22 Anos de Economia Brasileira (1994-2016)

O Diretor do CGEE – Centro de Gestão e Estudos Estratégicos, Gerson Gomes,  em trabalho do Centro de Altos Estudos do Século XXI, enviou-nos a nova edição dos Vinte Anos de Economia Brasileira (1994-2016) – abril 2017 (clique para download), que somam 22 anos (1994-2016) ao incorporar os dados de 2016. Lamentavelmente, devido à descontinuidades ou atraso na publicação de algumas séries, especialmente na área social e a mudanças metodológicas que limitam a comparação interanual dos dados não foi possível atualizar todos os gráficos e indicadores utilizados. Na medida do possível tentará corrigir essa falha em próximas edições.

Sua intenção ao realizar esse trabalho é disponibilizar, em um único documento, dados de diversas fontes oficiais e de estudos de domínio público que possam contribuir à análise objetiva das restrições e desafios enfrentados pela economia brasileira e ajudar na construção de alternativas e políticas para seu equacionamento e superação.

Nesta nova edição dos “20 Anos de Economia Brasileira”, incorporando os dados relativos a 2016, é visível o impacto da crise política, desencadeada a partir da eleição presidencial de 2014, sobre o desempenho da economia em 2015, paralisando o Governo e aprofundando os vetores de desaceleração que já vinham se manifestando, particularmente na esfera do investimento.

O crescimento inexpressivo registrado em 2014 se transmuta, assim, em profunda depressão econômica no biênio 2015/2016, encerrando o ciclo de crescimento e mobilidade social, iniciado em 2004, e colocando o País em instabilidade política e institucional .

One thought on “22 Anos de Economia Brasileira (1994-2016)

  1. Interessante observar o movimento da Índia nesta pesquisa…um país que o brasileiro, em sua maioria, só sabe informações do tipo:

    – O trânsito tem elefantes;
    – É a pátria-mãe de Madre Teresa de Calcutá;
    – É a terra onde foi filmado “Quem quer ser um milionário”.

    Além disso, com destaque para China, Indonésia e Cingapura, a porção oriental do mundo, em contrapartida ao lado ocidental, vem vivendo anos de crescimento e desenvolvimento econômico.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s