SIDRA (Sistema IBGE de Recuperação Automática)

O IBGE lançou oficialmente, no dia 06/12/2016, durante a 3ª Conferência Nacional de Produtores e Usuários de Informações Estatísticas, Geográficas e Ambientais (INFOPLAN), a nova versão do SIDRA (Sistema IBGE de Recuperação Automática), uma ferramenta digital que pode ser acessada em qualquer navegador de internet e permite consultar, de forma simples e rápida, dados de estudos e pesquisas realizados pelo Instituto. A nova interface oferece acesso amigável em qualquer plataforma, seja celular, tablet ou computador. A interação é bastante visual e intuitiva, com informações e funcionalidades sendo encontradas facilmente.

O acesso ao website do SIDRA é feito pelo endereço http://sidra.ibge.gov.br. A aplicação também dispõe de uma API (Interface de Programação de Aplicação), que permite a extração dos dados utilizando programas e aplicativos web, pelo endereço http://api.sidra.ibge.gov.br.

O SIDRA permite consultar informações de todos os indicadores econômicos conjunturais (como os de trabalho e rendimento, inflação, indústria, comércio, serviços, agropecuária e o PIB) e suas séries históricas. Também dá acesso aos resultados de quase todas as pesquisas estruturais do IBGE, inclusive o Censo Demográfico, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), a Pesquisa de Orçamentos Familiares (POF), a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS) e as pesquisas econômicas anuais.

A primeira versão do SIDRA na web foi lançada em 1997 e o último formato era adotado desde 2001. Em 2016, o sistema recebeu 927 mil visitas até o final de novembro.

O novo sistema tem um acervo de 5.200 tabelas provenientes de 55 pesquisas (conjunturais, estruturais e Censos, entre ativas e extintas), com 850 bilhões de valores disponíveis para consulta. Os dados podem ser cruzados em até seis níveis (como situação, sexo, idade e escolaridade) para os períodos (séries temporais) e recortes territoriais (como estados, municípios e bairros) disponíveis para cada pesquisa.

SIDRA – IBGE – PNADct

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s