Tutorial do Gapminder (elaborado por Gabriela Rocha)

 

Apresento abaixo um tutorial do Gapminder World Guide: Visite o Site, Baixe e Use o Programa, elaborado por Gabriela Rocha, minha aluna e promissora economista da nova geração formada no IE-UNICAMP.

“Foram muitas as ferramentas com as quais tivemos contato durante o curso de Métodos de Análise Econômica 2016, todas muito úteis, que acrescentaram muito à nossa formação pessoal e profissional. No entanto, uma das mais impressionantes, sem sombra de dúvida, foi o website chamado Gapminder e todas as possibilidades nele contidas!

A seguir será feito um tutorial sobre algumas das ferramentas, que tivemos contato durante o 2o. semestre de 2016, disponíveis em: https://www.gapminder.org/.

  • “GAPMINDER WORLD”:

Quando clicamos, na página inicial, em “try our new tools”, ou por meio do caminho gapminder.org/tools, passamos a ter um mundo de possibilidades nas mãos: o chamado “bubble chart” é uma grande compilação de dados sobre todos os países do mundo que os disponibilizam, no qual podemos encontrar inúmeras informações sobre os mais variados indicadores, não só dos anos mais recentes, mas desde quando foram iniciadas as coletas.

Os gráficos, então, possuem características dinâmicas, pois variam ao longo da série temporal, e podem ser representados em diversos formatos, como serão, a seguir, demonstrados:

BUBBLE CHART: Este formato de gráfico é o que apresenta mais opções de informações e possui o efeito de demonstrar as tendências históricas dos indicadores.

O “gráfico de bolhas” organiza-se da seguinte forma: cada círculo representa um país e o seu diâmetro reflete o tamanho da sua população. Cada continente (com exceção da Ásia e da Oceania, que estão juntas) é representado por uma cor. O posicionamento dos círculos reflete as situações em que os países se encontram, tanto no indicador representado pelo eixo vertical y, quanto pelo eixo horizontal x.

gapminder-1

Para que possamos selecionar outros indicadores, devemos apenar clicar em cima dos nomes dos indicadores, conforme apontam, na figura acima, as flechas vermelhas de número 1. Quando isso é feito, abre-se um quadro com as outras opções de indicadores existentes, conforme o demonstrado a seguir:

gapminder-2

São inúmeros os indicadores disponíveis, abrangendo os mais diversos assuntos. Eles podem ser alterados tanto no eixo y, quanto no eixo x, o que permite a criação de gráficos em diferentes perspectivas.

a flecha vermelha de número 2 da figura 1 aponta para o botão de “play”, o qual possibilita a análise das trajetórias dos dados ao decorrer do tempo. Isso possibilita uma visualização dinâmica dos diferentes países que pode ser bastante interessante para a avaliação de tendências.

Além disso, ao selecionarmos um ou mais países, conforme o demonstrado pela flecha 3, também na figura um, fazemos com que apenas os círculos que correspondam aos países escolhidos apareçam com cor mais forte. Se fizermos essa seleção e, então, apertarmos o botão play (flecha 2), o programa demonstra o seguinte efeito:

gapminder-3

Por exemplo, trajetória de círculos verdes representa a situação do “número de bebês por mulher x PIB per capita” no Brasil ao longo da história (de 1800 a 2015) e a trajetória de círculos vermelhos o mesmo, porém para a Austrália.

Já a flecha vermelha de número 4 abre-nos a possibilidade para mudarmos o significado do diâmetro dos círculos que representam os países. Novamente, as mais diversas possibilidades estão disponíveis, conforme o representado na figura abaixo.

gapminder-4

Se clicarmos em “World Regions”, conforme aponta a flecha vermelha de número 5, também é possível que separemos as cores dos países não só de acordo com a região em que estão localizados, mas com o nível de renda, a religião predominante, os blocos políticos de que participam, etc.

gapminder-5

Ao descermos um pouco a aba, estão em evidência duas outras 2 opções de gráficos disponíveis, as quais exploraremos a seguir.

gaminder-10

MOUNTAIN CHART:

O “Mountain Chart” apresenta um recurso interessante para comparações entre as diferentes regiões do mundo de forma sobreposta. Tal como ocorria no “Bubble Chart”, é possível não apenas agregar as regiões, bem como os países de níveis de renda semelhantes, que participam dos mesmos blocos econômicos, que possuem as mesmas religiões, etc.

