Blog Cidadania & Cultura: Sete Anos de Vida

acesso-ao-blog-ate-2017-01-25-as-10-15-51

Quando a gente se torna idoso, em defesa própria, esquece a data de aniversário! 🙂

Foi o caso deste modesto blog pessoal. O coitado fez aniversário no dia 22 de janeiro e eu nem me toquei. Ficou sem bolo, presente e “parabéns para você”…

Descobri isto hoje (três dias após) ao receber a seguinte mensagem do Informe JRRA (José Roberto R. Afonso), que presta um excelente “serviço de utilidade pública” aos economistas: distribui textos da ortodoxia, especialmente, sobre Finanças Públicas, Federalismo e Macroeconomia.

“1.500 edições deste informativo só foram possíveis graças aos amigos destinatários (hoje mais de 12 mil) e aos que consultam nosso blog (desde junho de 2010, o portal acumula 198 mil acessos e 117 mil usuários). Voltado especialmente para debater as finanças públicas, o federalismo e a macroeconomia, é um espaço democrático e independente e que não recebe nenhum financiamento, nem público e nem privado. Contamos com o suporte: na alimentação das dicas da economista Márcia Monteiro, no design de Gustavo Mattos e na manutenção de Arnaldo Fragozo.”

Esta mensagem foi útil para mim. Pude comparar o número de acessos do meu blog, embora com foco em Economia, mais diversificado em temas de Cidadania & Cultura, com os acessos a um site especializado com suporte profissional e distribuição por lista de e-mails. Eu não costumo frequentar outros blogs, por motivo de carência de tempo (e interesse), assim não sei o que se passa com a rede social com esse foco.

Mas agradeço muito as 5.484.805 visualizações e 8.092 comentários, recebidos nestes sete anos de vida por este modesto blog Cidadania & Cultura. Dá uma média anual de 784.000 visualizações ou 2.200 por dia.

Como se pode constatar na tabela acima, essa média estava crescente, embora tenha declinado no ano passado. Talvez tenha sido porque, além de ter sido um triste ano de mais um golpe de Estado, com acirramento dos discursos de ódio e intolerância, o que afasta quem quer paz, eu mudei um pouco de foco ou prioridade. Diminui o compartilhamento de notícias sobre conjuntura e elevei o número de resenhas de livros. Aprendo mais com essas leituras e resumos.

Para um público-alvo com formação universitária — tanto que os acessos caem em período de férias escolares –, esses números muito superiores ao que eu esperava quando o iniciei. Agradeço o prestígio.

Em respeito aos meus 1.650 seguidores — e em resposta ao permanente desafio de diminuir minha ignorância –, continuo estudando e compartilhando com todos o que aprendo. Mesmo após sete anos de trabalho individual, voluntário e gratuito!

4 thoughts on “Blog Cidadania & Cultura: Sete Anos de Vida

  1. Parabéns pelo trabalho professor, tenho acompanhado o blog nos últimos 5 anos, foi uma fonte recorrente de pesquisa para trabalhos da faculdade, e ainda é fonte de inspiração, principalmente as sugestões de leituras e resenhas! Tenho o livro Economia em 10 Lições na cabeceira da minha cama, e Brasil dos Bancos comprei em um sebo e pra grata surpresa tinha uma dedicatória sua, não foi pra mim, mas considero que foi sim, afinal eu que sou o proprietário dele agora!

    Grande abs,

    Natan Damasceno

Deixe uma Resposta

