estrutural.

Outra metodologia de pesquisa visa classificar os principais bancos brasileiros exclusivamente por um critério de porte que toma como indicador o ativo total. Com o intuito de captar a segmentação existente no setor, os bancos analisados são divididos em três grupos, de acordo com a participação de seus ativos totais no ativo total consolidado da amostra.

  • O grupo 1 engloba bancos de maior porte, p. ex., que respondem isoladamente por mais de 2% do ativo total consolidado de todas as instituições financeiras participantes.
  • O grupo 2 engloba os bancos cujos ativos totais representam, p. ex., entre 0,2% e 2% do total da amostra.
  • O grupo 3 engloba os bancos de menor porte, neste exemplo, com ativos totais inferiores a 0,2% do total da amostra.

Há forte característica de concentração bancária, refletida nas tabelas que acompanham esta série de posts.

Continua em próximo post.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s