O recurso a ser utilizado para que isso seja realizado localiza-se, também, onde aponta a flecha verde, na imagem abaixo. O único indicador disponível para esse gráfico é o número de pessoas por nível de renda (no eixo y) e a quantidade de dólares por dia dessas pessoas (no eixo x), conforme expressa a seguinte figura:

gapminder-6

Cada linha que corta “a montanha” (como a linha que está sendo apontada pela flecha azul acima) representa um país e o retângulo acima evidencia a linha referente à pobreza extrema. A flecha vermelha aponta o botão play que, assim como no caso do “Bubble Chart”, possibilita uma análise temporal, permitindo uma visão dinâmica do acesso à renda da população mundial.

A imagem a seguir, por exemplo, mostra como era a distribuição da pobreza mundial em 1940:

gapminder-7

BUBBLE MAP:

A última ferramenta gráfica do site a ser apresentada é o “Bubble Map”, possível de ser encontrado ao lado do “Mountain Chart” (como apresentado em SEE ALSO).

Este gráfico está representado em formato de um mapa-mundi, no qual todos os países possuem círculos que têm diâmetros em proporções equivalentes às informações demandadas. Novamente, as cores dos círculos podem ter significados diversos, conforme o escolhido pela ferramenta “color”, na diagonal superior direita do gráfico (conforme aponta a flecha laranja abaixo). Em “size”, conforme demonstra o retângulo vermelho a seguir, podem-se escolher informações variadas sobre os países, que darão origem a círculos proporcionais aos indicadores localizados nos países de origem.

gapminder-8

Essas ferramentas também estão disponíveis para serem utilizadas off-line, caso seja feito o download. Tal opção pode ser encontrada, a partir da página inicial (gapminder.org), no seguinte caminho:

gapminder-9

A forma de utilização da ferramenta off-line é a mesma da versão online. Também estão disponíveis para download diversas apresentações, PDF’s e guias, para aqueles que tiverem interesse em entrar em contato com as análises dos idealizadores do site.

Além dos downloads, são oferecidos vídeos (com diferentes perfis, enfoques e durações) sobre diversas estatísticas mundiais, muito interessantes para aqueles que têm curiosidade para aprender mais sobre o mundo. Os vídeos estão disponíveis na aba acessada a partir do local evidenciado pelo retângulo azul na imagem acima.

Além de todas as ferramentas apresentadas pelo site, o mais incrível são as possibilidades analíticas que são abertas com a enorme disponibilidade de dados, os quais têm sido cada vez mais aprimorados e atualizados, e as múltiplas chances de realizações de comparação entre os países, tanto em uma perspectiva estática, quanto de forma dinâmica.

Todos os alunos do curso Métodos de Análise Econômica 2016 do IE-UNICAMP se mostraram bastante interessados e impressionados com os recursos dessa plataforma. Provavelmente, utilizar-se-ão dela sempre que possível, tanto para fins acadêmicos quanto para finalidades profissionais, propiciando a todos ampliarem suas visões de mundo.

Visite o site, veja vídeos, baixe e use o programahttp://www.gapminder.org/

Lista de Indicadores da Gapminder — baixe dados internacionais: http://www.gapminder.org/data/

2 thoughts on “Tutorial do Gapminder (elaborado por Gabriela Rocha)

  1. Muito obrigada, professor, não só pelos conhecimentos preciosos fornecidos em sala de aula, mas também pela chance dada de participarmos dessa grande “corrente de conhecimento” que é o seu blog! Parabéns pelo trabalho inspirador! =)

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s